Ir ao conteúdo

PIC pic16f630 + rf433 + eeprom externa

Ir à solução Resolvido por Jones Damas,

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal,

Estou com uma plaquinha simples aqui me parece que é de uma central de alarme,

ela utiliza o PIC16F630 uma EEPROM externa (24LC16B) e uma placa receptora de rf.

A eeprom está ligada nos pinos ra4, ra5 e rc5 (SLK, SDA, WP) respectivamente e a placa de rf esta no ra3 (MCLR).

Pelo que vi esse micro não tem I2C e nem serial, me corrija se estou errado.

Minha dúvida é o seguinte:

1. Como gravar na eeprom? Tive fazendo umas pesquisa me parece que utiliza o timer1 pra fazer esse tipo de gravação.
  2. Como ler do receptor rf?

Essa placa praticamente faz a leitura do sinal de rf grava na eeprom logicamente e aciona dois reles,

se alguém puder dar uma luz fico grato.

pic.PNG

piccomp.PNG

Postado

Olá,

Qual compilador está usando para fazer o programa?

Se o uC não tem hardware I2C só resta fazer por software, o CCS C tem um "Wizard" onde durante a criação de um projeto você pode definir os 2 pinos (SDA e SCL) e ele "cria" um I2C por software. Acredito que até existe algo assim para manipulação de memórias eeprom também.

Para ler o módulo receptor 433MHz, veja se no pino em questão pode ser configurado uma interrupção por mudança de estado ou borda, caso não, acho que terá que tratar a recepção no loop mesmo.

Att,

• Solução
Postado

Bom dia Fervolt,

eu estou utilizando o mikroC, depois de suas dicas fui dar uma olhada no mikroc e ele possui as bibliotecas para esse tipo de comunicação.

São:

• Software I²C - que é pra comunicação por I2C software
  • Manchester -  que é para comunicação de RF.

Só me faltava lembrar que existem essas implementações por software também e um pouco mais de leitura na documentação do software.

Não fiz nenhuma implementação ainda, mais pode considerar como resolvido o tópico.

Obrigado pela dica.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...