Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe reconhece HDs, mas não aceita boot do Windows.


Posts recomendados

Prezados, antes de mais nada, agradeço a qualquer um que queira ajudar.  :thumbsup:

 

Direto aos fatos: há alguns anos atrás, instalei um HD na minha Asus P5PE-VM para fazer um back up. Entretanto, ao recolocar meu velho HD IDE para usar o computador normalmente, encontrei o famoso erro: "Reboot and Select proper Boot device or insert Boot Media in selected Boot device and pres a key". Ora pois, isso só poderia significar que os arquivos de boot do Windows estavam corrompidos. Com o disco de inicialização do Windows eu usei a opção de Restauração de Sistema, assim como os comandos para reconstruir os arquivos de Boot. Como nada disso funcionou, formatei o HD várias vezes, também sem sucesso. Convencido de que havia perdido o hardware, testei outros HDs (também IDE) que surtiram o mesmo efeito. Anos se passaram e decidi ressuscitar a máquina. Comprei um novo HD SATA, formatei, e... o erro persistia!! Testei trocar a fonte, limpar as memórias RAM (nunca se sabe) e resetar a BIOS. Nada. Por fim, testei os HDs na casa de um colega e pra minha surpresa, não só o novo HD SATA funcionou quando instalado em outro computador (e carregou o Windows), como todos os antigos HDs IDE mostraram estar funcionando perfeitamente. Meu velho Pentium 4 com seus 3.06 GHz também foi testado em outro computador e provou estar 100% operante. Logicamente há alguma coisa de errado com minha placa-mãe. No presente momento, meu novo HD SATA está formatado, possui o Windows instalado e está conectado na máquina. A BIOS o reconhece, e pelo SETUP vejo que ele está alocado como THIRD IDE MASTER (o que me soa estranho, penso que deveria estar listado como First). Nas opções de prioridade de BOOT, ele está na primeira opção. Entretanto, na hora de carregar o sistema a mesma mensagem de erro persiste, como se o Windows não estivesse instalado.

 

Gostaria de perguntar se alguém já teve uma experiência similar e qual solução encontrou. Se for necessária alguma informação extra, só perguntar que posto o mais rápido possível aqui no fórum. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim, o hd com sistema operacional OBRIGATORIAMENTE tem que ser identificado com MASTER0 (zero) ou MASTER1 (um) se nao existir a nomeacao de master0 na bios. leitor de dvd deve estar no ultima denominacao existente da bios, como MASTERxULTIMO ou SLAVEx 

eh preciso entrar na bios, mesmo que o hd de sistema esteja conectado com cabo ide/sata no conector0/1 e configurar na bios a ORDEM de leitura dos HDs conectados a placa-mãe.

normalmente a ordem de leitura do sistema seria DVD - HDmaster0/1 (conector 0/1) - HDmaster1/2 (conector1/2) e assim sucessivamente. (nota: o dvd em primeiro lugar, para poder inicializar o cd de sistema com ou sem windows, como por exemplo cd hirens 10.0(cd utilitario com sistema) ou proprio cd de sistema do windows xx de qualquer versao.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Van Jacques, essa parece ser uma dica promissora. Eu estou há um tempo procurando nos menus do SETUP, e ainda não achei esse tipo de configuração. Vou continuar procurando (se você puder me instruir em que parte do menu eu acesso essas opções, eu agradeceria :)). Se eu conseguir usar essa informação para resolver o problema, eu reporto aqui imediatamente. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao precisa,  ja baixei o manual pdf da tua mobo

adicionado 4 minutos depois

o hd com sistema operacional tem que estar conectado ao

- FIRST IDE MASTER  

 

e nas opções de prioridade de BOOT, ele está na primeira opção.

ou

segunda opcao, se a primeira opcao for LEITOR DVD/MIDIA  (para inicializacao de cd instalacao do windows xx) 

adicionado 14 minutos depois

quantos dispositivos (hd ou leitor dvd) estão conectados no cabo master ide ? a pena um hd ou hd e leitor de dvd no mesmo cabo ide ? 

se estiver conectado apenas hd de sistema no cabo ide master 1 - ok

se estiver conectado hd e dvd no mesmo cabo ide, eh preciso configurar hd como master1 e dvd como slave1 (se ambos estiver conectados no mesmo cabo ide, como master ou slave, a MOther BOarder (mobo), nao vai reconhecer nenhum dos dispositivos conectados. na duvida utilize um cabo ide pra o hd de sistema, como MASTER1 (pri-ide  - conector ide azul). e um cabo ide pra o dvd  como SLAVE1 (sec-ide  - conector ide cinza) 

adicionado 57 minutos depois

 

@Vanilson4   BIOS   (SELECIONADOS)

 

MAIN

 

PRIMARY IDE MASTER    <<<<< HD DE SISTEMA  (conector ide primario azul)

 

SECUNDARY IDE SLAVE     <<<<<  LEITOR DVD  (conector ide secundario cinza)

demais hds, de acordo com slots ide-sata disponiveis 

 

BOOT

 

Boot Device Priority

 

1st Boot Device - DVD (LEITOR/GRAVADOR  DE DVD)

2nd Boot Device - HD PRIMARIO (COM SISTEMA OPERACIONAL INSTALADO)

3rt Boot Device -  NONE

 

com esta configuração na bios, o sistema ira reconhecer os dispositivos instalados e inicializar o sistema.

o primeiro boot como dvd , serve para futuras atualizacoes do sistema, e ou inicializar um cd de sistema, e ou ferramentas qualquer, com disco inicializavel   

 

no menu da bios, para procurar itens, use os - cursores -, para selecionar, a tecla  - enter -

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Van Jacques, obrigado pelas dicas. Estou respondendo hoje porque tive que viajar ontem. Prosseguindo, o problema é que este HD é um Sata conectado à porta Sata da placa-mãe. Eu o desconectei e o reposicionei na segunda porta SATA para testar. Ao reiniciar o computador, o HD saiu de Third para Forth. Já nas opções de boot, Eu o coloquei agora na segunda opção, logo após o disquete (só para testes. O leitor de disquete nem está conectado), e deixei o leitor de DVD como terceira opção de boot. Ao carregar o SO, no entanto, a mesma mesagem de Boot failure aparece, como se o HD não estivesse com o Windows instalado. Eu também tomei o cuidado de remover todos os outros periféricos, deixando apenas o HD conectado. Queria me certificar de que os leitores de disquete e DVD não estavam atrapalhando. Veja como é mostrado no main:

placa.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legacy Diskette A - NONE - DISABLE

 

Primary IDE Master - HD COM WINDOWS

 

e mais nada. 

depois que a bios reconhecer o hd com windows, e inicializar o sistema, deligue e conecte o leitor de dvd no ultimo slot ide/sata disponivel, e re-0inicie o sistema novamente.

 

a sequencia de boot continua a mesma. primeiro dvd, segundo hd com sistema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!