Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade até R$ 2.000,00


Posts recomendados

Bom dia, amigos.

 

Desisti de trocar a placa-mãe (queimou). Vou vender meu processador que está funcional e minhas memórias DDR3.

 

Enfim, humildemente, peço vossa ajuda para fazer o melhor upgrade possível até o teto de 2000.

 

Objetivo do computador: jogos em full HD (já utilizo full HD hoje).

 

Imagino que um possível upgrade seria trocar o kit placa-mãe + processador + memórias. Então, minha configuração atual e meus planos para as peças são (se tiverem ideia diferente, não tem problema, pode sugerir do mesmo jeito):

 

Itens para troca:

 

placa-mãe GIGABYTE GA-H87M-HD3 (queimada)
PROCESSADOR INTEL CORE I5 4670 (vou vender)
MEMÓRIA KINGSTON 2x 4GB 1600MHZ DDR3 (vou vender)

 

Demais Itens:

 

FONTE EVGA 500W (Bronze)
HD SEAGATE 1 TB SATA 3 7200 RPM
MONITOR SAMSUNG SYNCMASTER S23B550V 23'
PLACA DE VÍDEO ASUS GTX 1060 6GB DUAL FAN
SSD SAMSUNG EVO 840
GABINETE COUGAR 67M3

 

 

Desde já, muito obrigado.

 

Abraços.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Orçamento:

 

Processador:

Ryzen 5 2600 no BoaDica -> R$ 850,00 

 

placa-mãe:

ASUS PRIME B350M-K - https://www.pichau.com.br/placa-m-e-asus-prime-b350m-k-socket-am4-chipset-amd-b350 -> R$ 430,00 (com frete)

 

Essa serve? Foi a mais barata que achei das B350.

 

Memória:

https://www.boadica.com.br/pesquisa/mem_cpu/precos?ClasseProdutoX=3&CodCategoriaX=14&XT=9&XK=10&curpage=2

 

Essas cruciais de ~R$ 380,00 são boas? Ou recomenda outra marca?

 

 

Inclusive, se os preços forem estes mesmos, posso até pensar em botar duas memórias de 8.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela longevidade da plataforma, eu iria num R5 2600 ou 2600X com uma B350 (barata mas boa recomendo a AB350M Gaming 3) e 8gb DDR4 Crucial, BallistiX ou Corsair, 2400mhz ou mais, se couber no orçamento. É sempre bom conferir se a memória está na lista QVL da placa-mãe selecionada pra evitar dores de cabeça.

 

Lembrando que tem que pedir no chat pra loja atualizar a BIOS da B350 antes de enviar, senão n reconhece Ryzen 2a geração. As lojas q fazem isso são Terabyte e Pichau (ou vendedor de ML).


Se pretende fazer OC, a Asus TUF B350M Gaming ou Asus B350 Prime Plus, ou Asus B350-F Strix, ou B350 Tomahawk são os melhores custo-benefício com os melhores VRM.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi. Vê se assim fica melhor:

 

Processador: Ryzen 5 2600 no BoaDica -> R$ 850,00 

 

placa-mãe: GA-AB350M-Gaming 3 (rev. 1.0) no BoaDica -> R$ 540,00

 

Memória (todas 8gb 2400):

 

HyperX R$ 385,00

https://www.boadica.com.br/produtos/p141516

 

Ballistix R$ 420,00

https://www.boadica.com.br/produtos/p148159

 

Vengeance R$ 450,00

https://www.boadica.com.br/produtos/p139593

 

Qual é melhor? Essas são boas?

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Silver Storm No caso da mobo, vai pegar em mãos em alguma loja fisica? Lembra que tem q pedir pra loja atualizar a BIOS senão você fica na mão, heheh.

 

4 minutos atrás, Silver Storm disse:

Todas as marcas q você linkou são boas, mas essa é a mais barata, e se for mesmo exatamente essa q eles dizem ser (modelo HX424C15FB/8) ela está na QVL da GA-AB350M-Gaming 3, então é uma excelente opção se você pegar por 385

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom saber! = )

 

Surgiu uma dúvida. Na descrição desta placa-mãe, tá escrito:

 

Support for DDR4 3200(O.C.)/2933(O.C.)/2667*/2400/2133 MHz memory modules
* Support for higher than DDR4 2667 MHz may vary by CPU.

 

No site da AMD para o R5 2600 tem escrito:

 

Velocidade máxima da memória: 2933MHz

 

Dúvidas:

 

a) 2933 = 3000 ou são frequências totalmente diferentes? (assim, saberei o máximo da minha plataforma)

 

B) vale a pena investir um pouco mais pra pegar velocidade máxima da minha plataforma ou esse 2400 mhz dá pouca diferença?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Silver Storm

11 minutos atrás, Silver Storm disse:

a) 2933 = 3000 ou são frequências totalmente diferentes? (assim, saberei o máximo da minha plataforma)

Na teoria são diferentes, na prática é uma diferença tão pequena que é irrelevante.

