Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei uma placa-mãe SUPoX com chipset Intel H61 mas não consigo instalar nenhum sistema operacional por pendrive bootavel (utilizei a ferramenta Rufus 2.1).

Na bios o setup reconhece todos os componentes corretamente. São dois pentes de memória RAM de 4GB cada 1333mhz Kingston, um processador i3 2100, HD SATA 1TB Kingston, e um Leitor/Gravador de CD/DVD. Posso ver as informações da RAM normalmente.

Consigo instalar por DVD normalmente e sem erro nenhum. O sistema fica totalmente funcional. Tanto Linux Ubuntu quanto Windows.

Tentei pelo pendrive também Windows e Linux Ubuntu mas não funciona.

Com Windows 10 ele da boot e inicia o carregamento. Mais tarde a tela azul aparece e afirma "Ocorreu um problema e seu PC precisa ser reinicializado.".

Com Windows 7 ele não da boot. Simplesmente reinicia, parecendo um loop.

Com o Linux Ubuntu aparece o menu de opções.

"Try ubuntu without installing"

"Install Ubuntu"

"OEM Install"

"Check disck....."

Quando seleciono qualquer opção a tela escurece e não acontece nada (cheguei a esperar aproximadamente 30min).

Mais informações que talvez sejam de utilidade:

• Tentei varias configurações no Rufus na hora da formatação do pendrive. GPT UEFI, MBR UEFI, BIOS. Nenhuma resolveu. Quando possivel formatava em FAT32.
  • O computador reconhece o pendrive.
  • O setup não apresenta opção de Secure Boot. Presumo como inexistente/desativado.
  • Alterei as configurações de CSM de varias formas. Inclusive fiz tentativas de instalação com CSM desativado.
  • Funcionava corretamente a instalação pelo pendrive com essas ISOs na minha placa-mãe antiga, uma ASUS P8H61M-LE-BR (de mesma chipset da minha atual). Ela queimou por isso troquei. Os outros componentes são exatamente os mesmos usados antes.
  • Gravei em DVD as mesmas ISOs e funcionaram corretamente.
  • Tentei algumas coisas também como trocar os cabos do HD SATA bem como suas posições.

Não tenho certeza se esse é o lugar certo para postar esse tipo de problema. Caso não seja, por favor, me avise ou me indique o lugar certo. Caso seja me avise também.

Alguém tem alguma ideia se o problema pode ser/é de configuração? Se for, o que eu posso fazer?

Postado
3 horas atrás, Douglas Pereira Luiz disse:

O setup não apresenta opção de Secure Boot. Presumo como inexistente/desativado.

Pensei ser Bios Legacy devido a afirmação acima....

Para Windows 10 e/ou Linux e com Bios/Uefi o disco(hd) tem que está com a tabela de partição em Gpt..

* tem Boot seguro., deve está em algum outro local nas configurações do Bios....

• Curtir 1
Postado

Será então que é Legacy (Não estou com o PC agora para ver)? Mas ele tem CSM que é pra fazer o UEFI ser compatível com Legacy pelo que pesquisei.

Não encontro em nenhum lugar a opção de Secure Boot.

Só se esta for a "aba" inteira de "security" onde só posso configurar a senha de administrador e usuario e mais nada.

Postado

No caso de se usar o Bios em modo legacy, o disco(hd) tem que está com a tabela de partição em Mbr.,  o que não é compatível para  a instalação do Windows 10.  Para Windows 10 o ideal é Bios Uefi/Boot seguro e disco com tabela de partição Gpt.

• Curtir 1
Postado

Na aba main diz o seguinte:

"Compilancy         UEFI 2.3; PI 1.2"2018-03-25-180055.jpg.20cfaedc9c1a93e9ad6744cc9941e6e9.jpg

Vou ver sobre o particionamento que ainda não vi se está em MBR ou GPT.

adicionado 18 minutos depois

5ab812af2a3c1_Semttulo.thumb.png.e7ddee9315a2f687ac9b255fec6c818c.png

Está desabilitado porque já esta em GPT, ou por que é o disco que estou usando?

adicionado 24 minutos depois

Está em MBR mesmo

5ab813f5a06f2_Semttuloa.thumb.png.a55975965fb6f003281cded2c4f396d3.png

Muito Obrigado.

Vou buscar como alterar para GPT e ver se da certo.

• Curtir 1
Postado

resumindo: MBR modo LEGACY (Windows 7, vista, XP). GPT modo UEFI (Windows 8, 8.1, 10). Logicamente isso não é via de regra, mas para tirar quaisquer problemas com o boot. 

Boa Sorte.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...