Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, estou com um projeto da faculdade e estou meio travado.

o trabalho é criar uma floresta e criar a classe animai. É para criar 3 especies de animais, eu criei macaco, raposa e coelho.

bom o professor vai digitar a quantidade de ciclos, 1 ciclo é igual a 10 anos na minha floresta, quando se passar 1 ciclo eu tenho que printar

quantos animais nasceram, morreram e a população atual da floresta. a questão é que de ciclo em ciclo a população se duplica ou seja

eu preciso de um FOR que me de 2x a quantidade de animai da população. por exemplo se eu digitar 3 ciclos e a população atual for 5, então

no primeiro ciclo eu tenho 5, já no segundo ciclo eu tenho o dobro do 1ºciclo. no terceiro ciclo eu tenho o dobro do 2º ciclo, e assim por diante,

sempre 2* o ciclo anterior. porém eu não sei como implementar isso em um for. tipo se eu digitar 10 ciclos eu tenho que calcular 2* o anterior 10*, mas

não sei colocar isso no FOR. Abraços.  

• Curtir 1
Postado

@Pedro Novais     o for seria da forma normal , e o que precisa é uma variável onde você vai acumulando o resultado anterior e no próximo passo multiplica essa variável por 2 , assim não importa quantos ciclos tenha ,  pois ele sempre vai multiplicar pelo valor do resultado anterior,   então não posso fazer o código para você  , pois é contra as regras do fórum ,  mas você pode postar o código que você já fez para podermos ver como está e em que podemos ajudar  .

Postado

Basicamente dentro do for você faz:

populacao = 2 * populacao;

Ou seja, cada vez que o ciclo roda ele multiplica o valor atual da variável populacao por 2, e armazena o novo valor dobrado na própria variável populacao...

• Curtir 1
Postado

Achei interessante porque temos classe animal, e outras subclasses?

Por exemplo macaco e coelho são subclasses? Se sim então não tão simples como parece pois a gestação, número de filhotes e a maturidade reprodutiva dos animais são diferentes, logo o número de coelhos tem de subir mais que macacos pois obedecer uma função diferente do de macacos isso sim seria um problema animal.

adicionado 3 minutos depois

Porém ao que parece tudo foi pragmaticamente resumido em um simples Progressão Geometrica.

adicionado 6 minutos depois
14 horas atrás, Pedro Novais disse:

morreram

Para população atual é progressão de 2, e para os que morreram?:huh:

adicionado 9 minutos depois
14 horas atrás, Pedro Novais disse:

eu tenho que printar

quantos animais nasceram, morreram e a população* atual da floresta

A questão é mais que uma, é três.

* resolvida.

adicionado 12 minutos depois

E agora? quero só ver:D

adicionado 17 minutos depois

y@Pedro Novais Como foi resolveu?

• Curtir 1
Postado

#ifndef ANIMAIS_H_INCLUDED
#define ANIMAIS_H_INCLUDED
//M <- MACACO
//R <- RAPOSA
class Animais{ //define a classe animal

public:
    int ciclo;
    void lerCiclos();
    int Mtotal=5, Mid=000001, Midade, Midademax; //NUMEROS PARA MACACOS

int Rtotal=5, Rid=000002, Ridade, Ridademax; //NUMEROS PARA RAPOSAS
    int totalanimais;

void MostrartotalAnimais(){
    std::cout<< "\n\Quantidade de animais : " << totalanimais;

}
};

void Animais::lerCiclos()
{

std::cout << "Digite a Quantidade de ciclos"<<std::endl;
std::cin >> ciclo;

totalanimais=ciclo * (Rtotal+Mtotal);

}

#endif // ANIMAIS_H_INCLUDED

a função LerCiclos é para ler a quantidade de ciclos e retornar a quantidade total de animais vivos

Rtotal é o total de raposas, Mtotal é o total de macacos. 

no primeiro ciclo de 10 anos existem 5 macacos, no segundo ciclo existem 10 macacos, no terceiro ciclo o dobro de macacos do ciclo passado e assim vai. é ai que preciso do for. 

ainda não sei como vou fazer com os animais que morrem, estou pensando em colocar a cada 3 ciclos 20% da população é morta por doenças que dai vou decidir quais. mas isso já vai em outra função.

a questão da reprodução ser por fêmea ou macho não importa, o professor informou que quem fizer ganha ponto extra mas não sei como implementar.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!