Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, tenho um gabinete aerocool x-warrior red devil (igual o da imagem). Atualmente ele conta com um FAN exaustor na parte traseira (1500rpm) e 2 puxando ar na frente (1500 rpm e 1200rpm). Comprei recentemente uma gtx 1060 e um ryzen 5 1400 (cooler Hyper TX3 da cooler master) que pretendo fazer OC com uma GA-AB350M-DS2.

Pensei em colocar 1 ou 2 FANs na lateral do gabinete para ajudar. Mas eu não pretendo usar os FANs puxando o ar pois puxaria MUITO pó pra dentro do gabinete. (eu já uso um filtro "meia-calça preta " na lateral justamente pra evitar isso :D) . Será que compensa usar um FAN como exautstão la lateral? O que vocês acham?

image.thumb.png.ab12c218ddeb2b10b062def34060f580.png

Postado
3 minutos atrás, Gaud disse:

Pessoal, tenho um gabinete aerocool x-warrior red devil (igual o da imagem). Atualmente ele conta com um FAN exaustor na parte traseira (1500rpm) e 2 puxando ar na frente (1500 rpm e 1200rpm). Comprei recentemente uma gtx 1060 e um ryzen 5 1400 (cooler Hyper TX3 da cooler master) que pretendo fazer OC com uma GA-AB350M-DS2.

Pensei em colocar 1 ou 2 FANs na lateral do gabinete para ajudar. Mas eu não pretendo usar os FANs puxando o ar pois puxaria MUITO pó pra dentro do gabinete. (eu já uso um filtro "meia-calça preta " na lateral justamente pra evitar isso :D) . Será que compensa usar um FAN como exautstão la lateral? O que vocês acham?

image.thumb.png.ab12c218ddeb2b10b062def34060f580.png

@Gaud Os testes que eu fiz aqui  uma vez com fans laterais não deram muita diferença com eles como ventilador ou exaustor. Mas não gosto muito da ideia de tê-lo como exaustor lateral, porque dá a impressão de que "quebra" o fluxo de ar interno (ar quente sobe, ar frio chega por baixo).

Postado
24 minutos atrás, Mallman420 disse:

Critique quem quiser, apos adicionar coolers laterais tanto puxando como soprando, obtive 3 a 5 graus a mais na temp tanto da vga como na cpu

Nossa, conseguiu MUITA diferença mesmo! Com um mero fan. Você precisou usar quantos fan @Mallman420. Você ja tinha fans puxando e tirando ar?

25 minutos atrás, addamuss disse:

@Gaud Os testes que eu fiz aqui  uma vez com fans laterais não deram muita diferença com eles como ventilador ou exaustor. Mas não gosto muito da ideia de tê-lo como exaustor lateral, porque dá a impressão de que "quebra" o fluxo de ar interno (ar quente sobe, ar frio chega por baixo).

Nem me fala. Mas o pó também que eles jogaria pra dentro seria absurdo :tw_bawling:

adicionado 0 minutos depois
1 minuto atrás, Telmo Chaise disse:

Olá.

O ideal é como mostra a figura anexa.

Phantom_410.jpg

Só se eu fizesse um filtro muito bom pro cooler lateral. Tem ideia?

Postado

Eu obtive essas temperaturas a mais hehehehe, sim tenho um fan na parte da frente trabalhando como ventilador e um traseiro como exaustor, essa foi a melhor config ( para meu gabinete e config ) em jogo minha cpu fica em torno de 50~55 graus e vga de 55~65 dependendo do game

Postado

Eu ando muito reticente com esta questão de cooler e refrigeração de gabinete.

Assisti muitos (muitos mesmo!) vídeos no Youtube, li muita coisa em diversos fóruns e, usando meu conhecimento básico física, cheguei a conclusão de que nada disso é tão importante.

Atualmente, com periféricos mais eficientes, a geração de calor tende a diminuir...

Nos "antigamentes" da vida, com maior geração de calor, coolers sem qualidade e gabinetes bem apertados, até poderia ser notado algum problema...mas atualmente, não vejo isso.

Os pontos críticos já estão com cooler dedicado (processador e GPU)...ou seja, o aquecimento do ar por radiação já estão bem controlado.

A questão do ar quente subir e outras mais, são observadas na atmosfera e geram os fenômenos climáticos...agora, dentro de um gabinete, a situação não é assim e, particularmente, não acredito que chegue a comprometer alguma coisa.

Caso contrário, o gabinete aberto seria a melhor (e mais lógica!) solução de todas.

O ar quente seria trocado constantemente com o ar ambiente...pura questão de física.

Vemos alterações em locais com temperaturas acentuadas. Nordeste e norte tem usuários relatando problemas com temperatura, mas é preciso analisar cada caso, afinal, pelo lado contrário, um morador do Alaska nem precisaria de cooler no processador. 

Resumindo toda essa divagação...

Não gaste muita grana com cooler. Coloque o básico e de boa qualidade.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...