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Riccardoric

C Erro com ponteiros/acesso na memória

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Salve,

Estou precisando urgentemente resolver este erro... Tenho que entregar o projeto próxima terça-feira, socorro rsrs!

Vamos para o foco do problema, estou fazendo um jogo de dominó em C utilizando obrigatoriamente listas dinamicas e estaticas. Nesse caso, estou utilizando uma pilha estática (montinho das peças), uma lista encadeada (mão do jogador) e uma lista duplamente encadeada (mesa). Fizemos todas as funções necessárias, só que na hora de juntar todas de vez em quando acontece um erro muito estranho e esquisito. Na hora de printar as peças ele começa a printar (me parece ser lixo eletrônico) e de forma infinita. Parece que o encadeamento da lista se rompe e começa a apontar para o lixo, mas a função funciona normalmente em outras questões! Além disso, não sempre que ocorre o erro, é bem eventual mesmo, já tentei encontrar um padrão mas não achei, é totalmente aleatório esse bug.

Imagem do erro:

Vou estar postando os códigos:

 

Loop onde ocorre o print:

Spoiler

void player_choose(tp_hand *player, tp_deck *baralho, tp_jogada *jogo) {
	int certo = 0;
	int esc, iof, exist;
	tp_hand *aux;
	aux = player;
	while (certo == 0) {
		printf("Que operacao deseja realizar?\n1 - Jogar peca\n2 - Cava\n");
		fflush(stdin);
		scanf("%d", &esc);
		if(esc == 2) {
			if(!stack_empty(baralho)) {
				pickupCard(baralho, player);
				printf("Mao do jogador: \n");
				listadin_imprime(player);
				certo = 1;
			} else {
				printf("As pecas acabaram!\n");
				certo = 0;
			}
			
			return;
		} else if(esc == 1) {
			printf("Escolha de 0 a %d qual peca deseja jogar na mesa...\n", listad_size(player) - 1);
			fflush(stdin);
			int pos = 0;
			scanf("%d", &pos);
			if(pos < 0 || pos > listad_size(player) - 1) {
				printf("Peca escolhida nao existe!\n");
				continue;
			}
			printf("Deseja jogar no inicio ou no fim?\n1 - inicio\n2 - fim\n");
			fflush(stdin);
			scanf("%d", &iof);
			//aux = listad_peca_pos(player, esc);
			exist = play_card(player, jogo, pos, iof);
			if(exist == 0) {
				printf("Peca nao inserida\n");
				certo = 0;
			} else if(exist == 1) {
				printf("Peca inserida\n");
				listadin_imprime(player);
				certo = 1;
				return;
			}
		} else {
			continue;
		}
		
	}
}

 

 

Função play_card e pickup card:

 

Spoiler

ret_resp pickupCard(tp_deck *deck_stack, tp_hand *p_hand) {	//Pega uma peça do deck;
	int r_L, r_R;
	
	if (stack_empty(deck_stack)){	//Verifica se o deck esta vazio;
		return 0;	// Retorna '0' se for verdadeiro;
	} else { 	// Caso seja falso, continua;
		
	pop(deck_stack,&r_L, &r_R);	// Retira uma ficha do deck;
	
	listad_insere_peca(&p_hand, r_L, r_R);	// Insere a ficha na mão do jogador;

		return 1;	// Retorna '1' se o processo for bem sucedido.
	}		
}


ret_resp play_card(tp_hand *p_hand, tp_jogada *jogo, int posicao, int inioufim) {
	/*PRECISA SER TESTADO
	  Verificar se a peça encaixa*/
	tp_hand *mao;
	int val_R, val_L;
	mao = listad_peca_pos(p_hand, posicao);
	if(mao == NULL) return 0;
	if(inioufim == 1) {
		if(jogo->ini->v_L == mao->p_L) {
			val_R = mao->p_L;
			val_L = mao->p_R;
		}else if(jogo->ini->v_L == mao->p_R){
			val_R = mao->p_R;
			val_L = mao->p_L;
		} else {
			return 0;
		}
		printf("TESTE\n");
		insere_lista_no_fim(jogo, val_L, val_R);
		remove_lista_valor(&p_hand, mao->p_L, mao->p_R); 
		return 1;
	} else if(inioufim == 2){
		if(jogo->fim->v_R == mao->p_R) {
			val_R = mao->p_L;
			val_L = mao->p_R;
		}else if(jogo->fim->v_L == mao->p_R){
			val_R = mao->p_R;
			val_L = mao->p_L;
		} else {
			return 0;
		}
		printf("TESTE\n");
		insere_lista_no_fim(jogo, val_L, val_R);
		remove_lista_valor(&p_hand, mao->p_L, mao->p_R); 
		return 1;
	} else {
		printf("Posicao invalida\n");
	}
	
	return 1;
}

 

 

Biblioteca da lista dinamica que estou utilizando:

 

