Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Após muitas "quebradas de mão", minha paciência com o Windows se esgotou e vou substituí-lo definitivamente pelo Ubuntu.

Inicialmente gostaria de usar o sistema de dual boot, porque tenho muitos arquivos importantes no windows e preciso de certo tempo para organizá-los em nuvens antes de formatar.

Por hora gostaria de desfrutar de eficiência e velocidade.

No entanto surgiram algumas dúvidas:

- Acredito que o meu Windows esteja com vários vírus, pois está absurdamente lento. Se eu instalar o dual com o ubuntu, o desempenho do SO pode ser prejudicado pelo windows?

- Além de ter mais espaço no HD livre, qual é a vantagem em ter como boot unico o Ubuntu em vez de dual boot com windows?

- tem algum modo de passar todos os arquivos do windows pro Ubuntu com dual boot?

Postado
1 hora atrás, Felipe Camilo disse:

Após muitas "quebradas de mão", minha paciência com o Windows se esgotou e vou substituí-lo definitivamente pelo Ubuntu.

Melhor escolher outra distro !!

Inicialmente gostaria de usar o sistema de dual boot, porque tenho muitos arquivos importantes no windows e preciso de certo tempo para organizá-los em nuvens antes de formatar.

Quais tipos de arquivos especificamente ?

Acredito que o meu Windows esteja com vários vírus, pois está absurdamente lento. Se eu instalar o dual com o ubuntu, o desempenho do SO pode ser prejudicado pelo windows?

Não... Um sistema não interfere no outro.

Além de ter mais espaço no HD livre, qual é a vantagem em ter como boot unico o Ubuntu em vez de dual boot com windows?

Irás ter apenas um sistema para gerenciar.... mas atualmente não está tendo muita diferença do Ubuntu em relação ao Windows em termos de falhas/erros.

2 horas atrás, Felipe Camilo disse:

tem algum modo de passar todos os arquivos do windows pro Ubuntu com dual boot?

Sim., pois o Linux consegue acesso às partições Ntfs

Postado
4 horas atrás, Black Fox disse:

Melhor escolher outra distro !!

Quais tipos de arquivos especificamente ?

Não... Um sistema não interfere no outro.

Irás ter apenas um sistema para gerenciar.... mas atualmente não está tendo muita diferença do Ubuntu em relação ao Windows em termos de falhas/erros.

Sim., pois o Linux consegue acesso às partições Ntfs

Qual distro me recomenda em termos de segurança e desempenho? São fáceis de usar ?

Os vírus não estão no HD? Só o fato de estar em outra repartição deixa não vulnerável?

Postado

Para quem vai começar a se aventurar no Linux:

Linux Mint Xfce  ou Elementary Os 

15 minutos atrás, Felipe Camilo disse:

Os vírus não estão no HD? Só o fato de estar em outra repartição deixa não vulnerável?

Os vírus, caso estejam presentes na partição do Windows só afetará o Windows....

se for usar só Linux terás que formatar o disco(hd) e nesse caso os malwares já seriam eliminados., já se resolver por dual boot... não esqueça de providenciar a remoção dos malwares....:atirador:

Postado

Se você está começando, pega ubuntu sim. Ou mint. O ubuntu é um sistema bem sem graça, mas pra iniciantes é simples de usar e tem uma comunidade muito grande para ajudar com eventuais dúvidas e problemas.

suas dúvidas:

- "Acredito que o meu Windows esteja com vários vírus, pois está absurdamente lento. Se eu instalar o dual com o ubuntu, o desempenho do SO pode ser prejudicado pelo windows?"

Não prejudica. você vai entrar em um sistema OU em outro, eles não conversam em termos de funcionamento. Agora, depois de instalar (ou até antes como sugere o Henrique), sugiro você tentar resolver esses vírus e malwares. Tem vários antivírus online, ou que você pode instalar num pendrive, e passar na máquina. Se é que são vírus e malwares, pois o windows tem muita coisa que enlerdeia, dá uma boa olhada nos programas que iniciam junto com o windows, se não tem algum update do próprio windows engasgado no download ou na tentativa de instalação, etc.

- "Além de ter mais espaço no HD livre, qual é a vantagem em ter como boot unico o Ubuntu em vez de dual boot com windows?"

Não tem vantagem nem desvantagem: se você usa windows pra algumas coisas, melhor manter. Eu aqui em casa tenho os dois, mas cada um num hd diferente (é bem verdade que o windows eu só acesso a cada três ou quatro meses, mas enfim...).

- "tem algum modo de passar todos os arquivos do windows pro Ubuntu com dual boot?"

Tem. O Ubuntu lê as partições do windows como se fosse qualquer pasta. Mas tem um detalhe se você está com o windows 10: você precisa ir no windows e desativar inicialização rápida (vá em "Opções de energia" e entre em "Escolher a função do botão de energia". Clique em "Alterar configurações não disponíveis no momento" e desative). Do que eu entendi, essa inicialização rápida deixa o HD num estado de semihibernação e aí você não consegue acessar o HD nem com Linux nem com outro windows.

Aí, de novo: se você for passar seus arquivos pro linux, antes passe um antivírus. Os vírus de windows em geral não pegam em linux, mas nada impede que você espalhe esse vírus pra outros sistemas, ao enviar por e-mail ou carregar num pendrive algo que esteja com vírus e ferre o computador que está "recebendo" seu e-mail ou arquivo de pendrive.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...