Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dispositivos na mesma rede não aparece


juinst

Posts recomendados

Bom dia a todos, Estou tendo um problema muito estranho na minha rede e não sei como resolver e nem porque está acontecendo. 

Em meu notebook tenho acesso a internet via wifi e via cabo ethernet. Para isso, o notebook tem dois mac´s e dois ip´s para cada conexão.

o que está acontecendo é que quando conecto na rede via wifi, todos meu dispositivos (computadores) aparecem na rede. Já quando conecto 

via cabo ethernet, alguns dispositivos (computadores) não aparecem na rede. Nao consigo entender o que esta acontecendo. Poderiam ajudar?

conectado porta ethernet.jpg

conectado porta wifi.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Ciro, preciso acessar os dispositivos pela rede. Por exemplo, acessar a pagina do NAS usando o noetbook, mas não consigo porque não aparece na rede. Na verdade, lendo alguns assuntos, acho que descobri o problema. Comprei um switch novo para colocar em casa, porque o antigo queimou. Como não sabia sobre o assunto, peguei o switch da tp-link TL-SF1008D. Parece que este modelo é com VLAN fixa. Os dispositivos não se comunicam entre si. Mandei um e-mail pra tp-link pra confirmar a suspeita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Ciro, todos os dispositivos na rede estão no mesmo grupo de trabalho e conforme mudo a posição dos cabos no switch os dispositivos aparecem ou não. Veja a situação que notei:

Segue abaixo a configuração dos cabos no switch e o que ocorre:

 

     porta 1 - cabo vindo do roteador ( internet)

     porta 2 - cabo vindo do raspberry

     porta 3 - cabo vindo do desktop 1(NAS)

     porta 4 - cabo vindo do desktop  2

     porta 8 - cabo indo do notebook

     - Com o cabo de rede conectado ao notebook, faço uma busca na rede para localizar os dispositivos e não aparece conectado. Ao verificar pela pagina de configuração do modem, da para ver que os dispositivos estão na rede. Também desse modo, tem acesso a internet. O problema é que preciso acessar os outros dispositivos pelo notebook ( NAS e raspberry via ssh), e não consigo, pois não aparecem.

 

    porta 1 - cabo indo do notebook

    porta 2 - cabo vindo do raspberry

    porta 3 - cabo vindo do desktop 1(NAS)

    porta 4 - cabo vindo do desktop  2

    porta 8 - cabo vindo do roteador ( internet)

 - Com o cabo de rede conectado ao notebook, faço uma busca na rede para localizar os dispositivos e todos aparecem  conectado. Desse modo consegue acessar todos os dispositivos, mas somente o notebook, que esta conectado na porta 1 tem acesso a internet.

 

Também veja o que encontrei escrito na caixa do switch 

pelo que andei lendo, esse switch é para provedores de internet

20180218_204431.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teste qual será o comportamento em:

 

Porta 1 - Roteador.

Porta 2 - Raspberry.

Porta 3 - NAS.

Porta 4 - Desktop  2.

Porta 5 - Notebook.

 

Abandone a porta 8 no momento.

 

O fato de ser VLAN fixa significa que ele usa uma única VLAN para toda a rede, ou seja, não há a possibilidade de segmentação que seria possível em um modelo gerenciável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou fazer este teste, mas não sei o que pode mudar do teste que ja fiz(trocando a porta 8 pela 5). Acho que não vai aparecer os dispositivos na rede. Encontrei esta descrição de vlam fixa do switch da intelbras:

 

Segmentação da rede

Sua função VLAN fixa permite a segmentação da rede por VLANs, o que impede que um computador conectado ao switch acesse outro, já que as portas são tratadas como redes independentes. Isso garante mais segurança e privacidade aos usuários conectados.

image.png.db1f4a545cc0be53fb20d3de26fb09ba.png

 

e mais essa explicação no site https://social.technet.microsoft.com/Forums/pt-BR/6ecbda98-25cf-4f17-9dd3-c15f6d29da7a/o-que-uma-vlan-?forum=winvistapt

 

VLAN...é quando você segmenta um sw (Switch) cria varias redes utilizando o mesmo equipamento.

 

tipo...

imagine você tem apenas um switch...

ai você utiliza as portas 1,2,3 do switch para a rede 10.0.0.0, as portas 4,5,6  para a rede 192.168.0.0, as portas 7,8,9...24 para a rede 172.20.0.0.

 

então, você segmenta as portas do seu switch e pode configurar varias redes distintas. Para comunicar entre elas você precisara de um segundo equipamento para fazer o roteamento entre elas.

 

Parece que esses switch´s são usados para provedores, ou quando se deseja criar varias redes. Para uso domestico, não sei se seria Valido. 

 

Vou testar e posto aqui o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

 

Segmentação da rede

Sua função VLAN fixa permite a segmentação da rede por VLANs, o que impede que um computador conectado ao switch acesse outro, já que as portas são tratadas como redes independentes. Isso garante mais segurança e privacidade aos usuários conectados.

 

e mais essa explicação no site https://social.technet.microsoft.com/Forums/pt-BR/6ecbda98-25cf-4f17-9dd3-c15f6d29da7a/o-que-uma-vlan-?forum=winvistapt

 

VLAN...é quando você segmenta um sw (Switch) cria varias redes utilizando o mesmo equipamento.

 

tipo...

imagine você tem apenas um switch...

ai você utiliza as portas 1,2,3 do switch para a rede 10.0.0.0, as portas 4,5,6  para a rede 192.168.0.0, as portas 7,8,9...24 para a rede 172.20.0.0.

 

então, você segmenta as portas do seu switch e pode configurar varias redes distintas. Para comunicar entre elas você precisara de um segundo equipamento para fazer o roteamento entre elas.

 

Parece que esses switch´s são usados para provedores, ou quando se deseja criar varias redes. Para uso domestico, não sei se seria Valido. 

 

Vou testar e posto aqui o resultado.

 

 

Eu conheço e entendo o conceito de VLAN, só não entendi este conceito dado pela Intelbras, afinal um switch não gerenciável não haverá nenhuma outra configuração. E o encaminhamento correto dos pacotes se dará pelo MAC Address de cada host conectado (característica física do próprio switch).

 

Com relação ao teste, a porta 8 geralmente é tratada como porta de uplink (que poderia conectar outro switch), por isso a opção de troca por outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Ciro, fiz o teste e como eu imaginava, mesma coisa. Todos dispositivos que estão conectados no switch não aparecem na rede. Uso um raspberry para ver filmes. O raspberry pega os filmes que estão no NAS. Com esse switch, o raspberry nao encontra o NAS na rede. Quando coloco o switch antigo, funciona normalmente. Parece realmente que este não é um switch para uso domestico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!