Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, boa noite

Infelizmente hoje morreu a minha placa-mãe Gigabyte H97M-DS3P. Fiz o breadboarding, montei ela sobre um papelão somente com a fonte (Thermaltake 600W) e o processador. Ela liga e depois de meio segundo, desliga e fica nesse loop. Tirei a fonte, aterrei o pino do cabo verde e a fonte liga normalmente. Testei todas as voltagens e estão todas dentro dos limites. Em nenhum momento o alto falante da placa sinalizou nada, e até então ele havia estado sinalizando normalmente o beep de post e boot.

Se for o processador, não há mais placa LGA1550 por aí, se for a placa-mãe, vice e versa. Então decidi comprar outro conjunto, porque eu já tenho tido problemas com estabilidade faz alguns meses e formatação resolveu por somente algumas semanas.

Como eu já tenho uma placa de vídeo GTX 970 da EVGA e os HDDs que, segundo o CrystalDisk estavam o SSD saudável e o HDD em alerta. Note que o sistema operacional roda no SSD e o HDD serve para deposito geral de arquivos.

Além disso, minhas memórias DDR3 1333MHz da kingston também não vão me servir, então decidi comprar o seguinte:

- Placa-Mãe MSI p/ Intel LGA 1151 mATX B360M MORTAR DDR4

- Processador Intel Core i5-8400 Coffee Lake 8a Geração, Cache 9MB, 2.8GHz (4.0GHz Max Turbo), LGA 1151 Intel UHD Graphics 630 - BX80684I58400

-Memória Kingston HyperX FURY 8GB 2400Mhz DDR4 CL15 Black - HX424C15FB2/8

Gostaria de saber a opinião geral da galera. Eu não tenho nenhuma intenção de fazer overclock, embora a máquina seja para, entre outras coisas, jogos. Acho que escolhi uma placa-mãe sem muitos recursos extras, uma vez que não pretendo mais do que plugar minha placa de vídeo e discos rígidos e funcionar ela.

Aceito críticas e comentários sobre a minha escolha.

Postado

Eu recomendaria um Ryzen 5 2600 (costuma estar mais barato na Cissa Magazine) + B350 (na Terabyte tem a B350-F da ASUS e na Pichau tem a AB350M-Gaming 3 da Gigabyte, as duas lojas atualizam a BIOS se você pedir) + 8GB DDR4 (dá pra pegar no Mercado Livre por ótimos preços, segue um link: HyperX Fury 8GB 2400MHz.

Porque?

-Vai ter a mesma performance que o i5 8400, visto que você vai usar uma GTX 970.

-Vai ter uma melhor margem de uso, visto que ele tem o dobro de threads que o i5 8400, isso garante uma melhor longevidade.

-Vai vir com um coolerbox melhor.

-Vai oferecer uma plataforma com mais possibilidades de upgrade, oferecendo lançamentos até 2020, isso também ajuda no quesito de trocar placa-mãe no futuro se a sua der problema, já que placas-mãe para o processador ainda vão estar sendo vendidas em 2021 por exemplo.

-Embora não tenha interesse em fazer overclock, a possibilidade ainda existe, então se um dia tiver interesse, você vai poder fazê-lo.

Não vejo nenhuma vantagem em comprar o i5 8400 nessa situação.

• Curtir 5
  • Obrigado 1
Postado
Em 08/07/2018 às 18:36, ClinkLinck disse:

Eu recomendaria um Ryzen 5 2600 (costuma estar mais barato na Cissa Magazine) + B350 (na Terabyte tem a B350-F da ASUS e na Pichau tem a AB350M-Gaming 3 da Gigabyte, as duas lojas atualizam a BIOS se você pedir) + 8GB DDR4 (dá pra pegar no Mercado Livre por ótimos preços, segue um link: HyperX Fury 8GB 2400MHz.

Porque?

-Vai ter a mesma performance que o i5 8400, visto que você vai usar uma GTX 970.

-Vai ter uma melhor margem de uso, visto que ele tem o dobro de threads que o i5 8400, isso garante uma melhor longevidade.

-Vai vir com um coolerbox melhor.

-Vai oferecer uma plataforma com mais possibilidades de upgrade, oferecendo lançamentos até 2020, isso também ajuda no quesito de trocar placa-mãe no futuro se a sua der problema, já que placas-mãe para o processador ainda vão estar sendo vendidas em 2021 por exemplo.

