Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sequenciador digital de voltas digital


Posts recomendados

galera do clube um salve a todos  tenho um projeto que no caso nao e meu porém ele e util para mim e um contador digital 0 a 99 porém eu modifiquei ate 999 

bom a minha ideia e fazer de um contador de voltas para fabricaçao de bobinas de transformador e outras funcionalidades  de enisio o projeto funciona como contador mas devido a outras atividades no local de trabalho nao tem como eu ta toda hora acompanhando quantidades de voltas. 

Minha pergunta seria tem como fazer um contador de voltas  automatico com c.i comuns tipo a linha do cmos 4000 series ou um 555 ja tentei fazer mas o max que consegui 

foi fazer parar com  numeros exatos tipo de 100 ,200,300 etc.agora com sistema manual usando uma manivela para girar ele funciona bem para que eu quero

Mas nao e isso que eu queria. o que eu queria fazer assim prógamar a voltas e deixar que pare na quantidade progamada tipo 230 voltas 178 voltas 683 voltas  e assim por diante 

Espero que me ajudem nao sou um expert mas uma coisa que aprendi e ser umilde e aprender pedir ajuda quando precisa

Scan_0001.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Apesar do pesares... esta é uma tentativa de me superar...afinal, hj é sexta kk (esquece...)

 

Sim amigo. Isso é relativamente fácil. p.ex....Incorpore 3 4017 ao sistema de modo que fiquem sincronizados com o contador do display. Pra isso basta que os reset simultaneamente. Aí com uns jumpers minishunt (tipo os de hd) você coloca nas saídas dos 4017. Sendo que cada conta: centena, dezena, unidade, basta você colocar na posição correta (pino correto)  fazendo um AND com diodos. Quando p.ex. chegar a 178, saidas 1, 7 e 8 resulta e 1 na saída do AND e bloqueia a contagem e motor.

Não sei se eu entendi o que escrevi mas foi um minimalismo que apareceu na minha mente

 

24 minutos atrás, Haystem Automatizaçao disse:

Espero que me ajudem nao sou um expert mas uma coisa que aprendi e ser umilde e aprender pedir ajuda quando precisa

É isso aí. Quem pergunta é tolo por 5 minutos. Quem não pergunta é tolo pra sempre.

 

Aguarde novas opiniões.... de verdade...

 

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa ja ajudou bastante tks de coraçao no caso deixa ver se eu entendi seria 3x 4017 e um 4011 seria tipo este arquivo abaixo se for esse anexo que enviei minha duvida seria ligar ele no contador do display no caso eu usei no contador o 4026 então eu teria que ta usando o pino 1 do clock ou pino 5 cr do 4026 para jampiar com o 4017

imageproxy.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De fato é melhor você usar o 4017 como contador e não em cascata. Não precisa do 4011; Algo como

5hz1.gif

(só referência. ndv 4060 e etc)

No caso o reset e clock devem ser comuns.

 

Outra opção é um cd4029 que tem entrada preset. Pode ser mais fácil ou mais complicado programar as entradas com jumpers. Depende ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!