Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Fernando Rodrigues Dutra

Visibilidade das conexões por parte da operadora

Recommended Posts

Bom dia, estou com a seguinte duvida:

A que nível a prestadora de serviço, que me fornece a internet por fibra, tem acesso as informações da minha rede?
Eles podem, por exemplo, identificar quantas conexões estão ativas num determinado momento, dentro da minha rede?
Caso eles possam obter estas informações, existe alguma forma de limitar esse acesso? 

Pensei no seguinte, talvez eles possam conseguir acessar o roteador, instalado por eles, cujo o acesso é bloqueado (para mudar a senha do wifi eu tenho que solicitar para que eles alterem) e ter acesso a informações sobre as conexões feitas neste roteador.
Caso eu inclua um segundo roteador na rede, e concentrar nele todas as outras conexões, o provedor não tem como enxergar alem do roteador deles, correto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O provedor tem acesso total aos pacotes IP, logo enxerga tudo que é transmitido ou recebido, exceto se usar conexão VPN e sites https e outros com criptografia (e depende da complexidade da criptografia também). Neste caso apenas os endereços de origem e destino serão identificados. Usar um segundo roteador dificulta o acesso, mas as informações que transitam na rede local não são criptografadas, logo a informação que passa na porta RJ pode ser bisbilhotada sim. Só em um computador isolado de qualquer rede existe segurança quanto a isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em questão dos dados que estão trafegando, não é problema. 

A duvida é sobre se eles tem capacidade de identificar que existem X dispositivos conectadas na minha rede. Se todos os dispositivos forem conectados no roteador deles, sei que essa informação está lá. Com um segundo roteador, acredito que eles vão identificar que existe esse dispositivo conectado, mas não poderão enxergar quantos dispositivos estão conectados no segundo roteador. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, fica mais difícil, mas não tem como saber se o hardware dos roteadores não tem algum bug. Também não significa que o provedor vá fazer isso. Mas a rede local tem segurança baixa e tendo acesso físico nada é seguro.

  • Obrigado 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×