Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

ola, ja faz algumas semanas que estou usando um notebook da postivo e descobri algumas coisas que me deixam irritado.

o problema esta no clock do processador... q o que era pra ele ser era 2500mhz (2,5ghz) mais ele so atua em 0,79ghz no grafico de desempenho do w10. ja vi no cpu-z, hwmonitor. e estão marcando sempre o mesmo clock 798mhz...

e o que esta causando isso é o speedstep pelo o que eu acho... e queria muito desativar, isso atrapalha muito meus jogos mais aqui esta o problema, nao consigo desativa-lo, minha bios nao tem essa opção, talvez irão dizer que isso ajuda na economia de energia, mais eu nao ligo muito para isso... agora tenho tambem duas duvidas, nao sei se esse baixo clock dele é por falta de refrigeração, ou por falta de uma bateria, pois so uso ele na fonte de 19.4v e 3.42am, fonte original do notebook. e isso me desanima muito na hora de jogar, pra terem noção, o gta san andreas por ser um jogo muito leve e antigo esta rodando aqui a 10-25 fps, que é muito pouco pro nivel do notebook... e queria saber se alguem sabe desativar esse speedstep sem ser na bios, ou algum programa que deixe o uso do clock aos 2,5ghz, e falando sobre o assunto de falta de ventilação, quando o cooler do notebook gira em rpm alto eu ouço muito bem e o clock do processador fica alto, mais fica oscilando, acho que é assim... ele fica 2,1ghz 2,6, 2,0 1,9 2,4. e ficou assim por poucos minutos e dps que acabou o cooler ficou baixo e assim com a rotação baixa em rpm. ajudem ae helpp

ta ai as configuraçoes dele

image.png.949a26e3040203460519d7ac68395913.pngimage.png.165dbb5c93418fd07ff1c2fc231884e6.png

INTEL HD GRAPHICS 3000 512MB VRAM

MEMORIRA RAM É DDR3

700GB DE HD 

Modelo do notebook ( Positivo SIM+ 5470m )

image.png

Postado

O que o speed step faz é deixar o clock baixo quando não há tarefas que exigem muito do processador sendo realizadas, na hora em que você abre um jogo ele deve subir o clock ao nivel necessário. Esse clock oscilante me parece thermal throttling que é quando o clock baixa quando a temperatura está muito alta, leve em algum lugar para fazer uma limpeza interna e troca da pasta térmica.

Postado
3 horas atrás, Daniel Lee disse:

O que o speed step faz é deixar o clock baixo quando não há tarefas que exigem muito do processador sendo realizadas, na hora em que você abre um jogo ele deve subir o clock ao nivel necessário. Esse clock oscilante me parece thermal throttling que é quando o clock baixa quando a temperatura está muito alta, leve em algum lugar para fazer uma limpeza interna e troca da pasta térmica.

ah ok, existe alguma forma de desativar o speed step? ou algum programa q faça isso?

Postado

É só desativar na bios. Se sua bios não tiver essa opção talvez o Intel Extreme Utility te deixa desativar mas como eu falei, não fará a mínima diferença. Veja no painel de controle se você não está usando o plano de economia de energia.

Postado
16 horas atrás, Daniel Lee disse:

É só desativar na bios. Se sua bios não tiver essa opção talvez o Intel Extreme Utility te deixa desativar mas como eu falei, não fará a mínima diferença. Veja no painel de controle se você não está usando o plano de economia de energia.

os planos de energia esta no alto desempenho

adicionado 40 minutos depois
37 minutos atrás, Thalisson Sousa disse:

os planos de energia esta no alto desempenho, mais mano eu nao tenho bateria, dai so fica no 0%, uso ele na fonte direto. e as configurações avançadas de energia estão algumas em 100% mais nunca pega 100%, é pra coloca 0%? as que estão em 100% seria quando a bateria estivesse a 100% ele iria fazer tal coisa la em 100%? ne isso?

image.thumb.png.3e9bbc11933951c69ee62c35d129cbda.png

Postado
6 horas atrás, Thalisson Sousa disse:

os planos de energia esta no alto desempenho

adicionado 40 minutos depois

image.thumb.png.3e9bbc11933951c69ee62c35d129cbda.png

Desative essa opção de economia de bateria automática. Como está a temperatura do processador dentro e fora de algum jogo (dá pra usar o msi afterburner para monitorar a temperatura)?

Postado
Em 04/09/2018 às 18:26, Daniel Lee disse:

Desative essa opção de economia de bateria automática. Como está a temperatura do processador dentro e fora de algum jogo (dá pra usar o msi afterburner para monitorar a temperatura)?

aqui parece que nao foi suportado o msi afterbunner, ele ficou todo cinza, n dava pra mexer nas opções

adicionado 13 minutos depois

eu tambem ja estou achando que seja por falta de ventilação pois ele chega a 80C,, ainda mais que eu moro no nordeste dai aqui o clima é 29C :v

adicionado 46 minutos depois

image.thumb.png.d6c36768b01ead3c5f003f89dfd4727a.pngminha duvida tambem é essa, se eu deixar o estado de desempenho maximo em 100%, a bateria tem que estar em 100% tambem? ( mas como nao tenho bateria... :v)

Postado

O fato de não ter bateria não tem nada a ver, é que as vezes o desempenho baixa se estive com a bateria e sem carregador conectado. E 80 graus é bem quente, geralmente é esse o limite que o processador aguenta até começar a baixar os clocks para não subir muito a temperatura (pesquise por thermal throttling), por isso falei que tem que fazer uma limpeza interna e trocar a pasta térmica. Se não tiver ferramentas ou conhecimento para isso leve em uma assitência.

Postado

ah ok, vou levar ele em uma loja aqui pra fazer limpeza, e vou comprar depois um exaustor e uma mesa com cooler, talvez ajude... e tai a temperatura dele fazendo algumas tarefas leves (so no navegador. )

image.png.9fe388a531244a2792f10d05bbf480ad.png

• 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!