Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Erro código 43 em GTX 770


Posts recomendados

Galera, tô urgentemente precisando de ajuda com o funcionamento da minha placa de vídeo que está um tanto quanto esquisita, eis a situação do problema:

 

 

Tenho uma GTX 770 que vai completar 4 anos, e de uns tempos pra cá ela vinha apresentando problemas de reconhecimento com o monitor, diversas vezes eu estava usando o PC e do nada a tela ficava preta e em seguida o monitor dava perda de sinal. Isso aparentava ser mal encaixe da placa, pois o que solucionava isso era abrir o PC, tirar e colocar de volta a placa de vídeo no slot da placa-mãe toda vez que surgia o problema. Então eu criei esse irritante costume de fazer isso quando o problema aparecia. Um caso curioso era que sempre que o problema aparecia, quando eu tentava reniciar, se eu deixasse o gabinete deitado o PC ligava normal com o reconhecimento do vídeo e não seria preciso realocar a placa, mas se continuasse em pé o não-reconhecimento persistia.

 

O problema crítico MESMO apareceu da última vez que o vídeo desligou no meio do funcionamento do PC e, como costume, realoquei mais uma vez a placa. Mas dessa vez, na hora de religar, a minha surpresa: o vídeo ligou com os drivers totalmente desconfigurados, com a opção de resolução máxima em 1280x1024. E de presente, eu ganhei um aviso de problema na tabela do "Gerenciador de Dispositivos" na aba dos Adaptadores de vídeos: "O Windows interrompeu este dispositivo porque encontrou problemas. (Código 43)." (obs: estou no Windows 10 Pro). Parece ser um problema de software, mas o mais estranho é que surgiu após eu ter mexido no hardware (porém deixando exatamente no estado funcional anterior...).

 

O PC está com os drivers da NVIDIA instalados na mais recente versão, porém o mesmo simplesmente não os aciona, deixando a placa de vídeo inativa. Eu já tentei desinstalar os drivers pelo 'Device Manager', fazer um clean uninstall com o DDU e reinstalar os drivers tudo do zero mas não tem NADA mais que eu consiga pensar que possa resolver o problema. Já posso considerar que minha placa estragou de vez? Ou tem alguma solução extraordinária que eu não saiba?

 

 

Agradeço quem realmente puder me fornecer qualquer sugestão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigo,

Pelo que deu a entender, sua placa está morrendo mesmo, o fato de ela perder sinal com o monitor e ter perdido total funcionalidade do driver pode indicar um defeito físico mesmo. Minha antiga GTX 460 tinha 5 anos antes de falecer, e acontecia exatamente isso, ela perdia o sinal de vídeo, e no caso dela os coolers giravam ao máximo quando isso acontecia, até que ela só funcionava sem o driver Nvidia instalado, o que deixou a placa inutilizável. Mas, como acredito que você queria ir mais afundo nisso pra ter certeza, tente testar a placa em outro computador e veja se esse comportamento continua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fernando Audacio

 

Pois é, acho que vou fazer isso mesmo, testar a placa de vídeo em um PC de um amigo meu. Quando fizer eu posto os resultados.

 

Pesquisando mais afundo sobre isso, eu aprendi que até existe um jeito de consertar isso... Pela idade e pelos problemas, é mais provável que seja problema de solda fria e desgaste daquele pinos do chip. Temporariamente eu poderia colocar a placa de vídeo pra esquentar dentro de um forno de forma com que realoque os componentes pela temperatura, mas eu que não tenho coragem de fazer isso kkkk.

 

De definitivo, ou pelo menos mais duradouro, eu teria que levar a placa pra algum especialista que faça o que eles chamam de reflow/reballing, usando equipamentos industriais para fazer a manutenção de forma correta. Mas como não é muito comum e específico no mercado isso, creio que sairia até que caro esse processo. Agora fica a questão se eu troco a placa ou levo em alguma assistência

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@josneycamarada Faça isso, tire essa dúvida antes de tomar qualquer decisão, acho que seria a atitude mais coerente.

Em relação a colocar no forno, acho que é válido pois você provavelmente não tem mais garantia da placa, porém só tome cuidado ao realizar isso pois você pode perder por definitivo a placa.

Sobre enviar a uma assistência técnica, na minha opinião não compensa, você deverá arcar com o custo de envio/recebimento + o orçamento de reparo (que não é 100% garantido), o rebailling/reflow pode ser realizado com sucesso e a placa pode voltar funcionando pra você, mas ela pode durar 1 semana ou 1 ano, cabe a você decidir se vale a pena esse investimento.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fernando Audacio

 

Então, fiz o teste com um outro PC e o resultado deu exatamente o mesmo: erro código 43 e display desconfigurado mesmo com os drivers instalados. O problema só pode estar na placa. Eu até passei borracha antes de instalar (não limpei com alcool), mas sem sorte.

Creio que já tenho que providenciar um orçamento com alguma assistência técnica que faça o tal do reballing OU eu posso arriscar colocar a placa dentro de um forno, mas me falta confiança...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@josneycamarada Entendi amigo, mas assim, CASO você decida colocar no forno, não tem muito segredo, de uma pesquisada de como fazer que tem bastante conteúdo sobre, explicam o que deve ser removido e quais os cuidados que devem ser seguidos ao colocar no forno e a temperatura/tempo usado. Quanto ao orçamento com assistência técnica, aí vai de você e de quanto você pode gastar, mas igual eu te falei, é aquela coisa do "e se", pode ser que de certo como pode ser que não.

Qualquer dúvida estamos aí.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...