Spoiler

#ifndef FILA_D
#define FILA_D
#define NOTSET -1
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
typedef int tp_peca;
typedef struct tp_listad {
	tp_peca p_L; // Valor esquerdo da peça
	tp_peca p_R; // Valor direita  da peça
	struct tp_listad *next;
}tp_listad;

tp_listad *inicializa_listad() {
	return NULL;
}

tp_listad *listad_aloca(){
	tp_listad *novo;
	novo = (tp_listad *) malloc(sizeof(tp_listad));
	return novo;
}

int listad_vazia(tp_listad *l) {
	if(l == NULL) return 1;
	else return 0;
}

int listad_size(tp_listad *fil) { /*OK*/
	tp_listad *aux;
	aux = fil;
	int count = 0;
	while(aux != NULL) {
		count++;
		aux = aux->next;
	}
	return count;
}

tp_listad *listad_peca_pos(tp_listad *fil, int pos) {
	int tmp = 0;
	tp_listad *aux = fil;
	if(pos >= listad_size(fil)) return NULL;
	while(tmp != pos) {
		if(aux == NULL) return NULL;
		aux = aux->next;
		tmp++;
	}
	if(aux == NULL) return NULL;
	return aux;
}

tp_listad *listad_search_for(tp_listad **fil, tp_peca L, tp_peca R) {
	// Retorna o endereço onde se encontra o valor de e
	// Retorna null caso ele não encontre nada
	tp_listad *aux = *fil;
	while((aux != NULL)) {
		if((aux->p_L == L && aux->p_R == R) || (aux->p_L == R && aux->p_R == L)) {
			return aux;
		}
		aux=aux->next;
	}
	return NULL;
}

tp_listad *listad_search_for_dif(tp_listad **fil, tp_peca L, tp_peca R) {
	// Retorna o endereço onde se encontra o valor de e
	// Retorna null caso ele não encontre nada
	tp_listad *aux = *fil;
	while((aux != NULL)) {
		if(aux->p_L == L && aux->p_R == R) {
			// Encontrou a peça
			return aux;
		}
		aux=aux->next;
	}
	return NULL;
}

int listad_insere_peca(tp_listad **fil, tp_peca L, tp_peca R) {
	tp_listad *aux;
	tp_listad *novo_no;
	novo_no = listad_aloca();
	if(!novo_no) return 0;
	novo_no->p_L = L;
	novo_no->p_R = R;
	novo_no->next = NULL;
	if(listad_vazia(*fil)) {
		*fil = novo_no;
	} else {
		aux = *fil;
		while(aux->next != NULL) {
			aux = aux->next;
		}
		aux->next = novo_no;
	}
	return 1;
}

int remove_lista_valor(tp_listad **l, tp_item L, tp_item R) {
	tp_listad *ant, *atu;
	atu = *l;
	ant = NULL;
	while ((atu!=NULL) && (atu->p_L == L && atu->p_R == R)) {
		ant = atu;
		atu = atu->next;
	}
	if(atu == NULL) return 0;
	if(ant == NULL) {
		*l = atu->next;
	} else {
		ant->next = atu->next;
	}
	free(atu);
	atu = NULL;
	return 1;
}

int listad_remove_peca(tp_listad **fil, tp_listad *endereco_peca) {
	tp_listad *ant, *atu;
	ant = NULL;
	atu = *fil;
	if(endereco_peca == NULL) return 0;
	while(atu != NULL && atu != endereco_peca) {
		ant = atu;
		atu = atu->next;
	}
	if(atu == NULL) {
		//Nao existe o endereço para tal peça
		return 0;
	} else {
		if(ant != NULL) {
			ant->next = atu->next;
		} else {
			*fil = atu->next;
		}
	}
	free(atu);
	atu = NULL;
	return 1;
}

void listadin_imprime(tp_listad *fil){
	tp_listad *aut;
	aut = fil;
	while(aut != NULL) {
		printf("[%d|%d]\t", aut->p_L, aut->p_R);
		aut = aut->next;
	}
	printf("\n");
}

int listad_soma(tp_listad *fil){ /*OK*/
	tp_listad *aux;
	int soma = 0;
	aux = fil;
	while(aux != NULL) {
		soma += aux->p_L;
		soma += aux->p_R;
		aux = aux->next;
	}
	return soma;
}



#endif

 

 

O erro ocorre na hora de printar as peças do jogador e de forma aleatoria.

Quem quiser baixar o projeto para tentar rodar:

GitHub - RiccardoCafa - Domino-s-Pizza

 

Alguém me ajuda socorro!

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@Riccardoric Olá. Me pareceu bem interessante seu projeto. 

Só q já vou direto a um ponto q vejo ser interessante alterar.

Você por várias vezes está fazendo uso do comando fflush(stdin); para limpar o stdin.

Cara, esse comando não é nada recomendável e inclusive a gente aqui evita o uso do mesmo.

Vou passar duas funções q você pode usar em seu código q efetuam a limpeza do stdin d maneira eficaz:

void limpa_linha() {
    scanf("%*[^\n]");
    scanf("%*c");
}
void fflush_stdin() {
    int ch;
    while ((ch = getchar()) != '\n' && ch != EOF);
}

Pode optar pela qual achar mais conveniente usar, mas evite o uso desse comando fflush(stdin);

Eu mesmo usava esse comando e aprendi melhor aqui mesmo no fórum a respeito desse comando e por isso deixei d usá-lo 

Quanto ao problema mencionado q está dando é preciso analisar com bastante calma o código todo p daí dar uma resposta adequada

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Muito obrigado! Realmente não sabia dessa, entretanto, o fflsuh(stdin) surgiu logo após esse erro começar a acontecer. Estou refazendo o código, até aparecer uma resolução, pois já são 2 dias tentando consertar. Mas agradeço novamente!

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