-Embora não tenha interesse em fazer overclock, a possibilidade ainda existe, então se um dia tiver interesse, você vai poder fazê-lo.

Não vejo nenhuma vantagem em comprar o i5 8400 nessa situação.

Clink, valeu pela dica. Sempre depois que monto o meu sistema eu fico por fora do assunto e realmente me parece que o 2600 da AMD tem mais vantagens (sobretudo a continuidade garantida ate 2020 porque quando Sera que o 1151 vaincair?). Mas voce dissertation do overclock no future. Essa placa-mãe da Gigabyte suporta então eu tenho que pegar o Ryzen 5 2600X e nao o 2600, Certo?

Valeu

• Haha 1
Postado
12 horas atrás, SigNovak disse:

Clink, valeu pela dica. Sempre depois que monto o meu sistema eu fico por fora do assunto e realmente me parece que o 2600 da AMD tem mais vantagens (sobretudo a continuidade garantida ate 2020 porque quando Sera que o 1151 vaincair?). Mas voce dissertation do overclock no future. Essa placa-mãe da Gigabyte suporta então eu tenho que pegar o Ryzen 5 2600X e nao o 2600, Certo?

Valeu

Todos os Ryzen disponibilizam overclock, os X são aqueles que tem turbo Boosts eficientes. Tão eficientes que nem precisa overclockar, mas ele custa 200 pilas a mais.

• 2 semanas depois...
Postado

Chegaram as peças e montei o PC ontem. Funcionou certo e estou satisfeito, embora não pude fazer nenhum teste de desempenho porque preciso trabalhar. Somente uma coisa está me incomodando: O cooler do processador parece uma cigarra com fôlego infinito. Tem um barulho agudo que inclusive pensei ser um grilo no meu quarto mas é o cooler do processador. Será que esse barulho some com o tempo? A caixa do processador estava lacrada corretamente quando o abri.

Também o Boot Manager do Windows 10 está em outro disco que não o SSD em que eu instalei o sistema operacional, não sei porque... Mas já li em alguns forums que com o EasyBCD dá pra acertar isso.

Postado
2 horas atrás, SigNovak disse:

Tem um barulho agudo que inclusive pensei ser um grilo no meu quarto mas é o cooler do processador. Será que esse barulho some com o tempo? A caixa do processador estava lacrada corretamente quando o abri.

Vish, dá uma olhada nisso aí que pode ter algum fio pegando no cooler, ou ele pode estar frouxo.

Os Wraith costumam ser silenciosos (para um coolerbox).

Postado

Eu arrumei o tema do boot instalando novamente oWindows no SSD sem os outros discos conectados. Depois com o diskpart zerei aquele que tinha informações de boot.

Agora sobre o Cooler, assim que der eu vou desmontar e montar ele de novo ai eu te digo o que aconteceu, Clink. A CPU esta fria. 30 a 35

Valeu. Aquele abraço.

• Curtir 1
Postado

Opa

Não é o Cooler que veio com o processador, mas esta vindo da minha fonte. Hoje eu chequei e liguei a máquina sem a tampa e está claro que é a fonte. Uma CX750W que eu tinha parada.

Como não fazia esse barulho quando eu ligava ela aterranto o pino verde, não deve ser o ventilador mais sim alguma bobina tremendo la dentro. Eu vi um cara no youtube usando cola quente pra fazer ela parar. Vou tentar.

• Curtir 1
Postado

Então, eu segui o procedimento que esse cara mostra:

Mas não deu certo para mim não. Eu coloquei outra fonte, uma de 600W e o PC tá um silêncio mesmo. Eu tinha ligado a fonte de 750W aterrando o pino verde e não tinha esse coil whine. Mas quando ficou sob carga é que o problema aconteceu. Eu vou tentar dar um jeito de colocar uma escora flexível nessa bobina pra ver se para com o barulho.

No que se refere ao motivo do tópico deu tudo certo e estou satisfeito. Eu tenho mais tempo no fim de semana pra testar o desempenho da máquina.

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, SigNovak disse:

Eu coloquei outra fonte, uma de 600W

Se certificou de ser uma fonte de qualidade?

Se bem que você vai usar temporariamente, mas né, cuidado nunca é pouco.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...