Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

C Um bom compilador de C


Posts recomendados

Estou a procura de um bom compilador C. Atualmente estou usando o codeblocks 17.12 mas esta deixando bastante a desejar, ou eu que não estou sabendo usar direito.

As vezes quando eu começo a programar ele não sobe o auto-complete e tem que ficar digitando tudo varias vezes, sei que isso é bom para quem esta aprendendo mas alguns comandos são muitos usados.

Outro problema é quando eu digito nome de variáveis erradas, por falta de atenção digito varias vezes errado, ai quando vou compilar ta metade de um jeito e metade de outro ai tem que fazer tudo manualmente. Eu queria aquela função (não sei o nome dela rsrs) que quando você seleciona um trecho ele grifa tudo, acho que quando aperta uma tecla ele corrige tudo que esta grifado. Só isso já resolvia meu problema.

E Sim eu salvo o arquivo antes de começar a programar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem várias outras IDEs boas CodeLite, CLion, Visual Studio, Eclipse... E até alguns editores que são muito bons mas requerem mais configuração como o Notepad++, Sublime Text e Visual Code.

 

O Dev-C++ é pouco atualizado, o último update no código fonte ( https://sourceforge.net/projects/orwelldevcpp/ ) é de 2016, o Codeblocks é uma opção bem melhor. O motivo pelo qual o Dev-C++ ainda é usado por é porque assim como o Codeblocks ele tem a conveniência de poder fazer um download de uma versão com o compilador incluso.

 

(Note que em vários dos outros IDEs citados é necessário obter o compilador separadamente. Normalmente uso MinGW-w64 ou TDM-GCC...)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jessé P. de Melo disse:

 Aproveitando o assunto, porque existem vários compiladores para a mesma linguagem? A linguagem não é parametrizada porque precisa de vários?

 

1- Debug - A linguagem é padronizada mas não há padrão sobre como debugar um código, compiladores diferentes usam debugers diferentes e debugam de maneiras diferentes, logo podem detectar mais ou menos problemas, e fornecerem informações mais ou menos úteis (comparativamente) para o programador.

 

2- Implementação de novos recursos da linguagem - A linguagem está sempre evoluindo e novos padrões da linguagem são definidos para adicionar novos recursos, compiladores diferentes podem ter mais ou menos recursos novos das mais novas versões da linguagem implementados e disponíveis para o programador usar.

 

3- Otimização - Usar algoritmos mais eficientes no compilador para melhorar o desempenho final dos programas compilados, e também reduzir possíveis erros ou comportamentos indefinidos/inesperados.

 

Obs: Não confundir compilador com IDE, são coisas diferentes.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Jessé P. de Melo disse:

As vezes quando eu começo a programar ele não sobe o auto-complete e tem que ficar digitando tudo varias vezes, sei que isso é bom para quem esta aprendendo mas alguns comandos são muitos usados.

Em vez de ficar criando arquivos soltos crie um projeto. O auto completado funciona muito bem nos projetos mas com arquivos soltos as vezes você tem que fechar e abrir o arquivo varias vezes, mas com um projeto isso n acontece.
 

5 horas atrás, Jessé P. de Melo disse:

Outro problema é quando eu digito nome de variáveis erradas, por falta de atenção digito varias vezes errado, ai quando vou compilar ta metade de um jeito e metade de outro ai tem que fazer tudo manualmente

Seu compilador é algo bastante inteligente mas não tão inteligente assim. Procure escrever certo o nome das variáveis, ou muito me temo que nenhuma IDE irá lhe ajudar. Em todo caso o compilador arrojará um erro dizendo algo como "X não foi definida em este escopo" onde X é o nome da sua variável, e lhe irá dizer o numero da linha.  

Screenshot_1.thumb.jpg.88e5ba396068ad7c996236c26a5c1bc0.jpg

Caso não sair a consola de logos(Para ver os erros) pulse F2. E para abrir o quadro de projetos lateral aperte SHIFT(Maiúscula) + F2.

