Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Essa mudança de placa-mãe resolve problemas?


Posts recomendados

Boa noite pessoal! Estou com sérios problemas com meu pc desde que eu comprei ele, eu era mais leigo no assunto do que sou hoje, e acabei sendo iludido e me ferrei haha

Me venderam um pc com as seguintes configurações:

PROCESSADOR: FX 6300 3.5ghz (fiz clock pra 4.0)

COOLERMASTER HYPER TX3 EVO

MOBO( O LIXO DO LIXO) : Asrock n68-gs4 FX

PLACA DE VÍDEO: GALAX GTX 960 2GB 

RAM: 1X8 Hyperx Fury 8GB DDR3

FONTE Corsair cx600w selo 80 plus

Então, desde que comprei tive problemas no GTA IV, CS GO, GTA V, BF4 e PUBG, jogos que meu PC dava conta de rodar com um fps bom, porém o problema principal são as quedas bruscas, então em um momento estava liso e de repente por 10,15 segundos o fps cai de 50 pra 20,25 fps e fica lagando ai volta ao normal e fica nesse ciclo!

Comprei forza horizon 3 pro pc e fiquei feliz pois consegui rodar o jogo bem aos 30,40 e as vezes chega a 50 fps.. o problema é que após 40 minutos a 1 hora e pouco de jogo, meu jogo apresenta problemas, ele trava e fica um bom tempo na tela do jogo travado, e do nada volta pra área de trabalho.. testei as memórias limpando com borracha mas elas sempre ficam na faixa de 6800 a 7400 de uso, o máximo que vi foi 7600.. a placa de vídeo com 2gb que não é o certo pro jogo mas consegue manter, e vi várias pessoas na internet rodando o jogo com 2gb de vídeo deboa sem problemas! A fonte é 600w, acredito que por isso só acontecer no forza ela não seja culpada

Não sei o que fazer, mas um rapaz do fórum me indicou uma placa de chipset 970 pois a minha é essa horrível.. e pensei em pegar a seguinte:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-911283553-placa-me-gigabyte-amd-socket-lga-am3-ga-970a-ds3p-am3-_JM

Se tiver alguém ai que teve a mesma placa-mãe e trocou por essa ou semelhante e teve problemas resolvidos por favor me diga haha

Eu queria saber se eu pegar essa placa ela irá funcionar perfeitamente sem problemas com esses meus outros componentes, o fx 6300, a 960 a memoria e a fonte.. e qual a probabilidade ou chances de resolver esse e os outros problemas que relatei de fps inconstante em jogos que o pc se encarrega de rodar, porém parece que a placa-mãe limita o processador e os outros componentes.. 

Obrigado pela atenção!

OBS: Utilizei programas para testar o HD e não ocorreu erro algum. Sobre testar as memórias, baixei o BlueScreenView porém não aparece nada quando eu abro ele :(

OBS2: A temperatura do processador e da placa de vídeo estão normais, a placa não passa de 40 graus e quando passa chega no máximo em 55.. o processador máximo que vi foi 54 graus..

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentou formatar?

 

Se for pra trocar de placa-mãe, eu não gastaria tanto assim em placa-mãe de plataforma morta.

Pegue uma Gigabyte GA-78LMT-USB3 R2, estou usando essa e quaisquer problemas que eu tinha com minha placa-mãe antiga (M5A78L-M LX da ASUS) foram resolvidos. Dá pra achar na casa dos 300 reais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, ClinkLinck disse:

Tentou formatar?

 

Se for pra trocar de placa-mãe, eu não gastaria tanto assim em placa-mãe de plataforma morta.

Pegue uma Gigabyte GA-78LMT-USB3 R2, estou usando essa e quaisquer problemas que eu tinha com minha placa-mãe antiga (M5A78L-M LX da ASUS) foram resolvidos. Dá pra achar na casa dos 300 reais.

Sim, formatei um pouco depois que comprei e baixei pra testar, aumentou uns fps mas essa travada continuou do mesmo jeito, mesmo eu instalando todos os drivers etc e tal, por que plataforma morta? 

Pois é eu tava pensando nisso, você acha que essa GA-78LMT-USB3 R2 pode amenizar algo?

