Ir ao conteúdo

C os 3 menores valores de um vetor

Ir à solução Resolvido por Leonardo0308,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, preciso fazer um vetor com 10 posições  e achar os valores dos 3 menor números digitados e não estou conseguindo, estou apenas conseguindo achar um menor valor, alguem pode me ajudar ? 

• Curtir 1
Postado

Sim, é um código bem simples pois ainda estou aprendendo.

#include<stdio.h>

int main ()
{

int vet[10], menor,i;

for(i=0; i<10; i++)
  {
    scanf("\t%d", &vet);
  }
 menor=vet[0];
  for(i=0; i<10; i++)
    {
      if(vet < menor){
        menor = vet;
      }
    }
 printf("Menor numero: %d", menor);

return 0;
}

• Curtir 1
Postado

Bem, minha sugestão seria criar mais 4 variáveis "menor2", "menor3", "aux" e "aux2". 

Atribuir vet[1] e vet[2] a "menor2" e "menor3".

E fazer:

if(menor>menor2){
    aux = menor;
  	menor = menor2;
  	menor2 = aux;
    if(menor2>menor3){
        aux = menor2;
  	    menor2 = menor3;
  	    menor3 = aux; 
    }
}

que assim você conseguiria saber que a variável menor3 é maior que a variável menor2 que é maior que a variável menor.

Dentro do for

for(i=0; i<10; i++)
    {
      if(vet < menor){
        menor = vet;
      }
    }

Você pode criar mais dois if a mais assim:

for(i=0; i<10; i++)
    {
      if(vet[i] < menor){
        aux = menor;
        menor = vet[i];
        aux2 = menor2;
        menor2 = aux;
        menor3 = aux2;

} else if(vet[i] < menor2){
          aux = menor2;
          menor2 = vet[i];
          menor3 = aux;
      } else if(vet[i] < menor3){
          menor3 = vet[i];   
      }
    }

Ai você irá conseguir os menores números.

Espero que não tenha ficado muito confuso, qual quer coisa é só perguntar que eu explico melhor. :D

• Curtir 2
  • Solução
Postado

claro, vou tentar ir por passos

48 minutos atrás, Leonardo0308 disse:

criar mais 4 variáveis "menor2", "menor3", "aux" e "aux2". 

Atribuir vet[1] e vet[2] a "menor2" e "menor3".

E fazer:

if(menor>menor2){