Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Visual Basic Exercicios Pseudocódigo - VisualG Basic


Posts recomendados

Boa tarde Pessoal,

 

estou com dois exercícios de uma lista grande da faculdade que não consigo resolver de jeito nenhum...Ao meu ver são fáceis porém não conheço os comandos necessários ou então não estou interpretando bem Rs...

 

segue  os dois abaixo

 

a) O texto abaixo foi retirado da LEI Nº 13.296, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2008, que diz sobre a alíquota do IPVA no estado de SP:
Artigo 9º - A alíquota do imposto, aplicada sobre a base de cálculo atribuída ao veículo, será de:
I - 1,5% (um inteiro e cinqüenta centésimos por cento) para veículos de carga, tipo caminhão;
II - 2% (dois por cento) para:
a) ônibus e microônibus;
B) caminhonetes cabine simples;
c) motocicletas, ciclomotores, motonetas, triciclos e quadriciclos;
d) máquinas de terraplenagem, empilhadeiras, guindastes, locomotivas, tratores e similares;
III - 3% (três por cento) para veículos que utilizarem motor especificado para funcionar, exclusivamente, com os seguintes combustíveis: álcool, gás natural veicular ou eletricidade, ainda que combinados entre si;
IV - 4% (quatro por cento) para qualquer veículo automotor não incluído nos incisos I a III deste artigo.
Outra informação importante nesta Lei é que no estado de SP os veículos que foram fabricados a mais de 20 anos são isentos de IPVA. Diante dessas informações, faça o algoritmo que colete a base de cálculo atribuída ao veículo, qual a classificação (valor inteiro de 1 a 4 referente as quatro classificações acima mencionadas) e qual a idade de fabricação do veículo em anos, após isso, informe como saída o valor a ser pago do IPVA no estado de SP ou “isento”.

 

2- No despachante Universitário, os clientes sempre esquecem ou confundem o mês de pagamento do IPVA de seu veículo, porque o pagamento varia de acordo com o último dígito da placa. Com isso, para ajudar os clientes faça o algoritmo que colete os 4 dígitos da placa de um veículo (não poderá separar os dígitos) e informe em qual mês vencerá o IPVA de acordo com a tabela abaixo:
Final 1
Janeiro
Final 6
Junho
Final 2
Fevereiro
Final 7
Julho
Final 3
Março
Final 8
Agosto
Final 4
Abril
Final 9
Setembro
Final 5
Maio
Final 0
Outubro

 

Se puderem resolver pra mim ou então me dar umas dicas agradeço

 

Muito Obrigado!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yan Oliveira      nesse exercício dois você pode colocar um vetor chamado mes com dez posições do tipo caracter para armazenar os nomes dos meses, e uma variável para o número da placa e outra para o último digito da placa, também do tipo caracter e no inicio coloque o nome de cada mês no vetor assim usando vetores será mais fácil .

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 15/03/2018 às 23:25, devair1010 disse:

@Yan Oliveira      nesse exercício dois você pode colocar um vetor chamado mes com dez posições do tipo caracter para armazenar os nomes dos meses, e uma variável para o número da placa e outra para o último digito da placa, também do tipo caracter e no inicio coloque o nome de cada mês no vetor assim usando vetores será mais fácil .

 

@devair1010 Ele também pode colocar um vetor matricial aonde ele já define essa informações como padrão e conforme ele fizer a leitura do mês ele compara no loop e trás a informação correta... acredito que diminuiria bem mais o tamanho do código..

Não me recordo se no  VisualG exista essas funções de leitura mais se existir melhor ainda :D

 

@Yan Oliveira

E quanto ao primeiro teria que ver o que será passado de parâmetro nessas verificações... se terá um valor pra vincular a taxa que será informado pelo usuário,  se será passado pelo usuário o tipo de veiculo e como será passado (Acredito eu que será passado de forma inteira utilizando entre 1 e 4)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!