Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PHP Array_PHP para inserir dados dinamicamente atraves de function


Posts recomendados

Fala pessoal, tudo bem? então eu ja tenho uma noção de php porém quando tenho que lidar com arrays sempre surgem dificuldades, enfim a minha é a seguinte: Eu quero fazer uma espécie de estoque dai quero adicionar itens em um array, estou tentando da seguinte forma:

 

Usando uma função:

 

 function insert($dates){
 		$dados[] = $dates."<br>";
 	    return $dados;
 }
if(!empty($opt)){
$show = insert($opt);
  for ($i=0; $i <=5 ; $i++) { 
 	   print_r($show) ;
 	 }
   }else{ 
    echo"sem valor";
  }

porém nao estou obtendo o resultado esperado, porque ele parece nao estar dinamico, ou seja a cada chamada ele deveria adicionar uma posição com um produto, enfim pessoal se alguem puder me ajudar, desde de ja agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gostaria que fosse algo assim: receber as informações do formulário, como nome do produto, depois que pegasse esses dados, gostaria que eles fossem inserido em um array de produtos, ai depois eu quero fazer algumas operações de exclusao, edição, enfim na real é só um exercicio, para aprender... Ha eu gostaria de usar uma função que receba esses dados atraves de parametro, ai dentro da função estaria esse array.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@rafaelrossales

 

O php tem funções específicas para inserir ou remover um elemento de um array.

No formulário HTML, é necessário, que você indique que é um array que estará criando.

 

HTML:

<form action="arrays.php" method="post">
    <input type="text" name="produtos[]"/>
    <input type="text" name="produtos[]"/>
    <input type="text" name="produtos[]"/>
    <input type="text" name="produtos[]"/>
    <input type="text" name="produtos[]"/>
    <input type="submit" value="Preencher Array"/>
</form>

Repare que o campo produto é repetido, mas no name,  há uma indicação que será um array de dados. com o produtos[]

 

No php, você recebe os dados,  cria um array vazio e depois itera com o foreach, inserindo cada elemento em uma posição.

$product = $_POST["produtos"];
    
    
    $array = array();
    
    foreach($product as $produto):
        array_push($array, $produto);
    endforeach;
    
    
    echo "<pre>";
    print_r($array);
    echo "</pre>";

Então, repare que na primeira linha, é recebido os dados do POST.  Não faça por GET(porque o get é ideal para poucos dados).

Na segunda linha, o array  vazio é criado.

 

Nas próximas linhas, é a iteração do foreach. Ele percorre todo o vetor de produtos, e com a função array_push() você insere os dados no array vazio.

 

O primeiro parâmetro é a variável do array vazio, o segundo é a variável do produto iterado.

Nas três últimas linhas,  é usado o pre e o print_r na variavel $array que é o array vazio(que agora não mais vazio).

 

Só para registro, o array_push() insere sempre no final. Diferente do array_unshift() que insere no início.

Para retirar um elemento do array, você usa o array_pop() do fim, e o array_shift() retira o elemento do ínício.

 

Estas funções consideraram o array como uma pilha.

 

É por aí a coisa. :thumbsup:

 

PS: Este não é o único jeito de fazer!  Mas são funções que o php oferece, então porque não utiliza-las? :lol:

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...