Ir ao conteúdo

Processador travado em 803mhz - tem relação com TDP?

Ir à solução Resolvido por Phoenyx,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde queridos!

Sou nova no fórum, porém sempre acompanho e procuro respostas por aqui, mesmo sem cadastro. Após anos assim, na "surdina", hoje resolvi me inscrever e publicar algo.

Procurei muito a informação que quero, mas não tive ainda uma resposta concreta. Vamos lá:

Recentemente tive a infelicidade do processador do meu pc queimar (era um phenom II X6 1055 - 2.8Ghz). Na corrida para comprar outro, acabei recorrendo ao Phenom II X6 1100t - 3.7Ghz.

Minha configuração atual é:

placa: Pcware APMCP68

Processador: Phenom II X6 1100T

Memória: 2x8gb 1333mhz kingston

Vídeo: ATI Radeon ddr3 HD6570 4Gb

HD Samsung 500Gb 7200rpm

Fonte: Cosair 700w

É bem refrigerado... o gabinete tem 4 fans...

Mesmo assim, tanto na Bios (que está com configuração otimizada e multiplicador em auto) e no CPUID aponta o processador com 803mhz. O computador já foi formatado 2 vezes, estou com Windows 7 home premium (original) de 64bits, já não sei mais o que fazer, e de tudo o que li até agora me faz relacionar a baixa do desempenho com o TDP, que da placa-mãe é 95w e do processador é 125w... Seria isso? Vocês que são experientes no assunto, saberiam me dizer se essa relação faz sentido?

Tenho medo de comprar uma nova placa e o problema não ter relação alguma...

Desde já, muito obrigada pela atenção de todos :tw_kiss_wink:

Postado

Olá! Não é recomendado usar esse processador nessa placa-mãe, pois você vai torrar essa placa-mãe rapidinho.

Porém, o clock deve estar fixo em 803MHz por não estar tendo demanda. Os processadores AMD ajustam o clock conforme a carga. Abra um jogo ou alguma outra tarefa pesada e veja se o clock sobe. Mas eu não deixaria esse processador aí não.

Qual a temperatura atual do processador? Se estiver superaquecendo, ele também corta o clock pra não queimar.

• Curtir 2
Postado
29 minutos atrás, Gikamiessa disse:

Boa tarde queridos!

Sou nova no fórum, porém sempre acompanho e procuro respostas por aqui, mesmo sem cadastro. Após anos assim, na "surdina", hoje resolvi me inscrever e publicar algo.

Procurei muito a informação que quero, mas não tive ainda uma resposta concreta. Vamos lá:

Recentemente tive a infelicidade do processador do meu pc queimar (era um phenom II X6 1055 - 2.8Ghz). Na corrida para comprar outro, acabei recorrendo ao Phenom II X6 1100t - 3.7Ghz.

Minha configuração atual é:

placa: Pcware APMCP68

Processador: Phenom II X6 1100T

Memória: 2x8gb 1333mhz kingston

Vídeo: ATI Radeon ddr3 HD6570 4Gb

HD Samsung 500Gb 7200rpm

Fonte: Cosair 700w

É bem refrigerado... o gabinete tem 4 fans...

Mesmo assim, tanto na Bios (que está com configuração otimizada e multiplicador em auto) e no CPUID aponta o processador com 803mhz. O computador já foi formatado 2 vezes, estou com Windows 7 home premium (original) de 64bits, já não sei mais o que fazer, e de tudo o que li até agora me faz relacionar a baixa do desempenho com o TDP, que da placa-mãe é 95w e do processador é 125w... Seria isso? Vocês que são experientes no assunto, saberiam me dizer se essa relação faz sentido?

Tenho medo de comprar uma nova placa e o problema não ter relação alguma...

Desde já, muito obrigada pela atenção de todos :tw_kiss_wink:

A Bios e o CPUID apontam que o processador possui 803mhz de velocidade, mas na prática ele funciona com a velocidade de 3.7ghz?? Ou também funciona na velocidade de 803mhz??

Sugiro que instale o software CPU Core Parking Manager e veja se da para aumentar a capacidade máxima que o seu processador utiliza para "100%".

