Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recommended Posts

algoritmo "semnome"
// Função :
// Autor :
// Data : 02/07/2018
// Seção de Declarações 
var
polt: vetor [1..48] de real
polts: vetor [1..48] de inteiro
canc, menu, pol: inteiro
i, j, m, cont, Tot, Totg: inteiro
resp, respc: literal
inicio
Totg <- 870
para i de 1 ate 48 faca
     polt[i] <- i
fimpara
menu <- 0
enquanto menu <> 5 faca
         limpatela
         escreval()
         escreval("  ******* Bem vindo a Lios Ayrline *******  ")
         escreval("  ****************************************  ")
         escreval()
         escreval("      ESCOLHA UMA OPÇÃO PARA INICIAR        ")
         escreval("****[1] - Mostrar o mapa de poltronas*******")
         escreval("****[2] - Comprar passagens*****************")
         escreval("****[3] - Trocar passagens******************")
         escreval("****[4] - Cancelar passagem*****************")
         escreval("****[5] - Finalizar*************************")
         escreval("  ****************************************  ")
         escreval()
         escreva ("DIGITE UMA OPÇÃO PARA CONTINUAR -> ")
         leia(menu)
         limpatela
         
// MENU 1 -> MOSTRAR A TELA
se menu = 1 então
   cont <- 1
// MOLDANDO A TELA DE MOSTRAR MAPAS DE POLTRONAS
   escreval("****  Opção: Mostrar o mapa de poltronas *******")
   escreval("****     ->       Poltronas       <-     *******")
   para j de 1 ate 12 faca
          escreval ("****          ", polt[cont]:3, "  ", polt[cont+1]:3, polt[cont+2]:3,"   ", polt[cont+3]:3,"          *******")
          cont <- cont+4
   fimpara
// MOLD TERMINADO E INICIANDO TELAS DE OBS E OPÇÕES
         escreval()
         escreval("**** ->   OBS:Com numeros estão vazias <-*******")
         escreval("**** ->   OBS:Com zero estão vendidas  <-*******")
//TELA DE OPÇÕES
         escreval()
         escreval("Para escolher a sua poltrona aperte [2]   ")
         escreval("Para voltar ao menu inicial aperte [6]   ")
         escreva("Digite a sua opção - >   ")
         leia(menu)
// MENU 2 LIMPA A PLANILHA E ENTRA NA OPÇÃO 2 LOGO ABAIXO
         se menu = 2 então
         fimse
fimse
Limpatela
Escreval ( )

// MENU 2 -> COMPRAR PASSAGEM//
se menu = 2 então
   cont <- 1
   escreval("****       Opção: Comprar passagem       *******")
   escreval("****     ->       Poltronas       <-     *******")
   para j de 1 ate 12 faca
          escreval ("****          ", polt[cont]:3, "  ", polt[cont+1]:3, polt[cont+2]:3,"   ", polt[cont+3]:3,"          *******")
          cont <- cont+4
   fimpara
// DEPOIS DE APRESENTADO O MAPA DE POLTRONAS, TA NA HORA DE ESCOLHER A DESEJADA //
          escreval(                             )
          escreva ("Qual poltrona você deseja escolher -> ")
   leia (i)
// CASO A POLTRONA ESTEJA DIFERENTE DE 0 (OCUPADA), APARECE A MENSAGEM E A CONFIRMAÇÃO DE RESERVA
   se polt[i] <> 0 então
      escreval (" -> Poltrona livre. Deseja Adquirir? " )
      escreval()
      escreval( "Para Sim -> aperte [s] | Para Não -> aperte [n]")
      escreva( "Digite a opção desejada -> ")
      leia(resp)
      se resp = "s" então
         polt[i] <- 0
         polts[i] <- i
         escreval ("Poltrona", i , " selocionada com sucesso")
         escreval ("--------------------------------------")
// APRESENTA NOVAMENTE O MENU PERGUNTANDO SE DESEJA FINALIZAR TUDO OU SO DESEJA RETORNAR AO MENU PRINCIPAL
         escreval ("Para finalizar a sua compra digite [5}")
         escreval ("Para ir ao menu principal e realizar qualquer outra operação aperte [6]")
         escreval ( )
         escreva ("Digite sua opção -> ")
         leia(menu)
      fimse
// SE A POLTRONA TIVER O '0'(OCUPADA), APARECE A MENSAFEM E DA A OPÇÃO DE VOLTAR PRO MENU PRA REFAZERA A OPERAÇÃO)
   senao
        se polt[i] = 0 então
           escreval ("Desculpe! A poltrona ja esta ocupada. Volte ao menu apertando a tela [6]")
           leia (menu)
        fimse
   fimse
fimse

