Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera!

Bom...atualmente jogo com o PC da assinatura. 

Compensa uma troca completa de PC, ou, apenas uma troca de GPU já seria suficiente?

No caso, eu venderia todo o PC atual (incluindo gabinete e monitor).

O que eu jogo: Flight Simulator; X-Plane; Civilization; Shadow of War e outras tantas coisas mais. 

O orçamento ainda não está definido. 

Preciso avaliar a configuração e, caso eu venda o PC atual, decido no final.

No momento, estou estudando especificação técnica.

De cara, adianto que não penso em 1080. Uma 1070 já seria mais que suficiente.

O restante, fica por conta do conjunto CPU + MOBO + Memórias.

Não queria algo distante da capacidade do i7 4790 na época em que o comprei (novembro de 2014).

Com o lançamento dos novos Ryzen, compensa pegar um R7 1800 (ou até o 1700) que tiveram uma boa queda de preço?

Com as novas MOBOS...como eles estão se saindo em relação a memórias de clock mais alto?

Para um PC gamer, ainda que o Ryzen se beneficie de memórias com clock mais alto, há necessidade de 3000Mhz?

Enfim...essas são as questões iniciais.

Obrigado pela ajuda!

Postado

Seu 4790 consegue extrair todo o potencial da 1070 ou muito proximo disso, como teria que trocar o kit inteiro e os preços atuais eu manteria o processador ainda. Uma 1070ti não é tão mais cara que uma 1070, as vezes ate mais barata se achar na promoção.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

A princípio eu só trocaria a placa de vídeo mesmo, se o PC não der conta (o que duvido) para estes games aí você pensa em upgrade de plataforma. Nova, hoje em dia a 1070TI é mais recomendada. Vai sair do full HD tmb? Eu pegaria um ultrawide pra este conjunto e games (não sei se FSX roda em 21:9, mas você poderia utilizar o Prepar3D no lugar, utilizando os mesmos mods, não?).

Quanto as memórias nos Ryzen segue na mesma. Acima de 2933MHz o indicado são chips Samsung B-Die, do contrário dificilmente operarão na velocidade estipulada.

Mas o ganho de performance acima de 2933MHz não é gritante assim, a não ser que você pegue memórias muito boas e com baixa latência, que vão custar os rins, e todas estas já virão com chips Samsung sem ter que ficar pesquisando a fundo.

Postado
agora, rusty1 disse:

Seu 4790 consegue extrair todo o potencial da 1070 ou muito proximo disso, como teria que trocar o kit inteiro e os preços atuais eu manteria o processador ainda. Uma 1070ti não é estão mais cara que uma 1070, as vezes ate mais barata se achar na promoção.

Estou ciente desse ponto.

Minha ponderação é sobre a desvalorização do meu kit atual.

Se eu esperar mais dois anos, haverá grande queda do valor e o preço de peças novas continuará no mesmo patamar, ou mais.

Ou seja...hoje eu posso conseguir uns R$ 3500 no meu kit. Daqui uns dois anos, isso vai cair para uns R$ 1700.

O preço do novo continua na mesma base.

Trocando hoje, terei algo mais atualizado e mantendo o patamar de preço usado.

É assim que estou raciocinando...mas não tenho certeza se é o caminho certo!

Obrigado

adicionado 2 minutos depois
2 minutos atrás, Phoenyx disse:

A princípio eu só trocaria a placa de vídeo mesmo, se o PC não der conta (o que duvido) para estes games aí você pensa em upgrade de plataforma. Nova, hoje em dia a 1070TI é mais recomendada. Vai sair do full HD tmb? Eu pegaria um ultrawide pra este conjunto e games (não sei se FSX roda em 21:9, mas você poderia utilizar o Prepar3D no lugar, utilizando os mesmos mods, não?).

Quanto as memórias nos Ryzen segue na mesma. Acima de 2933MHz o indicado são chips Samsung B-Die, do contrário dificilmente operarão na velocidade estipulada.

Mas o ganho de performance acima de 2933MHz não é gritante assim, a não ser que você pegue memórias muito boas e com baixa latência, que vão custar os rins, e todas estas já virão com chips Samsung sem ter que ficar pesquisando a fundo.

Sim, pegaria um monitor ultrawide com certeza.

A questão de sair do FullHD...se for possível, seria bacana.

Porém, dá uma lida no meu comentário anterior e veja se entende o meu raciocínio no momento!

2 minutos atrás, Fokas disse:

Estou ciente desse ponto.

Minha ponderação é sobre a desvalorização do meu kit atual.

