Ir ao conteúdo

C os 3 menores valores de um vetor

Ir à solução Resolvido por Leonardo0308,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, preciso fazer um vetor com 10 posições  e achar os valores dos 3 menor números digitados e não estou conseguindo, estou apenas conseguindo achar um menor valor, alguem pode me ajudar ? 

• Curtir 1
Postado

Sim, é um código bem simples pois ainda estou aprendendo.

#include<stdio.h>

int main ()
{

int vet[10], menor,i;

for(i=0; i<10; i++)
  {
    scanf("\t%d", &vet);
  }
 menor=vet[0];
  for(i=0; i<10; i++)
    {
      if(vet < menor){
        menor = vet;
      }
    }
 printf("Menor numero: %d", menor);

return 0;
}

• Curtir 1
Postado

Bem, minha sugestão seria criar mais 4 variáveis "menor2", "menor3", "aux" e "aux2". 

Atribuir vet[1] e vet[2] a "menor2" e "menor3".

E fazer:

if(menor>menor2){
    aux = menor;
  	menor = menor2;
  	menor2 = aux;
    if(menor2>menor3){
        aux = menor2;
  	    menor2 = menor3;
  	    menor3 = aux; 
    }
}

que assim você conseguiria saber que a variável menor3 é maior que a variável menor2 que é maior que a variável menor.

Dentro do for

for(i=0; i<10; i++)
    {
      if(vet < menor){
        menor = vet;
      }
    }

Você pode criar mais dois if a mais assim:

for(i=0; i<10; i++)
    {
      if(vet[i] < menor){
        aux = menor;
        menor = vet[i];
        aux2 = menor2;
        menor2 = aux;
        menor3 = aux2;

} else if(vet[i] < menor2){
          aux = menor2;
          menor2 = vet[i];
          menor3 = aux;
      } else if(vet[i] < menor3){
          menor3 = vet[i];   
      }
    }

Ai você irá conseguir os menores números.

Espero que não tenha ficado muito confuso, qual quer coisa é só perguntar que eu explico melhor. :D

• Curtir 2
  • Solução
Postado

claro, vou tentar ir por passos

48 minutos atrás, Leonardo0308 disse:

criar mais 4 variáveis "menor2", "menor3", "aux" e "aux2". 

Atribuir vet[1] e vet[2] a "menor2" e "menor3".

E fazer:

if(menor>menor2){
    aux = menor;
  	menor = menor2;
  	menor2 = aux;
    if(menor2>menor3){
        aux = menor2;
  	    menor2 = menor3;
  	    menor3 = aux; 
    }
}

primeira etapa, o intuito dessas linhas é fazer com que você consiga organizar os valores do menor para o maior, será importante ter isso para a próxima etapa.

51 minutos atrás, Leonardo0308 disse:

for(i=0; i<10; i++) { if(vet[i] < menor){ aux = menor; menor = vet[i]; aux2 = menor2; menor2 = aux; menor3 = aux2; } else if(vet[i] < menor2){ aux = menor2; menor2 = vet[i]; menor3 = aux; } else if(vet[i] < menor3){ menor3 = vet[i]; } }

Nessas linhas de código a intenção é a mesma do seu for para selecionar o menor valor, porém agora temos que selecionar os 3 menores valores, no primeiro if ele verifica se o valor daquela posição do vetor é menor que a variável "menor", se for ele atribui o valor do vetor a variável "menor", mas agora também sabemos que o antigo valor  da variável "menor" é o segundo menor valor nessa etapa da execução e por isso usamos a variável auxiliar para atribuir o 2º menor valor a variável "menor2" e consequentemente o antigo valor da variável "menor2" passa a ser o 3º menor valor, ai usamos a variável auxiliar 2 para passar esse valor para a variável "menor3".

caso aquele valor do vetor não seja menor que a variável "menor", ele irá verificar se esse valor é menor que o valor de "menor2" caso seja, ele atribui o valor do vetor para "menor2" e o antigo valor de "menor2" para "menor3" com a ajuda da variável auxiliar.

caso menor2 não seja maior que o valor do vetor, ele irá verificar se o valor do vetor é menor que "menor3" e caso seja, esse valor será atribuído a "menor3" .

Deu para entender melhor agora? se tiver alguma duvida ainda pode falar :D 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!