Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ventoinha CoolerMaster T4 girando muito rápido


Posts recomendados

Olá, pessoal.

 

Montei meu computador a uns 2 meses e tô com uma dúvida.

Eu trabalho com 3D, então quando renderizo algo ou estou usando mais o pc, ele aumenta a velocidade.

Até aí, tudo normal.

 

Mas desde ontem o cooler tá acelerando demais do nada e claro, fazendo barulho. Ele estava funcionando direitinho, sem barulho nenhum, quando pouco usado.

Já busquei aqui mesmo no fórum e não encontrei.

 

Eu já verifiquei a temperatura do processador pelo HWMonitor, sem usar nada, fica entre 30C-35C. Usando 100%, dificilmente passa de 40C-50C.

A pasta térmica é a que veio com o cooler, que é da CoolerMaster, então acredito que não seja o problema.

O meu gabinete fica aberto, já que o cooler é grande e não coube dentro do gabinete fechado. Então acaba que "ajuda" a resfriar! HAHA

Por ele ficar aberto, pega um pouco mais de pó, então eu limpo meio que frequentemente pra não acumular o pó e gerar algum problema.

 

Será que pode ser algum bug na BIOS? No Windows? Sei lá!

Eu verifiquei na BIOS e até coloquei no modo Silent pra ver se não era algo do tipo e também não resolveu.

E enquanto eu estava verificando as configurações na BIOS, o cooler estava normal, sem acelerar muito.

 

Valeu a ajuda desde já, gente! (:

 

O meu pc é:

Intel Core i7 8700K

CoolerMaster Hyper T4

Fonte Corsair Cx550W

Gigabyte Z370 HD3

GeForce GTX 950

G.Skill Ripjaws 8Gb DDR4

SSD Samsung 960EVO 250Gb

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu fosse chutar.. ele gira rápido quando a carga está em 100% certo... ele ta indo no máximo para tentar manter a temperatura baixa... quanto mais carga na CPU , mas temperatura e mais velocidade na ventoinha...

 

A verdade é que os processadores K não se dão bem com Coolers a Ar.. eles aquecem muito... e pra manter a temperatura aceitável, deve forçar mesmo o cooler

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não. Essa que é a minha preocupação. HAHA

Esse era o certo, né.

 

Com, sei lá, 1% - 4% do processador ele tá aumentando do nada a rotação.

Talvez eu não tenha explicado direito, mas ele aumenta sem motivo nenhum e aleatoriamente.

 

E assim, até agora, tava tudo certo, tudo andando como devia, quando eu uso 100% ele aumentava, e logo ao abaixar o uso, já reduzia a rotação.

 

Mas agora ele tá começando a aumentar do nada, e do nada abaixa também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem cara de BIOS mal configurada, embora você próprio já tenha dito que olhou isso...

 

Sinceramente, eu não faço ideia do problema. No máximo, dá para tratar os sintomas: pegue um programa que permita configurar fans pelo Windows (pode ser algum utilitário da Asus ou então o Speedfan) e arrume isso manualmente, eu acho que é a forma mais fácil de "resolver".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bngomes Vou dar uma verificada nos processos e ver o que tá rolando.

 

@Imakuni Olha, pode ser BIOS mal configurada sim. HAHA

Tem alguma ideia de onde posso ver se tá tudo certinho? Será que resetar a BIOS ajudaria?

Eu deixei tudo no padrão desde sempre. No máximo a configuração do Cooler de Normal pra Silent pra ver se resolvia quando começou a acelerar demais, mas não resolveu.

Não sou expert não, sei fazer o pc funcionar, agora pra resolver os problemas, complica um pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!