Ir ao conteúdo

Sequencial de LEDs com 555 e 4017 não funciona

Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Postado

Montei um sequencial de LEDs com os CIs 555 e 4017, mas o resultado foi algo completamente diferente - vídeo da "obra": 

Refiz a montagem do circuito várias vezes mas o resultado continua o mesmo, o que poderá ser o problema?

Postado

Qual a tensão de alimentação?

Poste o esquema.

adicionado 5 minutos depois

Não tô conseguindo entender a ligação entre os pinos 16, 15, 14 e 13 do 4017.

É 16 no positivo.

15 e 13 do negativo.

14 ligado no pino 3 do 555.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Danie1 Net0 disse:

Tensão 12V

Tem como colocar menos?

Seus resistores parecem ser de 470R, drenam muita corrente do 4017. O ideal é de 1k pra cima, e pode usar um único resistor pra todos os leds já que não se acendem (ou pelo menos não devem) ao mesmo tempo.

O esquema tá certo, mas parece que no protoboard tá diferente.

• Curtir 1
Postado
21 minutos atrás, Mestre88 disse:

Qual a tensão de alimentação?

Poste o esquema.

adicionado 5 minutos depois

Não tô conseguindo entender a ligação entre os pinos 16, 15, 14 e 13 do 4017.

É 16 no positivo.

15 e 13 do negativo.

14 ligado no pino 3 do 555.

Se eu não estou completamente maluco e desatento foi isso que eu fiz, segue a imagem:

WhatsApp Image 2018-06-26 at 02.16.14.jpeg

• Solução
Postado

Encontrei o erro.

Os Cis. Você esticou as perninhas deles, assim dá mal contato.

Deixe-as mais fechadas, ocupando as linhas E e F do protoboard.

Uma outra coisa que tá faltando (inclusive no esquema) é um capacitor de 100nF entre o positivo e negativo.

• Curtir 1
Postado
8 horas atrás, Mestre88 disse:

Encontrei o erro.

Os Cis. Você esticou as perninhas deles, assim dá mal contato.

Deixe-as mais fechadas, ocupando as linhas E e F do protoboard.

Uma outra coisa que tá faltando (inclusive no esquema) é um capacitor de 100nF entre o positivo e negativo.

Deixei entre as linhas E e F, porém o problema persiste.... Onde deveria estar o capacitor mesmo?

adicionado 0 minutos depois
9 horas atrás, Mestre88 disse:

Tem como colocar menos?

Seus resistores parecem ser de 470R, drenam muita corrente do 4017. O ideal é de 1k pra cima, e pode usar um único resistor pra todos os leds já que não se acendem (ou pelo menos não devem) ao mesmo tempo.

O esquema tá certo, mas parece que no protoboard tá diferente.

Estou usando um de 4.7k e outro de 2.2k

Postado
26 minutos atrás, Danie1 Net0 disse:

Onde deveria estar o capacitor mesmo?

Na alimentação. 

No seu caso é uma perna na linha vermelha e a outra na azul. 

28 minutos atrás, Danie1 Net0 disse:

Estou usando um de 4.7k e outro de 2.2k

Sim, eu falava do resistor do Led. Mas com a foto já deu pra ver que é de 1k. 

O 555 também, só funciona com resistores acima de 1k. 

Se com o capacitor não resolver, só sobrou o 4017 com defeito. 

• Curtir 1
Postado
59 minutos atrás, Mestre88 disse:

Na alimentação. 

No seu caso é uma perna na linha vermelha e a outra na azul. 

Sim, eu falava do resistor do Led. Mas com a foto já deu pra ver que é de 1k. 

O 555 também, só funciona com resistores acima de 1k. 

Se com o capacitor não resolver, só sobrou o 4017 com defeito. 

Pior que o menor que eu tenho no momento é de 1uF... O oscilador estar funcionando, testei com um LED e está ok, mas o 4017 mesmo ligando e desligando o pino 14 manualmente ele não conta a sequência, existe alguma outra forma de testá-lo? 

Postado
17 minutos atrás, Danie1 Net0 disse:

Pior que o menor que eu tenho no momento é de 1uF

Coloca esse, mas acho que não é o problema.

18 minutos atrás, Danie1 Net0 disse:

O oscilador estar funcionando

Sim, pelo video da pra ver.

18 minutos atrás, Danie1 Net0 disse:

mas o 4017 mesmo ligando e desligando o pino 14 manualmente ele não conta a sequência

Lembre-se que pra testar, os pinos de entrada não podem ficar livres em momento nenhum. Se coloca um resistor ao negativo e com um pedaço de fio no positivo se aciona a entrada.

Veja se quando coloca o positivo no pino 15 a saída 3 se aciona.

Se tiver um multímetro, veja se as tensões estão realmente nos pinos do CI porque mal contato em protoboard é muito comum. Teste a continuidade de todos os pinos de entrada e alimentação.