 

11 minutos atrás, Silver Storm disse:

B) vale a pena investir um pouco mais pra pegar velocidade máxima da minha plataforma ou esse 2400 mhz dá pouca diferença?

Se a diferença de preço for pouca, vale. Mas você sempre pode pegar 2400mhz e fazer OC pra 2666 ou mesmo 3000.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Steeveantonichen disse:

@Silver Storm

Na teoria são diferentes, na prática é uma diferença tão pequena que é irrelevante.

 

Se a diferença de preço for pouca, vale. Mas você sempre pode pegar 2400mhz e fazer OC pra 2666 ou mesmo 3000.

 

Essa questão de 2933 = 3000, eu perguntei porque não achei no BoaDica memória de 2933, mas tem de 3000mhz. Esta última serviria pra minha plataforma?

 

A diferença financeira é boa. Exemplo:

 

2400mhz - 2x HyperX Fury de 385,00 = R$ 770,00

 

3000mhz - só achei "kits". Esse é o mais barato > https://www.boadica.com.br/produtos/p140449 = R$ 1.050,00

 

Recomendaria comprar as de 2400 e fazer overclock pra 3000, por exemplo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Silver Storm É porque as fabricantes sempre anunciam 3000mhz mesmo. Tem mobo q vai mostrar 3000 na BIOS e tem mobo q vai mostrar 2933. É uma diferença mt pequena, tanto faz na verdade. Normalmente você vai achar memórias com mais mhz por preço parecido no ML. Em outros sites vai ser sempre + caro.

Como tu achou essa 2400 por 385 eu iria nela mesmo, se for exatamente aquele modelo por esse preço. Todos os sites normais o pente de 8gb começa em 440, 450 pila, essa HyperX por 385 tá uma pechincha.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Silver Storm Bom dia! Se você quiser por essa memória por simplesmente querer valores mais altos, tudo bem, mas apenas para jogos, você pode comprar no ml essa mesma memória, de 1866mhz por um preço melhor, compensando até pegar 2 x 8gb. É só uma dica, vou fazer isso no meu pc

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Steeveantonichen hehe obrigado pela força. vou ver se pego ela então, pois realmente o preço tá menor que outros que vi. Só restou mais uma questão:

- Vale a pena fazer over de memória? Isso reduz a vida útil dela?

 

@Claudecir Torrezan Posta aí o link do ML . Se o preço compensar eu compro de lá. Como vou mudar 3 peças de uma vez, minha preferência seria pelo boa dica mesmo, pois poderia comprar e testar as peças no mesmo dia. Mas se valer o preço ...  ^^

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DDR4 HyperX 2133mhz de 8gb está saindo por R$429 nesse link. (perdão, errei ao dizer que era 1866mhz, confundi aqui)

adicionado 2 minutos depois

850 + 540 + 860 ( 2 x 430) : R$2250, passa em 250 seu orçamento

 

adicionado 3 minutos depois

placa-mãe Asus (am4) Prime A320m-a Ddr4 está saindo por R$436, com suporte para 4 ddr4

adicionado 5 minutos depois

Se for para comprar e testar no mesmo dia, com certeza compensa pelo boa dica, indiquei esse de ML por ajudar você a ganhar mais 8gb de ram.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Silver Storm disse:

vale a pena investir um pouco mais pra pegar velocidade máxima da minha plataforma ou esse 2400 mhz dá pouca diferença?

A velocidade da memória tanto faz se você for utilizar placa de vídeo dedicada, pode ser 2133MHz ou 3200MHz não vai mudar em nada. Apenas faz diferença caso use gráficos integrados, que não é o seu caso. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, theblackmage disse:

A velocidade da memória tanto faz se você for utilizar placa de vídeo dedicada, pode ser 2133MHz ou 3200MHz não vai mudar em nada. Apenas faz diferença caso use gráficos integrados, que não é o seu caso. 

 

 

Eu sei que esse assunto já foi discutido aqui no fórum. Confesso que não acompanhei, mas penso que influencia sim, mesmo que em baixa quantidade.

 

Vide esse site com uma tabela de testes no item 4:

 

https://targethd.net/memoria-ram-cinco-mitos-que-voce-nao-deve-cair/

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Silver Storm disse:

Eu sei que esse assunto já foi discutido aqui no fórum. Confesso que não acompanhei, mas penso que influencia sim, mesmo que em baixa quantidade.