// MENU 3 -> TROCANDO PASSAGEM
se menu = 3 então
   cont <- 1
   escreval("****       Opção: Trocar passagem        *******")
   escreval("****     ->       Poltronas       <-     *******")
   para j de 1 ate 12 faca
         escreval ("****          ", polt[cont]:3, "  ", polt[cont+1]:3, polt[cont+2]:3,"   ", polt[cont+3]:3,"          *******")
         cont <- cont+4
   fimpara

//se polt[i] <> 0 então
escreval("   Qual a poltrona que você deseja trocar?     ")
escreva ("   Digite o número da sua poltrona -> ")
leia(i)
polt[i] <- i
polts[i] <- 0
escreval()
escreval ("  POLTRONAS COM O NÚMERO 0 JÁ ESTÃO OCUPADAS")
escreva  ("  Qual poltrona você deseja? -> ")
leia(i)
se polt[i] = 0 então
   escreval ("***** Desculpe! Poltrona já ocupada *****")
   timer(4000)
   timer(0)
   limpatela()
senao
     se polt[i] <> 0 então
        polt[i] <-  0
        polts[i] <-  i
      fimse
      escreval()
      escreval(" ***** Troca realizada com sucesso! ***** ")
      escreval()
      escreval()
      timer(1500)
      timer(0)
      limpatela()
      escreval("Para fazer uma nova compra ou retornar ao menu principal digite [6]")
      escreval("Para finalizar a sua compra digite [5]")
      escreva ("Digite a opção desejada -> ")
      leia (menu)
      escreval
     fimse
fimse
//MENU 4 -> cancelar passagem
se menu = 4 então
   cont <- 1
   escreval("****       Opção: Cancelar passagem      *******")
   escreval("****     ->       Poltronas       <-     *******")
   para j de 1 ate 12 faca
         escreval ("****          ", polt[cont]:3, "  ", polt[cont+1]:3, polt[cont+2]:3,"   ", polt[cont+3]:3,"          *******")
         cont <- cont+4
   fimpara
   escreval()
   escreval ("Qual a poltrona que você deseja cancelar?   ")
   escreva  ("Digite o numéro da poltrona -> ")
   leia(i)
   se (i <> 0) então
      polt[i] <- i
      polts [i] <- 0
      escreval ("Passagem cancelada com sucesso!")
      escreva (" Retorne ao menu principal digitando [6] -> ")
      leia (menu)
      
   fimse
fimse

//menu 5 vai finalizar e contar quanto foi gasto
       se menu = 5 então
          escreval()
          escreval ("Deseja finalizar sua compra?")
          escreval ("Para Sim -> aperte [s] | Para Não -> aperte [n]")
          escreva  ("Digite a sua opção -> ")
          leia(respc)
          se (respc = "s") então
             escreva()
             para i de 1 ate 48 faca
               se (polts[i] <> 0 ) então
                  Tot <- Tot + 1
                  timer(1000)
                  timer(0)
                  limpatela()
               fimse
            fimpara
          senao
               se (respc= "n") então
                  menu <- 6
                  timer(1500)
                  timer(0)
                  limpatela()
               fimse
          fimse
       fimse

fimenquanto

// dando o total pago)
escreval("---")
escreval("Total de passagem: ", Tot)
escreval("Valor total das passagens foi:" , " R$ ", Tot * Totg:4:2)
escreval("----")
escreval("Desejamos a você uma otima viagem!")

Eu preciso que nesse código, ao reservar uma cadeira o mapa apareça "--" invés de 0. E preciso que ao trocar essa cadeira por outra, volte a numeração da cadeira na ordem correta e o "--" vá para a outra.

O que acontece agora é que aparece um zero quando reservo, "0", e quando troco o zero realmente vai pra outra poltrona, mas a que estava antes não fia na numeração correta. Na que estava antes fica o número 1

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá @Luis Fillipe.

 

1#

Sobre:

2 horas atrás, Luis Fillipe disse:

Eu preciso que nesse código, ao reservar uma cadeira o mapa apareça "--" invés de 0.

 

Tem algumas formas, uma delas seria em vez de usar um vetor de inteiro, usar um vetor de caractere (literal). Ai armazenaria "--" em vez de 0. Lembrando números também podem ser representados por caracteres... só que em vez de, por exemplo, 14, seria "14".... como o i é do tipo inteiro, poderá converter de inteiro para caractere e jogar no vetor.

 

 

 

2#

2 horas atrás, Luis Fillipe disse:

E preciso que ao trocar essa cadeira por outra, volte a numeração da cadeira na ordem correta e o "--" vá para a outra.

O que acontece agora é que aparece um zero quando reservo, "0", e quando troco o zero realmente vai pra outra poltrona, mas a que estava antes não fia na numeração correta. Na que estava antes fica o número 1


Então, qual a lógica para posição antiga? se não me engano, é a própria posição do vetor, logo, seria igual a i (ou a variável que está representando a posição). Se for seguir a sugestão 1#, obviamente teria que converter também de inteiro para caractere.

 

 

****

 

No aguardo.

 

 

 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×