Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, desde já agradeço a ajuda de vocês.

Placa de Vídeo: GeForce GTX 1060 6GB Galax OC

Processador: Rayzen 2400G 3.6Ghz

Memória: Crucial Ballistix 8GB 2400Mhz

Placa-mãe: ASUS Prime A320M-K

Fonte: CoolerMaster Elite V2 500W

HD: Toshiba 1TB

Comprei essa máquina há 1 mês na Pichau para jogar praticamente bastante GTA V, um pouco de BF1 e PUBG. Foi feita formatação para instalar o Windows 10 removendo o trial que veio instalado, todos os drivers foram atualizados assim como as atualizações do Windows.

Porém após entrar nos jogos em alguns minutos ou até mesmo de imediato começam a acontecer pequenas travadinhas que incomodam muito e o FPS que normalmente se mantém maior que 70 desce na casa dos 30, 20 e depois volta e então fica ocorrendo com uma certa frequência isso indiferente de como está configurado os gráficos dos jogos sendo no Baixo, Médio,  Alto ou otimizado pelo GeForce Experience.

Baixei o MSI Afterburner e a temperatura está normal da GPU e CPU assim como o uso de RAM que se mantém menor que 6500 MB lembrando que é uma máquina nova com 1 mês de uso e só esses três jogos instalados, além do Discord e Google Chrome, não instalei mais nada (só os drivers é claro que foi só o de vídeo o resto o Windows mesmo instalou) nem anti vírus instalei que está só no Windows Defender mesmo.

Deixei o Gerenciador de Tarefas aberto e quando ocorrem essas travadas dou Alt + Tab e vejo que o Disco está nas alturas em 98, 99, 100% e o gráfico do Disco na aba Desempenho com aqueles picos, oscilações. 

Normalmente o que está no topo é o processo System ou Superfetch, porém algumas vezes já vi um outro processo associado ao GeForce Experience, desativei o Superfetch e não revolveu.

Vejo tópicos e vídeos de pessoas que falam que um pouco mais de RAM (tipo mais uns 4GB) resolve ou que o problema está em meu HD, queria ser assertivo porque não estou com dinheiro sobrando após gastar R$ 3.300,00 nessa maquina e pensar em comprar mais RAM (R$ 200,00 em 4GB) ou um novo HD (R$ 200,00) é complicado, porém se resolver meu problema o terei de fazer né a máquina é nova e estou desanimado por gastar nela e não conseguir rodar.

Obrigado a todos que me ajudarem.

Edit para inserir a fonte que havia esquecido.

Postado

Pelo que disse o problema é o alto uso do processo System. Se puder, no próximo post dê uma printada no no gerenciador de tarefas e mande aqui.

Outra coisa, faz quanto tempo que o formatou? Faz mais de uma semana que está assim?

Postado

@lucas.mac28 É a segunda vez que vejo alguem com essa mesma placa-mãe com este problema.

O outro é do @Alexandre Schwarzenegger.

Aqui ele fala para baixar o AI Suite da Asus, da pagina da sua placa-mãe.

Nele ele fala que não vai permitir overclock, ja que é uma mobo A320. Mas, você pode fixar o clock, para matar variações de clocks.

Postado

@Matheus Sass Segue o print que tirei agora jogando GTA V quando começou as travadinhas. Eu sou leigo então me perdoem caso fale alguma besteira, porém observei que no gráfico associado a memória RAM mostra apenas 6,9 GB (86 %) lá no alto o uso, além das oscilações que citei no Disco.

@Atretador Obrigado vou ver o vídeo agora e qualquer coisa respondo aqui.

Pessoal já agradeço a disposição para ajuda de vocês já volto com mais informações.

Disco.png

adicionado 3 minutos depois
52 minutos atrás, Matheus Sass disse:

Pelo que disse o problema é o alto uso do processo System. Se puder, no próximo post dê uma printada no no gerenciador de tarefas e mande aqui.

Outra coisa, faz quanto tempo que o formatou? Faz mais de uma semana que está assim?

Sim formatei a umas 2 semanas e desde que abri os jogos pela primeira vez está assim.

Postado

@Atretador Cara o GTA V e PUBG ficaram bons, não acontecem mais as travadas seguindo o vídeo que citou, porém duas coisas ainda me incomodam bastante, uma é que o FPS fica baixo no GTA que por exemplo oscila e de vez em quando e desce pra 55 ou até menos mesmo com os gráficos no baixo, você sente que o jogo fica meio lento nessas quedas, mas pelo menos não da as travadas.

Posso estar errado mais com a configuração da minha máquina não deveria rodar de boa sempre acima dos 70 FPS o GTA pelo menos (tenho um monitor 144hz da AOC) com gráficos no médio e tal?

Agora vem a outra questão o GTA V e PUBG melhoraram, porém o BF1 ficou o oposto, começou a dar umas travadas mais grotescas e o FPS oscila muito, tipo ta 80 e do nada vai para 25 ai da aquela congelada de 1~2 segundos horrível, será que é problema do jogo mesmo?

É viável comprar mais RAM ou trocar logo essa placa-mãe que vejo essas A320 ai parecem bem problemáticas com processadores Rayzen e aquele print que coloquei do Gerenciador de Tarefas não demonstra nada anormal?

Desde já agradeço pessoal, obrigado.

Postado

com monitor 144Hz você vai sentir bem mais quando o FPS cai, pelo que vejo usuários desse tipo de monitor falar.

Mas, sim, parece anormal. Com graficos reduzidos o R5 2400G deve ser capaz de +140fps no BF1 e +90fps no GTA V

Você esta com o plano de alta performance do Windows ligado? Poderia tentar desabilitar o Cool'n'Quiet na Bios da placa-mãe? E o SVN tambem

Você ativou o A-XMP para as memorias rodarem a 2400Mhz mesmo?

Postado

Pessoal problema resolvido, todos os jogos que citei agora estão rodando lisinho 100% e nenhuma travadinha, agradeço a todos que me ajudaram.

Mas Lucas o que você fez? Foi bem simples e o @Atretador meio que me deu o caminho de pesquisa, fui seguindo vendo vídeos e achei a solução, tomara que ajude alguém.

É só atualizar a BIOS dessa placa-mãe :mellow: era tão ridículo que fiquei até com vergonha, ser leigo é complicado, foi seguindo o vídeo do rapaz abaixo, lógico baixando a versão mais recente direto lá do site da ASUS.

• Curtir 1
  • 3 anos depois...
Postado

eu to tendo o mesmo problema Já até atualizei a BIOS e não resolveu o problema

E também já usei pendrive readyboost Mas não funcionou

Alguém tem outra sugestão de como resolver esse problema?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!