Tirei uma foto do afterburner após a ultima travada, acha que tem algo ai que pode ter causado por excesso, falta ou algo do tipo? 

essa placa? 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-995580724-placa-me-gigabyte-ga-78lmt-usb3-r2-ddr3-socket-lga-am3-am3-_JM

O fato dos 2gb serem excedidos acredito não ser, pois muita gente como disse ali em cima joga com 2gb de vídeo somente

 

WhatsApp Image 2018-07-23 at 01.04.31.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, RobertoGB disse:

@Ariel Charan de Faria Quem te vendeu esse pc? Essa placa-mãe sequer suporta o FX 6300, você deve sofrer de power throttling direto jogando.

Um rapaz da minha cidade numa loja que monta pc gamers e afins.. pois é todos me falam isso, queria que queimar lojas não fosse crime hahaha ainda bem que é senão eles estavam ferrados! Eu paguei 4600 reais nesse pc tirando os perifericos e monitor! Meu pai não quis aceitar de modo algum comprar na internet! Você acha que vai resolver meus problemas se eu pegar essa da gigabyte que o ClinkLinck falou ou aquela GA-970?  E o que seria exatamente Power Throttling?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, RobertoGB disse:

@Ariel Charan de Faria Acho que não compensa mais gastar R$500 numa placa-mãe para FX. A que o ClickLink recomendou deve resolver o problema. PUBG é exigente mesmo, tem gente com equipamento bem mais caro reclamando de performance.

Ah sim, então vou com essa mesmo, mes que vou ja vou comprar ela! Pode me dar uma pequena aula do que é esse Power Throttling? Sou curioso por sabedoria hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, ClinkLinck disse:

Pois e vou vendo os preços ate mes que vem! Obrigado pela ajuda de vocês! Queria saber uma coisa, se eu continuar jogando forza nesse pc e as vezes travar existe perigo de danificar a placa de video ou o processador ou algo do tipo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Ariel Charan de Faria disse:

Pois e vou vendo os preços ate mes que vem! Obrigado pela ajuda de vocês! Queria saber uma coisa, se eu continuar jogando forza nesse pc e as vezes travar existe perigo de danificar a placa de video ou o processador ou algo do tipo? 

Não tem problema não.

Eu recomendo dar um underclock no seu processador enquanto estiver nessa placa-mãe. Talvez melhore um pouco o "gargalo".

 

Vai na BIOS e altera o multiplicador para 15x.

adicionado 0 minutos depois

Desligue o Turboboost também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

11 minutos atrás, RobertoGB disse:

@Ariel Charan de Faria O VRM da placa-mãe superaquece e o CPU tem que baixar o clock. É uma área da placa que fica perto do encaixe do CPU. Em placas mais caras, além do VRM ser mais robusto, os fabricantes costumam pôr um dissipador em cima.

Ah sim, entendi agora, e essa Gigabyte me oferece isso do VRM ser melhor e ter dissipador? Pois foi isso que me falaram uma vez, que a placa-mãe super aquecia e a CPU diminuía o desempenho por causa disso.. tenho uma foto da temperatura de um tal de MCP, me disseram que é esse tal de VRM mas n sei hahah, chegou a 74 graus jogando.. são essas 74 graus que acarreta esse problema então?

 

11 minutos atrás, ClinkLinck disse:

Não tem problema não.

Eu recomendo dar um underclock no seu processador enquanto estiver nessa placa-mãe. Talvez melhore um pouco o "gargalo".

 

Vai na BIOS e altera o multiplicador para 15x.

adicionado 0 minutos depois

Desligue o Turboboost também.

Beleza, vou fazer isso, e a tensão no caso eu coloco em quanto?

temp mobo.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Ariel Charan de Faria disse:

 

Ah sim, entendi agora, e essa Gigabyte me oferece isso do VRM ser melhor e ter dissipador? Pois foi isso que me falaram uma vez, que a placa-mãe super aquecia e a CPU diminuía o desempenho por causa disso.. tenho uma foto da temperatura de um tal de MCP, me disseram que é esse tal de VRM mas n sei hahah, chegou a 74 graus jogando.. são essas 74 graus que acarreta esse problema então?

 

Beleza, vou fazer isso, e a tensão no caso eu coloco em quanto?

Aí é difícil.

O meu FX-6300 opera à 1.1625V em Stock.

Acho que em 3.0GHz, 1.1425V é bonzinho.

 

Mas dá uma olhada no manual da placa para saber qual o jumper que dá Clear no CMOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, ClinkLinck disse:

Aí é difícil.

O meu FX-6300 opera à 1.1625V em Stock.

Acho que em 3.0GHz, 1.1425V é bonzinho.

 

Mas dá uma olhada no manual da placa para saber qual o jumper que dá Clear no CMOS.

