Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
gambiarro

Sobre a necessidade de filtros de linha e soluções de aterramento

Recommended Posts

Saudações,

 

Senhores, resido em um antigo edifício com rede monofásica e sem aterramento, mesmo em meu chuveiro. Antes de preocupar-me comigo, preocupo-me com uma recente aquisição: um computador relativamente caro. Pensei, em minha ignorância, que bastaria comprar um destes filtros de linha com varistor e fusível para protegê-lo de eventuais sobretensões. Todavia, li neste sítio que tais equipamentos são inúteis sem um terra. Daí, questiono: Existe possibilidade de realizar um aterramento em minha residência que não envolva o resto do condomínio, como, por exemplo, solicitar uma instalação bifásica e "aterrar no neutro", ou algo do tipo? Isto é, solicitar que um profissional realize tal feito. Caso negativo, qual é a real necessidade destes filtros de linha? Excluindo-se casos de surto, oferecem alguma proteção? Por fim, o fusível contido nos mesmos não faz seu trabalho sem aterramento?

 

Creio ser digno de nota a tensão em minha residência ser 110V e minha posse de um transformador 110-220 de 2000W, portanto mais do que suficiente para o computador, que é bivolt, caso seja de alguma utilidade haver um transformador entre a máquina e a rede, no que tange a proteção daquela.

Editado por gambiarro
Acréscimo de informação

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×