Se eu esperar mais dois anos, haverá grande queda do valor e o preço de peças novas continuará no mesmo patamar, ou mais.

Ou seja...hoje eu posso conseguir uns R$ 3500 no meu kit. Daqui uns dois anos, isso vai cair para uns R$ 1700.

Trocando hoje, terei algo mais atualizado e mantendo o patamar de preço usado.

É assim que estou raciocinando...mas não tenho certeza se é o caminho certo!

Obrigado

Postado
5 minutos atrás, Fokas disse:

Se você pegar esses mesmos 3500 e montar uma maquina nova você vai ter um PC pior em maos, sinceramente o que você poderia dar upgrade nesse seu setup ao meu ver seria um monitor melhor ou GPU mesmo.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Fokas Aí estaremos lidando com clarividência... rs

Lá para 2020 vai chegar as DDR5, ai desvaloriza tudo o que for DDR4 e o barco segue da mesma forma como é hoje.

I7 4xxx no mercado de usados nacional continua caro, caro além da conta aliás, já que um R5 1400 com clock similar possui desempenho parelho.

Enfim, são muitas variáveis. Eu na sua posição continuaria com esta plataforma e só faria upgrades.

Postado
8 minutos atrás, rusty1 disse:

Se você pegar esses mesmos 3500 e montar uma maquina nova você vai ter um PC pior em maos, sinceramente o que você poderia dar upgrade nesse seu setup ao meu ver seria um monitor melhor ou GPU mesmo.

Com certeza.

Mas eu não montaria algo apenas com o valor da venda do kit atual.

Se eu conseguisse os R$ 3500, certamente gastaria o mesmo valor a mais...totalizando R$ 7000.

3 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Fokas Aí estaremos lidando com clarividência... rs

Lá para 2020 vai chegar as DDR5, ai desvaloriza tudo o que for DDR4 e o barco segue da mesma forma como é hoje.

I7 4xxx no mercado de usados nacional continua caro, caro além da conta aliás, já que um R5 1400 com clock similar possui desempenho parelho.

Enfim, são muitas variáveis. Eu na sua posição continuaria com esta plataforma e só faria upgrades.

Com certeza.

Mas o meu raciocínio está sendo o seguinte:

2020 está aí já...estamos falando de menos de um ano e meio.

Em 2020 o meu kit atual estará com valor muito reduzido e, aí sim, bastante defasado em termos de capacidade.

Hoje, eu consigo vendê-lo por, aproximadamente, 50% do valor de um PC também top.

Em 2020, provavelmente, estarei com apenas 25% ou 30%...é uma diferença alta.

Vendendo hoje e adicionando o valor da venda na compra, posso ter uns R$ 7.000,00.

Com isso, eu montaria um PC que, em 2020, ainda estaria muito bom...mesmo sem DDR5.

Ou seja, repetiria o que fiz no final de 2014: Montar um PC para durar (em capacidade) seus cinco anos e ainda ter um valor decente na revenda, facilitando o upgrade.

Ou seja, montaria um PC, no final de 2018, para durar bem até 2022.

Meu raciocínio está muito equivocado?

• Membro VIP
Postado

@Fokas Não, mas o que você iria perder em 2020 por exemplo entrando só lá em nova plataforma já com DDR5 e tudo mais seria +- equivalente ao gasto que você terá agora e se segurar até 2022. Não sei se me fiz entender direito.

Em suma, vai ficar meio que elas por elas, você só estará prorrogando ou antecipando gastos.

• Curtir 1
Postado

Eu vejo motivo pra trocar tudo se você for colocar uma placa de video mais parruda (1070ti+) e comprar um monitor 144hz 1080p.

Não conheço esses jogos que você citou entao nem sei se um monitor com taxa de atualização maior faria tanta diferença no seu caso.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Phoenyx disse:

@Fokas Não, mas o que você iria perder em 2020 por exemplo entrando só lá em nova plataforma já com DDR5 e tudo mais seria +- equivalente ao gasto que você terá agora e se segurar até 2022. Não sei se me fiz entender direito.

Em suma, vai ficar meio que elas por elas, você só estará prorrogando ou antecipando gastos.

Sim, entendi.

Foi o que falei para o outro colega.

O gasto de um PC novo será sempre o mesmo, independente da época.

A diferença é que, atualmente, posso tirar R$ 3500 do meu atual kit.

Se eu montar um PC de uns R$ 7500, tenho chance de conseguir metade do valor na venda do kit atual.

Ou seja, do meu bolso sairiam R$ 3500.