Como você pode apreciar codeblocks sim funciona corretamente:
Screenshot_2.jpg.4044c035b85301ba21ec74fe8026bfd7.jpg

Tem um auto completado muito efetivo mas as vezes com arquivos soltos da "algum problema".

Tenha em conta que para qualquer programa funcional e minimamente sério, você precisará criar um projeto sim, ou sim, pois se ele envolve múltiplos arquivos e configurações sem um projeto se faz algo complicado de trabalhar, por não dizer impossível.

 

5 horas atrás, Jessé P. de Melo disse:

Eu queria aquela função (não sei o nome dela rsrs) que quando você seleciona um trecho ele grifa tudo, acho que quando aperta uma tecla ele corrige tudo que esta grifado. Só isso já resolvia meu problema.

Muito me temo que isso não exista em nenhum ide/compilador.

você estará programando tipo isso:atirador:shuesuheh

Codeblocks tem um mínimo que um programador pode esperar, nem mais nem menos. Levo vários anos com ele e nunca me deixou na mão. Inclusive ele tem umas configurações bem curiosas, algo ocultas, que uma vez você aprenda a configura-lo já não poderá deixar de usa-lo. <3

Lógico que há outras IDEs no mercado, algumas muito boas me contaram, mas de pago algumas, como CLION por exemplo, se você tiver capital para inverter certamente será uma boa aquisição, mas baixe primeiro o trial para provar.

Lembre disso... "Não é o programa que faz o programador, é o programador que faz o programa". :thumbsup:

Se algo va mal procure ajuda.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vangodp Vários editores de texto / IDEs permitem modificar todos os lugares em que um nome/palavra é aperece ao mesmo tempo usando teclas de atalho:

 

Nesse caso é Visual Studio Code usando Ctrl+Shift+L após selecionar uma palavra, mas o Sublime Text e o Atom por exemplo também tem a mesma funcionalidade usando Alt+F3.

 

 

 

 

adicionado 34 minutos depois

Acabei de descobrir como fazer isso no CodeBlocks. :)

 

Clica num nome (de uma variável por exemplo) e aperta Alt+N e vai abrir uma janela para Renomear Símbolos com um campo para digitar e renomear todos os lugares em que esse nome aparece.

 

Também dá pra ir selecionando várias palavras iguais, se você selecionar a palavra e ir apertando Ctrl+E para selecionar os próximos iguais 1 por 1, aí você apenas digita e ele modifica todos ao mesmo tempo, mas isso vai selecionar em todos os lugares que o texto for igual, não apenas onde tiver a mesma variável, também pode encontrar texto igual em strings e comentários por exemplo (o outro método alteraria apenas os lugares onde estão o nome da variável).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, isrnick disse:

Vários editores de texto / IDEs permitem modificar todos os lugares em que um nome/palavra é aperece ao mesmo tempo usando teclas de atalho:

Tá mas de que serve isso se ele mesmo falou que teria a metade das variáveis de uma forma e a metade de outra?? Esses atalhos vão arrumar o problema dele? :confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vangodp Vai agilizar bastante... acredito que não consegui me expressar direito.

As vezes eu uso variáveis no singular e plural no mesmo código, ao compilar da erro e tenho que escolher uma das duas e corrigir manualmente uma a uma. Com esse facilitador encurta bastante o processo de correção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, vangodp disse:

mas para isso pode usar o replace também shueshehs

Sim, o método de selecionar e ir apertando Ctrl+E é basicamente um Replace, pega todas as palavras iguais no texto, não importa onde esteja (mesmo que o texto igual esteja dentro de strings ou comentários por exemplo).

 

Mas renomear símbolos com o Alt+N é onde realmente está a vantagem em relação ao Replace, pois modifica apenas o elemento selecionado (variável, função, etc) em todos os lugares onde aparecem no código.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...