Beleza então, vou colocar 3.0 a 1,1425v, você acredita que se eu colocar errado pode danificar? tipo colocar 1,1425v e não ser pode dar problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Ariel Charan de Faria disse:

Beleza então, vou colocar 3.0 a 1,1425v, você acredita que se eu colocar errado pode danificar? tipo colocar 1,1425v e não ser pode dar problema?

Tipo, a placa-mãe não vai deixar dar problema (se tiver problema), aí ela não vai dar vídeo.

Por isso que você tem que descobrir o jumper que dá clear CMOS, ele vai limpar as configurações que você colocou, daí ela vai dar vídeo de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, ClinkLinck disse:

Tipo, a placa-mãe não vai deixar dar problema (se tiver problema), aí ela não vai dar vídeo.

Por isso que você tem que descobrir o jumper que dá clear CMOS, ele vai limpar as configurações que você colocou, daí ela vai dar vídeo de novo.

Estou com o manual aqui, mas não entendi direito isso, tem os 3 pinos, a junção do 1 e 2 volta a configuração padrão e a 2 e 3 limpar o cmos, mas dai se n der vídeo eu aperto os pinos na própria placa? esse jumper é uma ferramenta? hahah desculpe sou muito leigo nesse assunto..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Ariel Charan de Faria disse:

Estou com o manual aqui, mas não entendi direito isso, tem os 3 pinos, a junção do 1 e 2 volta a configuração padrão e a 2 e 3 limpar o cmos, mas dai se n der vídeo eu aperto os pinos na própria placa? esse jumper é uma ferramente? hahah desculpe sou muito leigo nesse assunto..

Tipo, é uma capinha azul.

Você tem que tirar essa capinha (que vai estar nos pinos 1 e 2) e colocar nos pinos 2 e 3.

Deixe uns 10 segundos lá.

Depois tire a capinha de novo e coloque na posição original.

adicionado 2 minutos depois

Opa, fui dar uma olhada, o seu Jumper é uma capinha preta, não azul, erro meu.

adicionado 3 minutos depois

Se não tiver capinha, use uma chave de fenda ou phillips pra fazer a conexão entre os pinos 2 e 3.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, ClinkLinck disse:

Tipo, é uma capinha azul.

Você tem que tirar essa capinha (que vai estar nos pinos 1 e 2) e colocar nos pinos 2 e 3.

Deixe uns 10 segundos lá.

Depois tire a capinha de novo e coloque na posição original.

adicionado 2 minutos depois

Opa, fui dar uma olhada, o seu Jumper é uma capinha preta, não azul, erro meu.

Positivo, vou mandar uma foto aqui do que eu acredito ser o jumper e você ve haha

seria essa capinha preta ai?

1,1500v será que da boa?

image.jpg

image.jpg

6F87A3E9-28C7-4AC9-B491-B3F8C02DC676.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, ClinkLinck disse:

São 3 pinos, olha mais pro lado. Você vai ver uma pilha redonda, logo em baixo dela tem 3 pinos.

adicionado 1 minuto depois

Aqui:

N68-GS4 FX(L2).png

Esse aqui? Vi pela foto que você enviou e também pelo manual que mostra onde é

voce acha que vale a pena tentar com 1,1500v?

FDCC6C27-6C74-4FAF-A1C5-065BEF123490.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Ariel Charan de Faria disse:

Esse aqui? Vi pela foto que você enviou e também pelo manual que mostra onde é

voce acha que vale a pena tentar com 1,1500v?

FDCC6C27-6C74-4FAF-A1C5-065BEF123490.jpeg

Aeeee, esse mesmo.

Acho que 1,15V dá também.

1,1425V só porque na minha placa-mãe eu não consigo settar 1,15V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, ClinkLinck disse:

Aeeee, esse mesmo.

Acho que 1,15V dá também.

1,1425V só porque na minha placa-mãe eu não consigo settar 1,15V.

E eu ao contrario, so aparece 1,15v aqui hahah

deu certo!! Deu video, vou jogar um tempo e ver se para de travar ou estende o tempo de jogo ate crashar o jogo haha! Obrigado!! Qualquer coisa aviso vocês aqui!

image.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ir nesse e salvar então.

 

Se precisar resetar o CMOS, lembre de deixar a capinha nos pinos durante uns 10 segundos antes de voltar ela no lugar.

adicionado 0 minutos depois

Desligue a fonte, e aperte o botão de desligar para descarregar a bateria também.

adicionado 0 minutos depois

Aperte o botão de desligar durante 10 segundos*

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...