Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

oi sou novo em programaçao e tenho um projeto pessoal e encontrei um obstaculo que estou semanas sem consegui resolver;

nao consigo fazer esse programa funcionar. tipo mesmo si o usuario digitar a resposta correta ele marca como falso, a dificuldade é 

fazer ele corrigir uma questão onde a resposta é uma dizima periodica. eu agradeço muito si alguem soubesse o que eu deveria fazer.

#include <iostream>
#include <cstdlib>
using namespace std;
int main()
{
    double c,d;
    double a,b;
    a=4;
    b=3;
    c=a/b;
    cout<<"4/3 = ";
    cin>>d;
    if(c==d)
    {
        cout<<"correto";
    }
    else
    {
        cout<<"errado a resposta e"<<c;
    }
    return 0;
}

Postado

@Filipe Henriques de Paiva Olá. Cara, aí você está fazendo uma comparação de valores do tipo double, nesse caso em C e C++, nessa comparação, são verificadas todas as casas decimais de um número informado

Em C uma das formas que encontrei para resolver o problema foi converter os valores para uma string e contabilizar apenas duas casas decimas, em seguida, comparar as strings

Não é o ideal, mas vou passar uma maneira de resolver a questão em C, tanto por eu não ter muita intimidade com o C++

#include <stdio.h>
#include <string.h>

int main(void) {

double c = 0, resp;
    double a, b;
    char valor1[10], valor2[10];

a = 4;
    b = 3;
    c = a / b;

printf("4 / 3: ");
    scanf("%lf", &resp);

sprintf(valor1, "%.2lf", c);
    sprintf(valor2, "%.2lf", resp);

if (!strcmp(valor1, valor2))
        printf("Correto!\n");
    else
        printf("Errado!\n");

return 0;
}

Perceba que foi preciso converter os números do tipo double formatados com apenas 2 casas decimais para strings em C e aí fazer a comparação das strings

OBS: Logo que puder passo uma maneira para resolver a questão em C++, isso se algum colega aqui do fórum não apresentar uma solução mais simples para essa questão em C++

Postado