Em 2020 ou posterior...provavelmente repetirei o mesmo gasto R$ 7.000.

Mas, do kit atual...tiraria uns R$ 1500, seguindo uma lógica de preços do momento em que comprei o kit até o presente momento.

Ou seja...teria que tirar R$ 5.500 para completar um novo PC.

Guardar o dinheiro até lá...é difícil.

Eu vejo PC como carro. Sempre haverá novo, sempre haverá mudança: Mas tem hora certa para venda e minimização de perda/desvalorização.

Dúvida cruel...rsrsrs

adicionado 0 minutos depois
4 minutos atrás, rusty1 disse:

Eu vejo motivo pra trocar tudo se você for colocar uma placa de video mais parruda (1070ti+) e comprar um monitor 144hz 1080p.

Não conheço esses jogos que você citou entao nem sei se um monitor com taxa de atualização maior faria tanta diferença no seu caso.

É justamente essa a ideia...

Vi os preços e, de fato, a 1070 não compensa. O negócio é a 1070TI mesmo.

• Membro VIP
Postado

@rusty1 Nestes games não faz diferença, seria melhor ele pegar ultrawide pra ampliar a visão. Ou os dois, tem ultrawide 144Hz caso ele tmb jogue FPS competitivo.

@Fokas Não tem muito de hora certa pra vender um PC. Mesmo que por exemplo você venda uma 1070 hoje antes que cheguem as 20x0 pra ter um maior lucro, tu vai gastar mais por pegar placa nova, que lá pro ano que vem estará mais barata. Ou (eu fazia desta forma, mas dá trabalho, tu troca quase tudo a cada 6 meses) tu vende a 1070 e aceita como parte do pagamento uma 1050TI (tu enfia o pé na canela do cara na volta em $), se aguenta por alguns meses com ela, pega a placa nova com preço decente e vende a quebra galho. Mas este método tmb é ineficiente porque tu ficou meses jogando em qualidade inferior, ou seja, perdeu aí o lucro.

Hoje eu prefiro me manter no agora e ter a qualidade desejada. Pensando no hoje eu trocaria apenas a VGA e faria upgrade no monitor para hoje usufruir de melhor qualidade. Esqueceria 2020, 2022, porque senão você fica nesta bola de neve mas na verdade só está caçando o próprio rabo... rs

• Curtir 1
Postado

Realmente...é uma "matemática" difícil.

Muitas variáveis...

Mas, pode ser mais interessante vender a minha 970 e o monitor e fazer o up.

Com isso...terei o 4790 bem usável por, sei lá, mais uns 3 anos?

Aí seria interessante...pois o kit teria durado 7 anos, ou seja, "se pagou" por se sustentar com upgrades de outras peças.

Postado
agora, rusty1 disse:

Um monitor 1440p daria mais longevidade ainda pra esse seu processador, talvez 1440p ultrawide seja o combo ideal pro seu caso.

Monitor 1440p + GTX 1070 TI

Isso aí?

Terei um PC gamer por mais uns 3 anos rodando tudo de boa?

Postado
9 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Fokas 3 anos não sei. Neste games que você citou sim, mas games atuais (triple A) já pedem 6 núcleos no mínimo.

Bom...eu não jogo estes "Triple A". Não curto jogo de tiro em primeira pessoa...

Meu lance são simuladores e jogos de estratégia, de forma geral.

Shadow of Mordor e War são os jogos que fugiram da regra...nem GTA eu curto muito!

Também gosto de jogos de esporte...

Outro detalhe: Não jogo online. Simplesmente, não me atrai.

Enfim, não costumo jogar a maioria do que a galera vibra! rsrsrsrs

Outro detalhe:

Minha fonte atual, de 500w, leva na boa essa configuração atual com 1070ti?

• Membro VIP
Postado

@Fokas Triple A não são jogos FPS e sim os "blockbuster", jogos anunciados e esperados com ânsia, e pesados graficamente.

Esta série Tomb Raider atual por exemplo é um triple A.

Postado
agora, Phoenyx disse:

@Fokas Triple A não são jogos FPS e sim os "blockbuster", jogos pesados graficamente.

Esta série Tomb Raider atual por exemplo é um triple A.

Eu sei...mas é que, geralmente, os FPS atuais entram aí, né?!

Enfim...também não jogo Tomb Raider. Não me agrada...

Jogos mais pesados, no máximo algum RPG, tipo Final Fantasy.

E jogos de luta, tipo Street Fighter.

De qualquer forma...um novo monitor e uma 1070ti são suficientes para dar novo fôlego aqui, certo?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...