Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Recentemente, ao ligar meu computador, o mesmo começou fazer um barulho fora do normal em um dos Coolers. Ao verificar, consegui localizar que o barulho provinha da fonte. 
E consequentemente o desempenho do computador começou a cair em todas atividades no mesmo: tempo de resposta BEM mais lento (ao abrir uma janela por exemplo), queda de FPS (no jogo Counter-Strike: Global Offensive caiu de 250~400 para 60~90), ponteiro do cursor travando em alguns percursos.

Porém, após cerca de 10, 15 minutos de iniciado o sistema, o barulho para e o computador continua com o mesmo problema de desempenho.

Ou seja, tive uma queda de desempenho significativa.

Para que vocês possam me ajudar, segue configurações de meu PC com temperaturas obtidas através do Speccy:

Operating System
    Windows 7 Ultimate 64-bit SP1
CPU
    Intel Core i5 7400 @ 3.00GHz    36 °C
    Kaby Lake 14nm Technology
RAM
    8,00GB Single-Channel Unknown @ 1066MHz DDR4 (14-14-14-35)
Motherboard
    Gigabyte Technology Co. Ltd. H110M-H-CF (U3E1)    28 °C
Graphics
        2047MB NVIDIA GeForce GTX 1050 (MSI)    58 °C
Storage
    931GB Seagate ST1000DM010-2EP102 ATA Device (SATA )    32 °C

Fonte

Corsair 430w

Lembrando: estou com esse PC há um ano e ainda nunca limpei ele, e pela primeira vez eu abri para verificar o barulho. Qual seria a melhor maneira de limpar peça por peça, vocês poderiam me ajudar?

Postado

Se a fonte não está mais na garantia, compre um desingripante spray com aquele prolongador e injete uma pequena quantidade de lubrificante no rolamento do fan da fonte, entre a hélice e o motor mesmo, naquele vão que aparece ali.... aplique bem pouco e gire o fan um pouco para o óleo circular. Aproveite que está com a fonte aberta, com um aspirador ou um pano mesmo tire o excesso de poeira que ficou provavelmente sobre os dissipadores e componentes em geral da parte interna da fonte.

Só antes de mexer ligue o pino verde + um preto do conector de 24pin com um clip para descarregar os capacitores da mesma, para evitar qualquer possibilidade (ainda que remota) de você levar um "puxão" de algum capacitor carregado. Digo remota pois já abri muitas fontes sem descarregar os capacitores e nunca tomei choque, sempre faço limpeza das minhas fontes depois que perdi o fan de uma em 2007 justamente por excesso de poeira no fan, ele parou, ela superaqueceu e queimou.

Boa sorte!!

Postado
2 horas atrás, simforoso disse:

Se a fonte não está mais na garantia, compre um desingripante spray com aquele prolongador e injete uma pequena quantidade de lubrificante no rolamento do fan da fonte

@simforoso  Aproveitando que fala em desengripante ....O desengripante spray pode ser o WD-40 ? ou é algum em especifico só para PCs ? Ele pode ser usado tambem nas fans dos coolers tanto do cpu como da vga e dos cooleres exaustores do gabinete ? nao vai danificar caso aconteça de escorrer alguma gota durante a rotaçao dos cooleres ? 

Postado
9 minutos atrás, aeonflux513 disse:

@simforoso  Aproveitando que fala em desengripante ....O desengripante spray pode ser o WD-40 ? ou é algum em especifico só para PCs ? Ele pode ser usado tambem nas fans dos coolers tanto do cpu como da vga e dos cooleres exaustores do gabinete ? nao vai danificar caso aconteça de escorrer alguma gota durante a rotaçao dos cooleres ? 

Pode ser o wd40 sim, só deixe secar bem... gire o fan para circular o ar e deixe uns 30min parado pra secar, senão pode respingar óleo e dar um curto. Mas não tem muito segredo, é tranquilo de fazer. Abraço, boa sorte!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!