Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como funciona: Fita Led RGB em gabinetes


Posts recomendados

Bom dia! 

 

Estou pensando em colocar fitas de Leds no gabinete. Minha placa-mãe é atual e tem suporte e entradas RGB, porém não sei nada sobre as configurações desses Leds. Funcionam apenas plugando? Precisam de um controlador a parte, seja software ou hardware (Pois já vi acessórios que dizem controlar RGB)? Onde posso encontrar essas fitas por preços mais acessíveis?

 

Aproveitando a oportunidade, minha placa-mãe também possui wi-fi/bluetooth, e considerei também colocar Leds em minha mesa, e vi alguns funcionando de forma que interagiam com os jogos, como por exemplo, em Overwatch, ao utilizar a Ultimate, eles mudam de cor. Para isso é necessário leds também wireless ou bluetooth, ou é preciso um dispositivo como o Google home para controla-los?

 

Obrigado pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Já deve ter a resposta, mas acho que não custa deixar registrado para quem for ler.
Há dois TIPOS básicos de fita led, a "comum" e a "endereçada". Não tem a ver com 5050 ou 3528 ou mesmo 5630, esses números tem basicamente a ver com o tamanho do led: 3,5x2,8mm, 5,0x5,0mm e 5,6x3,0mm e consequentemente sua capacidade de iluminação.
Os mais comuns de encontrar são fitas leds "comuns", de tamanho 3528 e 5050, que possuem recursos limitados não sendo possível acionar um led específico com uma cor ou efeito específico, mas elas funcionam muito bem com "ondas", trocas de cores, efeitos que piscam e combinados todos eles ainda é possível muita coisa bacana.
Um pouco mais difícil de encontrar é a fita led "endereçada", também acompanhada do código WS2812b que é um pequeno controlador para cada led da fita, com leds tamanho 5050 e 3528, o que permite que você possa acionar unicamente o led "N" da fita. Resumidamente é isso, tecnicamente não cabe aqui explicar essa fita e outros detalhes e também limitações das fitas, quantidade de leds, etc.
Outras diferenças entre a "comum" e a "endereçada":

Energia - a comum é normalmente 12V e a endereçada, normalmente, 5V. Fitas ainda mais comuns, não RGB, são 12V também, normalmente.
Conector/Fios - a comum é normalmente 4 fios (tem modelo com 5 fios, sendo o quinto dedicado a cor branca, também chamada de RGBw) e a endereçada é somente 3 fios. Fitas ainda mais comuns, normalmente NÃO RGB - ou seja, uma cor fixa - usam somente dois fios.
Essas diferenças são essenciais para determinar qual tipo de fita você pode adquirir. Porque? Porque sua placa-mãe pode não dar suporte a uma ou outra. Alguns modelos da Asus dão suporte somente a comun, 12V, 4 fios. Já placas da Gigabyte e MSI costumam ter suporte aos dois formatos mais populares, 4 fios 12V E 3 fios 5V, em conectores separados obviamente.
Para efeitos mais complexos, tipo o famoso "chroma" você necessitará da fita endereçada e um software que gerencie tal efeito.
O que tenho visto é que o software das placas mãe são meio limitados quanto a efeitos, daí a proliferação de controladores externos oferecidos por fabricantes como Corsair com seu comander pro, a Thermaltake, a NZXT, Razer, só pra citar os mais "famosos". O outro motivo deles o fazerem, é que (especialmente a Corsair) quer vender seus produtos mais caros com outro "status", daí propositalmente alteram o esquema elétrico dos leds e seus conectores, tornando-os incompatíveis com o controle da placa, sendo então "necessário" você adquirir produtos unicamente do ecosistema daquele fabricante. Mas os princípios acima citados continuam iguais (só pra citar, já fiz mod em ventoinhas e fitas led de fabricantes diferentes e por dedução soldei fios e padronizei conexões e walllláá, tudo funcionando sincronizado). 

