Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,
estou tendo um problema com o meu processador(Intel Core i5-3230M 2.6Hz). Durante jogos, após uns 3 minutos, geralmente, o processador desce a velocidade dele mesmo para 1.2GHz, ao invés dos 2.6GHz(+ o turbo boost pra 3.2GHz). Imagino que isso possa ser por conta de aquecimento, mas o que acontece é que isso só passou a acontecer depois de um Reparo do Windows, estou com esse notebook há quase 2 anos e é a primeira vez que ocorre este problema.
Por favor, preciso de soluções que não envolvam trocas de peças ou a consulta de um técnico, visto que não tenho condições para essas opções no momento.

Em anexo deixarei as imagens da análise de desempenho do gerenciador de tarefas.
1 - Antes de abrir o jogo;
2 e 3 - Os primeiros 2 minutos do jogo;
4 - Durante o 4º minuto de jogo, onde ocorre a queda de desempenho.

Notebook Acer Aspire E1-571-6854

Processador Intel Core i5-3230M 2.6GHZ with Turbo Boost up to 3.2GHz
Intel HD Graphics 4000

analise1.png

analise2.png

analise3.png

analise4.png

Postado

Isso é  calor excessivo que o processador baixa o clock para "se defender" da alta temperatura. Com um clock e tensão mais baixos ele se protege, é projetado pela Intel para funcionar assim... você precisa abrir seu notebook, tirar o dissipador de calor, trocar a pasta térmica por uma de qualidade e limpar o dissipador e fan, além de todo o caminho de cobre onde o ar passa para fora do notebook, onde geralmente junta a poeira, impedindo o ar quente de sair.

De pasta térmica te recomendo Artic Silver 5 ou Arctic MX-4... são as 2 que usei nos últimos 7~8 anos e tiveram resultados impressionantes em comparação com pastas genéricas.... a MX-4 eu apliquei em 2015 no 6700k da assinatura e até hoje não troquei, as temperaturas estão iguais ainda com o Hyper 212X. Talvez eu troque na primavera deste ano para aguentar o verão de 2018/2019, estou pensando ainda.

Mas não use pasta ruim amigo. Vai dar uma trabalheira abrir o notebook, já aproveita e coloca uma boa. No Mercado Livre tem bastante ofertas de pastas de qualidade. O ruim é o frete, eu pedi as minhas por carta normal, demora um pouco mas vem e não sai tão caro como PAC por exemplo, pois é bem pequena e cabe numa pequena embalagem. Aqui na minha cidade é interior e no máximo que vai achar é a famosa "Implastec" nas lojas de informática... isso SE achar pasta pra vender.

Postado

Obrigado pela dica! Com certeza, assim que entrar uma graninha, vou trocar a pasta deste notebook. Mas você teria alguma ideia do porquê desse problema surgir apenas após uma reparação do Windows?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!