• Curtir 1
Postado

Olá Adryanss, obrigada pela atenção :)

Então, minha filha joga muito The Sims 4, porém mesmo rodando o jogo, ele não passa de 803mhz... deixo o CPUID monitorando e fica sem oscilação. A temperatura gira em torno de 40º a 42º, ainda não presenciei temperaturas mais altas.

Estou tentada a comprar outra placa-mãe, desta vez uma de TDP 125w ou superior, mas será que resolveria o problema? Desculpe, tenho pouco conhecimento rss, apenas me viro bem... Será que pode ter relação com o TDP?

Ah, geralmente o jogo não roda muito tempo, ele congela todo. Ontem nem mesmo as atualizações do Windows o pc conseguiu concluir, passou a noite ligado e não fez.

adicionado 4 minutos depois
1 minuto atrás, Angelo Sérgio disse:

A Bios e o CPUID apontam que o processador possui 803mhz de velocidade, mas na prática ele funciona com a velocidade de 3.7ghz?? Ou também funciona na velocidade de 803mhz??

Sugiro que instale o software CPU Core Parking Manager e veja se da para aumentar a capacidade máxima que o seu processador utiliza para "100%".

Boa tarde Angelo, obrigada pela atenção.

O CPUID aponta que o processador possui 3.7ghz (lá na nomenclatura do processador), porém o funcionamento fica travado em 803mhz no próprio CPUID. Não estou em casa neste momento, estou no trabalho. Assim que chegar em casa irei instalar o CPU Core Parking Manager e verificar.

Obrigada pelas orientações :)

• Curtir 1
Postado

Acredito que, apesar estar funcionando, a placa reduziu a tensão do processador justamente por conta da diferença no TDP, evitando assim dano nos VRMs da placa-mãe e limitando o desempenho. Teria que verificar o valor dela para ter certeza. No mais, a possibilidade de danos é real. 

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Com certeza tem relação com o TDP, já que esta placa mal suporta 90W, o que dirá 125W.

Aliás, acho que esta placa não possui suporte nativo para o seu 1100T, aí o clock fica assim, no mínimo.

• Curtir 2
Postado

Obrigada Kleber!

Então vou realmente providenciar outra placa-mãe para esse processador rss.

adicionado 2 minutos depois

@Phoenyx olá, obrigada pela colaboração.

Então, eu honestamente não sabia sobre esse lance de TDP rss... Apenas pesquisei a compatibilidade do soquete rs... o site da placa-mãe é uma caca, não tem nada x nada. Como o processador anterior era um 1055t do mesmo soquete, pensei que este 1100t funcionaria bem :(

• Membro VIP
Postado

@Gikamiessa Provavelmente a culpada pela queima do seu antigo CPU foi a placa-mãe. CPU é difícil de dar problemas, duram décadas se bem cuidados. O VRM vagabundo desta placa deve ter enviado níveis de tensão superiores ao suportado pelo CPU, ocasionando a queima. Troca logo esta bomba aí. Pega uma placa com chipset 970A pelo menos.

• Curtir 1
Postado

Também fiquei confusa com a queima do processador rs... mas como mudei de residência recentemente, pensei que tivesse tido algum problema durante a mudança rs... Sempre procurei cuidar bem, sempre que jogo ar no meu pc (a cada 6 meses), já troco a pasta térmica (uso Arctic Silver).

Andei pesquisando uma placa custo x benefício... vi essa: placa-mãe Asus M5a78l-m

Gosto de Asus, mas recomendaria essa? rs

hahaha desculpe abusar de sua boa vontade rs

• 2 semanas depois...
Postado

Bom dia pessoal!

Passando para atualizá-los e mais uma vez agradecer rs.

Segui os conselhos do nosso amigo Phoenyx e comprei a placa que ele indicou, a mesma chegou na sexta-feira e no sábado a instalei... finalmente deu tudo certo e pude ver o processador trabalhar corretamente rs... o problema mesmo estava na tdp da placa que era menor que o tdp do processador.

Meninos, muito obrigada!

Podem fechar o tópico, problema resolvido 😀

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!