 

Então @Diego F.Campos , respondendo a sua pergunta, depende kkkkk.
A primeira parte é assim: você compra uma fita led (pedaço ou rolo) e ela já vem com um conector que basicamente é só conectar na placa-mãe, não tem erro (normalmente) porque os conectores são diferentes e distintos. Prestar atenção ao compra sobre se ela é 12V ou 5V. Presumindo que você compre os modelos mais populares e fáceis de achar (led RGB, comum, 12V 4 fios) e sua placa-mãe possui suporte (normalmente, é exatamente para esse tipo de fita led) você não precisa controlador externo ou controle remoto, ou mesmo fonte/cabo adaptador. Plugue sua fita com seu conector original de 4 fios na placa (observando a marcação do pino de energia) e a placa mesmo gera energia para ligar e controlar o led. As placas oferecem software para controle dos efeitos: Asus=Aura, Gigabyte=RGBFusion, MSI=Mystic Light, AsRock=Asrock rgb led, etc. Onde comprar? Sites que tem esses "acessórios" com "selo gamer" ou "selo RGB" custam um rim e uma córnea por uma mísera fitinha de 30cm, quando não é necessário comprar o dito controlador proprietário para plugar o seu acessório. Procure na sua cidade material elétrico, iluminação, comunicação audiovisual que você vai encontrar fitas a preços mais honestos.

 

A outra é a parte chata. Sincronizar. Sincronia é outro ponto importante, fitas com controle remoto, ventoinhas com led por controlador de terceiro, memórias com led com controlador próprio, placa-mãe com leds e seu software próprio de leds, teclado com rgb com um controlador separado (redragon por exemplo), outro o controle é pelo próprio teclado, os razer possuem software próprio, vale pro mouse também. Cada um com cor e efeito distinto, recurso distinto, ao mesmo tempo, então imagine o pisca pisca e salada de cores que isso vira - ninguém conversa com ninguém. Esses efeitos de sincronizar com música só alguns controladores oferecem, outros tem até app pra você controlar por celular wifi/bluetooth, aí tem opção pra dar com um pau, e pra variar nada compatível com nada. Sua fita vai ter um efeito, a ventoinha outro, sua placa-mãe outro, a memória outro, o símbolo ou detalhe da placa de vídeo outro e assim vai. As opções basicamente são inúmeras.

Eu mesmo optei por tentar de todo jeito padronizar e sincronizar os efeitos pra não incomodar (me irrita cada um piscando de um jeito ou cor - mas isso é pessoal). Aí vejo o que cada produto oferece de especificação técnica e já fiz vários mods em ventoinhas RGB, troquei fita led do gabinete, criei aquele espelho/fundo infinito, pluguei várias coisas em divisores/hubs e gambiarras correlacionadas kkkkkk Então hoje optei pela fita endereçada 5050, 5v 3 fios que faço mods em todos os componentes que adquiro, exige trabalho de desmontar, soldar fio, abrir alguns buraquinhos pra passar fio e cuidar para não ultrapassar o limite que minha placa gerencia (300 leds ou 5m de fita/leds - lembrando que cada um consome energia, a soma deles não pode ultrapassar o limite do conector da placa, que no manual DEVE constar qual é), além do cable management que vira um terror com tanto fio e adaptação.

Acho que é importante ficar a dica aqui sobre o assunto, mas por ser um tópico antigo alguém pode querer trancá-lo por ressucitar coisa antiga.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Amigo, super interessante sua explicação, ta de parabéns. Você citou que fez case mod com a fita endereçada, o famoso led digital, minha placa-mãe tem 2 entradas pra led digital, PROCUREI em todos os sites e não acho uma fita endereçada com entrada, só aquelas que ligam em fontes e controlam por controle. Poderia me informar como faz esse case mod para sincronizar a fita de led digital com todos os outros led (Placa de vídeo, fan e placa-mãe)? Outra pergunta, eu tenho 3 fans com led rgb, porém elas só se conectam ao controlador que vem com o gabinete (Redragon Diamond Storm), controlador que não tem conexão com a placa-mãe, então só tem como trocar pelo botão que vem no gabinete, será que tem como com alguma adaptação colocar essas fans para sincronizarem com a placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

A que o @cjfester chama de "endereçada" é tecnicamente chamada de "digital", usa outro conector na placa-mãe. Se você reparar, a placa-mãe quanto tem controlador de LED RGB embutido tem dois tipos de conectores, um de 4 ou 5 pinos e um de 3 pinos rotulado com "D" ou "Digital", sendo para essas fitas digitais/endereçadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...