Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Uso da GPU em 0% (stuttering)


Posts recomendados

Boa tarde, estou com um problema de stuttering no meu pc, fiz uns testes no msi afterburner e descobri que o MS sobe causando o stuttering e no mesmo momento que o MS sobe o uso da GPU cai pra 0% e em seguida sobe pra 100% e o MS volta pra 16 normalizando o jogo, no momento eu sofro com isso no fortnite mas isso acontece em outros jogos também como PUBG ou até mesmo no LOL, a media de uso da GPU no fortnite é de 50-60% as vezes ela esta em 30% e cai pra 0%, o processador não passa de 40% e as temperaturas não passam de 55ºC. Inicialmente achei que era porque eu estava jogando em 2560x1080(Sim eu uso um monitor ultrawide) então peguei emprestado com um amigo meu um monitor 1920x1080 para testar e ainda assim continua a mesma coisa, percebi que esses stuttering são bem intensos nas primeiras partidas e depois vai estabilizando, mas ainda assim de vez em quando da umas travada violenta.(Sim as configurações de energia do windows estão em alto desempenho)

Minha config é:

placa-mãe Asus B85M-E/BR

GTX 1060 3gb da galax

I5 4440

8Gb memoria ram 1600Mhz

Fonte de 700W da nzxt

Um hd de 500gb da queles modelos de notebook e um padrão de 1T(o de 500gb esta instalado o windows)

Windows 10 pro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa tarde.

Não é normal a placa de vídeo ficar abaixo de 90% nesses jogos citados.

Verifique novamente a temperatura do processador, coloque os jogos na configuração máxima, procurando reduzir atributos que forcem o processador.

Não use estabilizador.

Remova e reinstale os drivers de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi Eu deixei na tomada, acabei de fazer um teste no fortnite com tudo no máximo e uma coisa que percebi foi que se eu ficar clickando no botao pra ele ajustar as configurações de acordo com o meu pc, ele coloca tudo no épico e se eu continuar clickando daqui a pouco ele bota tudo pro médio e assim vai indo. Vou colocar em anexo os gráficos do afterburner, a primeira linha cortou o titulo mas é do monitoramento da gpu. Eu me equivoquei em uma coisa, na verdade quando ela cai pra 0% o MS tambem cai pra 0 coisa que eu nunca tinha visto, e quando ela sobre pra 100% o ms sobre pra caramba. Compare as duas imagens.

test.thumb.png.75f6c0dda677c90d7e4ff64bd1473836.png

 

Em 100%:

test2.thumb.png.1585d00b762a75d1c016ecea84302aa5.png

adicionado 1 minuto depois

@Math.Pi O driver de vídeo esta atualizado, e os da placa-mãe também, as memórias estão em dua channel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Desinstale o driver de vídeo atual. Instale um mais antigo. Pode ser um bug nos drivers.

 

adicionado 3 minutos depois

Aproveite, entre no msconfig e desative todos os serviços, exceto os da microsoft, audio e da nvidia. Mesma coisa na inicialização de programas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi Boa noite, eu fiz o que você falou, instalei um driver mais antigo de video e deixei os apenas os programas da nvidia e microsoft, alguns da intel é claro, e tive uma melhor absurda, logo na primeira partida que costuma travar demais, deu umas 2 travadas no máximo, mas dessa vez como voce poderá ver no gráfico que vou colocar aqui embaixo, ele nao travou pela gpu, foi outra coisa que eu nao consegui identificar, pelo menos agora a gpu parou de cair pra 0%, agora vou atualizando uma versao do driver por vez e deixar a test3.thumb.png.933b758ee77796c4a6c11150dfba97b6.pngmais recente possivel.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De vez em quando uma atualização da nVidia não pega legal com certos modelos de placa de vídeo.

Sobre a inicialização de aplicativos, talvez você tivesse um serviço ou processo que estivesse causando os drops.

adicionado 1 minuto depois

Ainda acho que essa placa de vídeo não está sendo utilizada como deveria. Estou vendo ali 60/70% de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Vsync está ativo (60 fps), por isso a GPU não está no talo e isso é muito benéfico ao consumo de energia.

Não resolverá nada retirar o Vsync neste caso e nem convém resultado.

O problema real garantidamente não é a GPU em si, mas ou os drivers como foi retornada versão, ou o sistema operacional fornecendo tempo de CPU a determinados processos, e essa troca de contexto custando travadas.

Fila de disco IO/taxa de leitura do HD também irá gerar travadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi Pois é, estou em duvida agora, ainda continua dando umas travadas, peguei de volta a minha tela ultrawide e aumentou um pouco as travadas, o que percebo tambem é que quando eu abro o gerenciador de tarefas o meu processador esta chegando facilmete a 100%, as vezes até só com o chrome aberto, inicialmente pensei que foi porque desativei algum serviço da intel sem querer <_< dai eu ativei de novo mas não mudou muito, e nos gráficos ele esta com o uso mais elevado, olhem o que aconteceu nessa imagem a gpu caiu pra 0 de novo e dessa vez o processador tambem caiu, o ms nem aparece mas tava la em 0 e depois subiu pra 300 causando stuttering, minha placa-mãe tem uma espécie de gerenciador de desempenho da asus, a pouco tempo atrás eu abri e vi que tinha uma opção que meio que deixava o processador com alto desempenho(não é overclock) agora que eu desativei varios serviços inclusive esse da asus, talvez isso tenha causado o problema. Vou colocar um print do gerenciador de tarefas, é impossivel somente o chrome utilizar 100% de um I5 4440

 

test4.thumb.png.ea3d91c44ae531c34e2ec1ad92f67a34.png

 

 

geren.png.66749cbb2ae966171b39608295267080.png

 

Esse não deu tempo de pegar 100% porque quando minimizo o programa ele volta ao normal

5affa6d59c6ee_geren2.png.1e28b2fe4dac63d032600a5fc75c5b63.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mateus2 Eu tenho dois hds, jogava no de 500gb, pensei que ele fosse o problema por ser antigo e de notebook, dai transferi o jogo pro meu hd mais novo de 1T, e não adiantou, eu mantenho sempre a pasta temp limpa, e ja tentei desfragmentar tambem, mas nao obtive nenhum resultado diferente.

adicionado 1 minuto depois

@Math.Pi É verdade, quando abro o gerenciador ele puxa muito do processador, e depois de 5seg o uso aumente pro chrome que ja estava aberto.

 

adicionado 4 minutos depois

@Math.Pi Cara é muita dor de cabeça, serio to quase formatando e apagando tudo, não queria pois tenho muito documento importante afinal tenho esse hd a muito tempo mas não ta dando mais não, meu unico medo nisso é de não resolver kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!