Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema de instalação de SOs com placa-mãe nova e pendrive bootável


Posts recomendados

Comprei uma placa-mãe SUPoX com chipset Intel H61 mas não consigo instalar nenhum sistema operacional por pendrive bootavel (utilizei a ferramenta Rufus 2.1).

 

Na bios o setup reconhece todos os componentes corretamente. São dois pentes de memória RAM de 4GB cada 1333mhz Kingston, um processador i3 2100, HD SATA 1TB Kingston, e um Leitor/Gravador de CD/DVD. Posso ver as informações da RAM normalmente.

 

Consigo instalar por DVD normalmente e sem erro nenhum. O sistema fica totalmente funcional. Tanto Linux Ubuntu quanto Windows.

 

Tentei pelo pendrive também Windows e Linux Ubuntu mas não funciona.

 

Com Windows 10 ele da boot e inicia o carregamento. Mais tarde a tela azul aparece e afirma "Ocorreu um problema e seu PC precisa ser reinicializado.".

 

Com Windows 7 ele não da boot. Simplesmente reinicia, parecendo um loop.

 

Com o Linux Ubuntu aparece o menu de opções.

"Try ubuntu without installing"

"Install Ubuntu"

"OEM Install"

"Check disck....."

 

Quando seleciono qualquer opção a tela escurece e não acontece nada (cheguei a esperar aproximadamente 30min).

 

Mais informações que talvez sejam de utilidade:

  • Tentei varias configurações no Rufus na hora da formatação do pendrive. GPT UEFI, MBR UEFI, BIOS. Nenhuma resolveu. Quando possivel formatava em FAT32.
  • O computador reconhece o pendrive.
  • O setup não apresenta opção de Secure Boot. Presumo como inexistente/desativado.
  • Alterei as configurações de CSM de varias formas. Inclusive fiz tentativas de instalação com CSM desativado.
  • Funcionava corretamente a instalação pelo pendrive com essas ISOs na minha placa-mãe antiga, uma ASUS P8H61M-LE-BR (de mesma chipset da minha atual). Ela queimou por isso troquei. Os outros componentes são exatamente os mesmos usados antes.
  • Gravei em DVD as mesmas ISOs e funcionaram corretamente.
  • Tentei algumas coisas também como trocar os cabos do HD SATA bem como suas posições.

 

Não tenho certeza se esse é o lugar certo para postar esse tipo de problema. Caso não seja, por favor, me avise ou me indique o lugar certo. Caso seja me avise também.

 

Alguém tem alguma ideia se o problema pode ser/é de configuração? Se for, o que eu posso fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Douglas Pereira Luiz disse:

O setup não apresenta opção de Secure Boot. Presumo como inexistente/desativado.

 

  Pensei ser Bios Legacy devido a afirmação acima....

 

  Para Windows 10 e/ou Linux e com Bios/Uefi o disco(hd) tem que está com a tabela de partição em Gpt..

 

  * tem Boot seguro., deve está em algum outro local nas configurações do Bios....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será então que é Legacy (Não estou com o PC agora para ver)? Mas ele tem CSM que é pra fazer o UEFI ser compatível com Legacy pelo que pesquisei.

Não encontro em nenhum lugar a opção de Secure Boot.

Só se esta for a "aba" inteira de "security" onde só posso configurar a senha de administrador e usuario e mais nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na aba main diz o seguinte:

"Compilancy         UEFI 2.3; PI 1.2"2018-03-25-180055.jpg.20cfaedc9c1a93e9ad6744cc9941e6e9.jpg

Vou ver sobre o particionamento que ainda não vi se está em MBR ou GPT.

adicionado 18 minutos depois

5ab812af2a3c1_Semttulo.thumb.png.e7ddee9315a2f687ac9b255fec6c818c.png

 

Está desabilitado porque já esta em GPT, ou por que é o disco que estou usando?

adicionado 24 minutos depois

Está em MBR mesmo

 

5ab813f5a06f2_Semttuloa.thumb.png.a55975965fb6f003281cded2c4f396d3.png

 

Muito Obrigado.

Vou buscar como alterar para GPT e ver se da certo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...