 

Vide esse site com uma tabela de testes no item 4:

 

https://targethd.net/memoria-ram-cinco-mitos-que-voce-nao-deve-cair/

Segue um teste feito pelo Clube do Hardware com uma GTX 970 4GB, desempenho semelhante à sua GTX 1060 6GB, sobre dual e single channel. 

 

A diferença é de no máximo 2 ou 3 FPS, na maioria dos jogos, ou até mesmo nenhum. Chega a ser irrelevante. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, theblackmage disse:

Segue um teste feito pelo Clube do Hardware com uma GTX 970 4GB, desempenho semelhante à sua GTX 1060 6GB, sobre dual e single channel. 

 

A diferença é de no máximo 2 ou 3 FPS ou até mesmo nenhum. 

 

Sim sim. Esse daí eu já tinha lido e concordo 100% que single ou dual não tem diferença. A questão é a frequência da memória 2400 mhz e 3000 mhz.

 

A diferença para jogos entre as duas frequências existe e é pequena, sei disso. Só não sei quantificar em valores se vale o investimento ou a economia. ^^

 

Pelo preço das coisas, vou acabar levando dois pentes desses de 2400 mhz que já vai ultrapassar meu orçamento em uns 200 reais. Enfim, vou botar as peças antigas pra vender com urgência.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Matou a pau! = )

 

Agora sim. Vou ficar tranquilo com relação à frequência. Vou na 2400 mhz que tá ótimo preço. To satisfeito.

 

Se der tudo certo, então, até o sábado eu compro:

 

Processador: Ryzen 5 2600 no BoaDica -> R$ 850,00 

Placa-mãe: GA-AB350M-Gaming 3 (rev. 1.0) no BoaDica -> R$ 540,00

Memória HyperX Fury 2x R$ 385,00 = R$ 770,00

TOTAL: R$ 2.160,00

 

Bom, agradeço fortemente a ajuda de todos. Apesar de ser meio iniciante, sou da velha guarda do CdH e, como o costume antigo, se der eu posto as fotos das peças, pc e conto como foi o resultado final.   = )

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Silver Storm @theblackmage Atenção! cuidado ao linkar e usar benchmarks antigos pra cravar um argumento. Os Ryzen foram lançados no ano passado e eles tem uma tecnologia chamada Infinit Fabric que faz uso das maiores velocidades de memória para dar mais desempenho à CPU. Não é algo gritante, mas definitivamente n é algo q se diga q "n vai mudar em nada". Em alguns jogos dá 5% só, mas em outros chega a quase 20%. Sugiro ver esse vídeo, mas tem vários outros por aí sobre isso. Agora claro e evidente, essa diferença tem q ser compensada no preço, n adianta ser 10% mais rápido e custar 20% mais... por isso recomendei ver os preços, se tiver uma 3000mhz por 10 ou 20 reais mais caro q uma 2400 (que no ML n é difícil achar), vale à pena.. ou então, melhor ainda, comprar 2400 e fazer OC.

 

Citação

Processador: Ryzen 5 2600 no BoaDica -> R$ 850,00 

Placa-mãe: GA-AB350M-Gaming 3 (rev. 1.0) no BoaDica -> R$ 540,00

Memória HyperX Fury 2x R$ 385,00 = R$ 770,00

TOTAL: R$ 2.160,00

Ficou ótimo

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala, galera!

 

Mais uma vez agradeço vossa ajuda!

 

Montei o bichinho, ficou bonzão. = )

 

Só tive que abandonar o perfeito Windows 7 e migrar para o tortuoso Windows 10, mas fora isso, tudo show = )

 

Seguem as fotos prometidas (só não reparem, pois sou péssimo fotógrafo):

 

cJSj4a.jpg

 

 

 

 

 

HhaWBx.jpg

 

 

 

 

OBQvyj.jpg

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No cable management eu to mal rsrs. você ainda foi gentil ao não citar as censuras do gabinete. kkkkkkkkkkkk

 

Funcionou tudo de primeira. O único inconveniente de todos foi realmente a troca de windows.

->Edit: "Ah, você perguntou se funcionou de primeira porque na foto a placa de vídeo ainda tá sem a alimentação, né rsrs. Eu tinha acabado de espetar ela, mas ainda tava fazendo o meu maravilhoso cable management rsrs" fim edit.

 

Eu não testei OC da memórias não. Na verdade eu não sei nada sobre o assunto... Tem alguma contra indicação? Tipo de reduzir a vida útil delas ou de outra peça?

 

Eu cheguei a ver na BIOS a opção do multiplicador e tal, mas resolvi não mexer sem prévia pesquisa. Se você disser que é só chegar e trocar de boa eu faço ^^

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...