Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, estou com um problema de eletrônica digital que é pra fazer um dado eletrônico com Flip Flop JK, o problema detalhado está no arquivo Word a seguir, tentei fazer isso de várias maneiras  mas não consigo gerar os números de forma aleatória, por favor me ajudem. 

Dado eletrônico.docx

Postado

Bom.

Aqui vão as dicas. Com o que seu professor já deve ter ensinado, vai conseguir resolver.

1 - Serão necessários 5 FF para contar de 1 a 5 e 6 FF para contar de 1 a 6. Poderiam ser apenas 3, mas aí teria mais circuitos lógicos. 

2 - Eles devem ser configurados para reinicializar a contagem sempre que chegar a número mais alto (5 ou 6)

3 - Tem que ter um circuito lógico para manter o loop e para limitar a contagem.

4 - Tem que ter um gerador de clock com frequência de alguns kHz. Cada transição dele vai incrementar o contador.

5 - A chave S1 vai bloquear os pulsos de clock, ou o próprio clock.

6 - O display pode ser feito com leds e provavelmente com transistores para prover corrente de uns 10mA para os leds.

É isso aí. 

Bons projetos.

MOR_AL

Postado

Agora pensei em um modo mais simples.

Use o número de FF que corresponde o número máximo da contagem.

Ex.: Contagem de 1 a 6.

Faça um gerador de clock em cerca de 2kHz (um bom valor deve estar entre 1KHz e 10KHz). O valor exato não é importante. Ele sendo muito alto, não permitirá que o "jogador" possa prever o número que vai dar.

1 - Use 6 FF.

2 - Deixe um led SEMPRE ACESO Vcc - R - Led - Terra. Ele corresponde ao valor UM.

3 - Para os valores seguintes (2, 3, 4, 5 e 6). Use um FF para cada um (5 FF mais o sexto FF) em cascata. O FF que faz isso não é o JK, mas você pode converter o FF JK neste outro que mencionei. A entrada do FF2 vai ser sempre "1". Assim, este "1" vai sendo instalado na saída Q de cada FF seguinte e dos anteriores. Estude Shift Register.

4 - Quando o Q do FF7 (Q7), que corresponderia ao valor 7 (que não existe) for para "1". Use este valor para resetar todos. Como o primeiro LED estará sempre aceso, o reset faz a contagem ir para o valor 1. Um novo pulso de clock incrementará a contagem.

5 - O botão S1 deve interromper a contagem. Ou use um circuito lógico, ou use um mono-estável (ME). Ao pressionar o botão S1, o ME gera um pulso que interrompe a contagem durante o tempo dele. Algo como de 2 a 5 segundos dá para ver com calma o valor. Quando o tempo do ME terminar, a contagem recomeça do valor que estava. Mais um fator para não ser possível prever o valor seguinte. Ou pode usar uma chave L/D ao invés do ME.

6 - A contagem vai ser assim:

O led sempre aceso vai corresponder ao valor 1. O pulso de clock seguinte faz Q2 acender TAMBÉM (os outros seguintes estão apagados), então a contagem está em 2. Os pulsos de clock seguintes irão fazer acender os leds seguintes. Enquanto a chave S1 estiver inativa, os leds 2, a 6 estarão comutando tão rápido, que não dará para saber seu valor atual. Não dará para parar a contagem no número que o "jogador" quer que dê.

Bom.

A minha ideia é essa. Ela até pode não estar totalmente correta. Como o trabalho não é meu, dediquei pouco tempo para ele. Vai depender de você verificar.

Posso lhe orientar, como fiz, mas você é que tem que aprender fazendo.

Minha contribuição termina aqui.

Seria interessante você postar o seu trabalho depois, para sabermos como foi. Melhor ainda seria fazer um vídeo e colocá-lo no YouTube.

Bons projetos.

MOR_AL

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!