Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

Tenho uma planilha no excel que é uma grande lista de diversas linhas e 5 colunas. Preciso inserir os dados dessa planilha em um site (formulário html), cada célula em seu respectivo campo, salvar e selecionar um botão específico da página (ex: simular o clique do mouse em um botão). Em seguida, cadastrar os dados do próximo produto e repetir essa ação para todos os produtos da lista.

Cada produto tem um ID e, na página do site(em que os dados serão inseridos), há um campo de busca onde o ID deve ser inserido, o botão buscar deve ser pressionado para então entrar na página de cadastro de produtos, onde os dados do excel devem ser inseridos.

Essa lista de produtos é recebida quase que semanalmente. O cadastro de um por um de forma manual é demorada e trabalhosa. A ideia é automatizar através de um script, mas, como ainda estou aprendendo programação, não sei em qual linguagem ele pode ser desenvolvido e nem por onde começar.

Gostaria de ajuda com a indicação de alguma linguagem, aula, apostila, explicação ou qualquer material que me ajudasse a desenvolver esse projeto. 

Agradeço desde já pela força! :thumbsup:

Postado

Eu uso bastante a biblioteca Pandas do Python para ler informações de planilhas Excel. É muito fácil:

import Pandas as pd

my_dataframe = pd.read_excel(<caminho/nome do arquivo>)

for index, row in my_dataframe .iterrows():

<Faça alguma coisa para cada linha>

A segunda parte é mais complicada. Já usei Selenium para automatizar interação em sites, mas a dificuldade varia loucamente dependendo de como o site é feito. Via de regra, se tiver muito JavaScript / conteúdo dinâmico, vai ser *****.

Outra coisa é que se o site mudar a interface, seu programa pode parar de funcionar.

Mas o esqueleto é mais ou menos assim:

from selenium import webdriver

driver = webdriver.Firefox()

driver.get("<URL do Site>")

input_field = driver.find_element_by_id("<id html do campo a ser preeenchido>")