Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Speed8

Dado eletrônico com flip flop JK

Recommended Posts

Bom dia, estou com um problema de eletrônica digital que é pra fazer um dado eletrônico com Flip Flop JK, o problema detalhado está no arquivo Word a seguir, tentei fazer isso de várias maneiras  mas não consigo gerar os números de forma aleatória, por favor me ajudem. 

  

Dado eletrônico.docx

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom.

Aqui vão as dicas. Com o que seu professor já deve ter ensinado, vai conseguir resolver.

1 - Serão necessários 5 FF para contar de 1 a 5 e 6 FF para contar de 1 a 6. Poderiam ser apenas 3, mas aí teria mais circuitos lógicos. 

2 - Eles devem ser configurados para reinicializar a contagem sempre que chegar a número mais alto (5 ou 6)

3 - Tem que ter um circuito lógico para manter o loop e para limitar a contagem.

4 - Tem que ter um gerador de clock com frequência de alguns kHz. Cada transição dele vai incrementar o contador.

5 - A chave S1 vai bloquear os pulsos de clock, ou o próprio clock.

6 - O display pode ser feito com leds e provavelmente com transistores para prover corrente de uns 10mA para os leds.

 

É isso aí. 

Bons projetos.

MOR_AL

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado, eu estava tentando fazer o loop com os FF,não tinha pensado em usar um circuito lógico

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado (editado)

Agora pensei em um modo mais simples.

Use o número de FF que corresponde o número máximo da contagem.

Ex.: Contagem de 1 a 6.

Faça um gerador de clock em cerca de 2kHz (um bom valor deve estar entre 1KHz e 10KHz). O valor exato não é importante. Ele sendo muito alto, não permitirá que o "jogador" possa prever o número que vai dar.

1 - Use 6 FF.

 

2 - Deixe um led SEMPRE ACESO Vcc - R - Led - Terra. Ele corresponde ao valor UM.

 

3 - Para os valores seguintes (2, 3, 4, 5 e 6). Use um FF para cada um (5 FF mais o sexto FF) em cascata. O FF que faz isso não é o JK, mas você pode converter o FF JK neste outro que mencionei. A entrada do FF2 vai ser sempre "1". Assim, este "1" vai sendo instalado na saída Q de cada FF seguinte e dos anteriores. Estude Shift Register.

 

4 - Quando o Q do FF7 (Q7), que corresponderia ao valor 7 (que não existe) for para "1". Use este valor para resetar todos. Como o primeiro LED estará sempre aceso, o reset faz a contagem ir para o valor 1. Um novo pulso de clock incrementará a contagem.

 

5 - O botão S1 deve interromper a contagem. Ou use um circuito lógico, ou use um mono-estável (ME). Ao pressionar o botão S1, o ME gera um pulso que interrompe a contagem durante o tempo dele. Algo como de 2 a 5 segundos dá para ver com calma o valor. Quando o tempo do ME terminar, a contagem recomeça do valor que estava. Mais um fator para não ser possível prever o valor seguinte. Ou pode usar uma chave L/D ao invés do ME.

 

6 - A contagem vai ser assim:

O led sempre aceso vai corresponder ao valor 1. O pulso de clock seguinte faz Q2 acender TAMBÉM (os outros seguintes estão apagados), então a contagem está em 2. Os pulsos de clock seguintes irão fazer acender os leds seguintes. Enquanto a chave S1 estiver inativa, os leds 2, a 6 estarão comutando tão rápido, que não dará para saber seu valor atual. Não dará para parar a contagem no número que o "jogador" quer que dê.

 

Bom.

A minha ideia é essa. Ela até pode não estar totalmente correta. Como o trabalho não é meu, dediquei pouco tempo para ele. Vai depender de você verificar.

 

Posso lhe orientar, como fiz, mas você é que tem que aprender fazendo.

Minha contribuição termina aqui.

 

Seria interessante você postar o seu trabalho depois, para sabermos como foi. Melhor ainda seria fazer um vídeo e colocá-lo no YouTube.

Bons projetos.

MOR_AL

Editado por MOR

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×