Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, galera. Sou novo por aqui.

Seguinte, tenho dois computadores em casa, em cômodos separados. Pago por 10 mega e sempre recebi uma velocidade muito próxima disso em ambos, nunca tive nenhum problema quanto a isso. A internet chega ao pc secundário via cabo (passa por um roteador e depois segue, via cabo, para o pc).

Sempre que havia um problema com a conexão, a Oi me alertava que poderia haver perda de velocidade nesse computador secundário, mas, retifico, isso nunca aconteceu.

Há duas semanas tive problemas de conexão, dos 10 mega, somente 5 chegavam em ambos os computadores (fora a latência absurda, o que atrapalha imensamente quem joga online). Pois bem, liguei e a velocidade foi restaurada no pc principal, porém no secundário (o mais utilizado por mim) continuam chegando 5 mega (ou menos) e a latência continua alta...

Alguém tem alguma dica ou sabe a causa desse problema?

Postado

Primeiro, verifica se está usando cabos Ethernet internos Cat5e; a operadora já tinha alertado quanto a diminuição de banda no segundo equipamento, mas isso não tem fundamento se estiver tudo certo com as configurações do roteador e xDSL, isto é, distância do armário e cabos externos adequados, cabos internos Cat5e, e placas dos equipamentos operando em velocidades adequadas, de acordo com a velocidade entregue, e que suportem a largura de banda dos Modens/Roteadores, nesse caso, a operadora é obrigada a garantir a velocidade contratada em todos os equipamentos. 

Na minha região por exemplo, tem uma certa latência em relação ao armário, e eles entregam um pouco mais para compensar, no caso a GVT está entregando 12 Mbps, sendo que contratei 10 Mbps.

Com relação aos equipamentos, se a operadora não oferecer a velocidade contratada, e houver gargalo, seria interessante pensar em adquirir um Modem/Roteador à parte, que opere na faixa de 10/100/1000 Mbps; Dual Band.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...