Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Caros,

Problema estranho na rede cabeada... A partir do modem da NET (Plano de 120Mb) enviamos internet para o servidor através de um cabo lógico (20mts de cabo)... De cara detectei que deve haver algum problema com o cabo, pois só está chegando 95Mb no servidor, ao passo que no meu PC ao lado do Modem bate 125Mb... (EDIT: Essa queda de velocidade se dá em virtude da versão do cabo ser CAT5, cujo limite de velocidade é de 100Mb, então o cabo está bom. Para conseguir os 100% ofertados pela operadora, teria que trocar o cabo atual por um CAT5e ou superior)

Mas o problema não é esse! Ao ligar o Servidor a internet está em 1mb ou menos! Para solucionar, tem que mudar o cabo na porta que está conectada no modem... Ou seja, todo dia tem que mudar a porta para liberar a internet...

Alguém tem noção do que pode ser isso? Problema no servidor sei que não é pois ele estava normal no provedor antigo... O cabo querendo ou não entrega 95Mb... Seria o Modem da NET?

Abraços!

Paulo

adicionado 11 minutos depois

Adicionalmente, o modelo do modem da NET é um HUMAX HGB10R-02

Postado

Já tive esse modem em 2017, era ótimo mas tinha um bug que a cada 10 dias por aí a velocidade de download no cabo caía dos normais 128Mbps para 10Mbps, normalizando-se quando se retirava/colocava a fonte do mesmo na tomada.

Culpa da NET no seu caso não parece ser, uma vez que você testou o modem diretamente no seu PC e bateu 125Mbps. Verifique o estado dos cabos de rede que estás usando, se possível refaça os conectores de forma correta, use sempre cabos cat5e ou superiores de qualidade, como os Furukawa.

Aqui uso apenas o cabo de rede amarelo que veio no meu Arris TG1692A da NET 120Mbps, pois o modem fica do lado do PC de mesa que uso diariamente. O resto dos dispositivos (notebooks, celulares e tablets) se conectam via WiFi. Mas esse cabo amarelo que veio no Arris é cat5e, atente-se para usar este tipo de cabo ou superior, pois com esse cat5e que vem com o modem já consegui bater 130Mbps de velocidade no speedtest.

Postado

Olá Simforoso!

1 hora atrás, simforoso disse:

Já tive esse modem em 2017, era ótimo mas tinha um bug que a cada 10 dias por aí a velocidade de download no cabo caía dos normais 128Mbps para 10Mbps, normalizando-se quando se retirava/colocava a fonte do mesmo na tomada.

É quase isso o problema, pois para voltar a normalidade tenho apenas que mudar a porta do modem que o cabo está conectado, meio que renovando a conexão. No servidor mesmo não adianta remover o cabo e colocá-lo novamente, nem desativar e ativar o driver novamente... 

uma vez que você testou o modem diretamente no seu PC e bateu 125Mbps.

A queda de velocidade é porque o cabo de 20mts que usamos aqui é CAT5, só suporta 100Mb se não me engano... Então acho que está certo. De fato quando testei no meu PC próximo ao modem utilizei o amarelo e confirmei que ele é CAT5e. Vou ver a possibilidade de trocá-lo para capturar esses +/- 30Mb que estão se perdendo.

Culpa da NET no seu caso não parece ser

Eu acho que é alguma configuração estranha no modem da NET.... Pois a simples troca de portas resolve... Mas nunca vi nada deste tipo antes!

Obrigado!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...