Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

I7 4790k e GTX 1080Ti - Gargalo?


Posts recomendados

Olá amigos,

Tenho um PC Gamer e recentemente adquiri uma GTX 1080 TI e estava muito feliz com a compra, porém, comecei a reparar que ela dificilmente usava sua potência máxima ou próximo disso nos jogos.

Pesquisando muito cheguei a um termo conhecido como 'gargalo' ou 'bottleneck'.
Uso um 4790k em stock e ele sempre me serviu muito bem, entretanto antes eu usava um SLI de 970, já agora, com a 1080 TI, parece que a placa não está dando o seu máximo e os monitoramentos ficam bem instáveis no uso da GPU, dificilmente passam de 65% e tenho receio de que essa limitação seja dada graças ao I7 4790k e que se trocar ele teria um uso melhor da GPU.

Não tenho costume de usar 4k, sempre gostei de jogar mesmo em FullHD a 60fps e sei que se eu forçar mais a parte gráfica forçará o uso da GPU próximo aos 100% (já fiz o teste e consegui fazer a 1080Ti rodar a 99% em 4k).

Tenho preferência em não trocar o processador agora, a menos que a troca seja relevante nos fps, lembrando que darei ênfase em jogar em Full HD e não em 4k.

Por isso, tenho algumas perguntas que gostaria da opinião de vocês:


1 - O 4790k ainda é bom para jogos e funciona bem com a 1080TI?
2 - Vale a pena trocar o 4790k por um 8700k nesse caso ou é desperdício de dinheiro?
3 - Existe alguma coisa que eu possa fazer com o 4790k para que ele seja mais compatível com a 1080TI?


Estou um pouco perdido, afinal tenho pouco conhecimento sobre o assunto. Espero que possam me ajudar!

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá... só porque a placa não está em 100%, não quer dizer que o processador seja o culpado. O "problema" é que você não está exigindo tanto assim da sua placa: 1080p60 é fácil para uma 1080ti, ele não precisa usar 100% para rodar jogos nessa resolução e fps. Pode trocar o processador, a placa vai continuar com folga do mesmo jeito.

 

Não tem nada de errado em deixar assim, mas considerando que você tem poder de sobra para usar, eu aconselho você colocar antialiasing ou então renderizar em 1440p para aproveitar mais do que sua placa pode oferecer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Agostinibng

1- aguenta jogos recentes, mas leva a gpu não.

2-desperdício, se você não usa programas de render não tem pra quê, visto que seu processador ainda guenta.

3-como você mesmo sabe a gtx 1080ti é focada em 4K, eu recomendo você jogar em 1440p que é uma resolução legal pra gpu.

 

nem processadores recentes levam direito a 1080ti.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...