• Curtir 1
Postado
Em 26/06/2018 às 13:13, Mestre88 disse:

Coloca esse, mas acho que não é o problema.

Sim, pelo video da pra ver.

Lembre-se que pra testar, os pinos de entrada não podem ficar livres em momento nenhum. Se coloca um resistor ao negativo e com um pedaço de fio no positivo se aciona a entrada.

Veja se quando coloca o positivo no pino 15 a saída 3 se aciona.

Se tiver um multímetro, veja se as tensões estão realmente nos pinos do CI porque mal contato em protoboard é muito comum. Teste a continuidade de todos os pinos de entrada e alimentação.

Montei o esquema da imagem anexada, com um capacitor de 47uF no botão de pressão, e as vezes a contagem vai certa do inicio ao fim, depois não começa do 0 mas vai até o 9, começa do 0 mas não vai até o 9, vai do 0 ao 9 mas pula algum no caminho... e por aí vai. Isso é indício de um funcionamento normal atrapalhado pelo ruído do botão ou de um defeito no 4017?

4017-sk-1024x489.png

Postado
36 minutos atrás, Mestre88 disse:

Sim, funciona correto mas tem ruído no botão. 

Coloca o capacitor em paralelo com o resistor, vai funcionar melhor. 

Mas então porque será que em conjunto com o 555 não funciona?

Postado
1 hora atrás, Danie1 Net0 disse:

Mas então porque será que em conjunto com o 555 não funciona?

Boa pergunta. 

Eu também já montei esse circuito várias vezes e sempre funcionou. 

Da forma que você fez, ligue o pino 3 do 555, mas mantenha o resistor de 10k do esquema acima. 

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Mestre88 disse:

Boa pergunta. 

Eu também já montei esse circuito várias vezes e sempre funcionou. 

Da forma que você fez, ligue o pino 3 do 555, mas mantenha o resistor de 10k do esquema acima. 

No caso, o resistor saindo do pino 3 do 555, certo?

Postado

Realmente faltava um capacitor, coloquei um eletrolítico de 1uF na trilha de alimentação e funcionou. Seria um ruído na alimentação a causa do problema?

Postado
43 minutos atrás, Danie1 Net0 disse:

Seria um ruído na alimentação a causa do problema?

Sim.

Já tive vários problemas parecidos com este e o problema é sempre esse capacitor.

Essa maneira esquisita de fazer a sequencia, igual aparece no vídeo do primeiro post eu ainda não tinha visto, por isso fiquei meio que na dúvida.

O post acima, onde eu menciono o capacitor pode marcar como resolvido. Vai servir para outras pessoas que tiverem o mesmo problema.

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, Mestre88 disse:

Sim.

Já tive vários problemas parecidos com este e o problema é sempre esse capacitor.

Essa maneira esquisita de fazer a sequencia, igual aparece no vídeo do primeiro post eu ainda não tinha visto, por isso fiquei meio que na dúvida.

O post acima, onde eu menciono o capacitor pode marcar como resolvido. Vai servir para outras pessoas que tiverem o mesmo problema.

E qual seria a maneira "não esquisita"? rsrs

Postado
1 minuto atrás, Danie1 Net0 disse:

E qual seria a maneira "não esquisita"? rsrs

Geralmente não funciona, o contador simplesmente trava. Ou então fica repicando igual quando você usou o botão, mas sem acender vários Leds de uma vez.

Postado
1 minuto atrás, Mestre88 disse:

Geralmente não funciona, o contador simplesmente trava. Ou então fica repicando igual quando você usou o botão, mas sem acender vários Leds de uma vez.

Você tem algum circuito para exemplificar? É sempre bom conhecer outras formas...

Postado
1 minuto atrás, Danie1 Net0 disse:

Você tem algum circuito para exemplificar? É sempre bom conhecer outras formas...

No caso eu falava sobre defeitos que podem ocorrer nesse circuitos. O defeito do seu, eu nunca tinha visto.

Pra esse tipo de sequencial não tem muito "milagre". O mais simples é da forma que você fez mesmo.

Até me fez eu lembrar que eu fiz um sequencial desses no Natal de 2001 e coloquei na árvore de Natal daqui de casa. No lugar dos Leds eu usei 40 lâmpadas dessas instalações "xing ling", o led ainda era caro.

Postado
12 minutos atrás, Mestre88 disse:

No caso eu falava sobre defeitos que podem ocorrer nesse circuitos. O defeito do seu, eu nunca tinha visto.

Pra esse tipo de sequencial não tem muito "milagre". O mais simples é da forma que você fez mesmo.

Até me fez eu lembrar que eu fiz um sequencial desses no Natal de 2001 e coloquei na árvore de Natal daqui de casa. No lugar dos Leds eu usei 40 lâmpadas dessas instalações "xing ling", o led ainda era caro.

Ah, sim. Estou iniciando meus estudos agora, fico feliz por ter conseguido resolver o problema, também agradeço pelas respostas e a sua paciência.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...