Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ventoinha de GTX 980 Ti não sei de 100%


Posts recomendados

Meu setup abaixo.
Operating System: Windows 10 Pro 64-bit
CPU: Intel Core i5 4460 @ 3.20GHz 
RAM: 8,00GB Dual-Channel DDR3 @ 798MHz (10-10-10-30)
Motherboard: ASUSTeK COMPUTER INC. B85M-E/BR (SOCKET 1150)
Graphics: NVIDIA GeForce GTX 980 Ti (NVIDIA)
Storages: 465GB Seagate ST3500413AS (SATA) 931GB Seagate ST1000DM003-1ER162 (SATA)
Driver: Nvidia Versão 399.07

Algum tempo ando tendo um problema com o cooler da VGA ocorre o seguinte:
1 - Computador inicializa normal quando aparece o login do windows a ventoinha dá um set 100% de uso automático.
2 - Já instalei drivers novos e antigos. já passei o DDU, formatei o computador e não adiantou.
3 - Tentei usar o SpeedFan, nvidiaInspector eo MsiAfterburner para baixar a rotação.. a placa não aceita, como se não existisse essa opção. as demais como clock, vcore etc.. tudo é editável. posso colocar em 10% ou 90% o cooler que não altera.
4  - Passei borracha branca e um pincel após nos conectores da memoria e da vga, troquei as memórias de lugares pois há 4 sllots na placa e nada.
5 - Na bios e em modo segurança, isso não ocorre e apenas com o windows normal em si ligado. (Já abri o MSCONFIG e tirei todos os programas tanto windows como não windows)
6 - Já fiz a limpeza das pastas TEMP e PREFETCH.
7  - A placa tanto em jogos como sem, uso fica a ventoinha em 100%
8  - Já tirei a bateria da placa-mãe para restaurar o padrão e mesmo assim persiste.
Alguém tem uma solução?
9 - Já abri a placa, troquei a pasta térmica, fiz o procedimento do conector do fan para ver se não havia mal contato, nada.
10 - Placa não está penada suja ou danificada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você fez tudo isso é porque sua placa de vídeo deve estar fora garantia.

 

Você já ultrapassou o limite de temperatura recomendável para ela? 

 

Houve alguma oscilação de energia enquanto o seu computador estava ligado com ela executando algum programa? 

 

Tudo está indicando que para o problema ser resolvido vai ser necessário uma troca de ventoinha ou um reparo no chip da placa, mas em ambas as situações eu recomendo você deixar para um técnico de confiança e que saiba trabalhar com placas de vídeo realizar o reparo. 

 

Se o concerto não ficar em mais de 50% do valor que a placa custou, eu recomendo que a conserte e caso fique acima disso, por dois mil em uma oferta você compra uma 980ti com um ano de garantia ou por menos de dois mil e quinhentos consegue adquirir uma 1070ti. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim está fora da Garantia, comprado em 2014.
Nunca chegou nem nos 70% pois meu gabinete é frio demais, jogando gta V em 1440P com tudo no ultra chega nem a 55 graus.
Porque no windows em modo seguro ela não faz isso?
Notei que uma fan não gira quando a placa é ligada apenas duas, e quando dá aquele login do windows o bicho endoida, fica em 100% e nos programas a RPM da fan fica ou 0 ou não marca
Eu ainda não procurei um concerto porque eu acredito que seja o windows 10 ou algum bug no driver.
Eu dei uma pesquisada no google.. 
Vi muitas pessoas tendo esse problema no windows 10, com o mesmo modelo algumas no 980ti KFA algo assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei exatamente qual a solução para esse problema mas, talvez você possa resolver criando um perfil manual para os fans da sua placa de vídeo no MSI Afterburner.

 

Daí a fan vai aumentando conforme a temperatura da placa também for subindo. Por ex: 50º = 50% da força.

 

É um "workaround" mas pelo menos tira aquele barulho chato da sua cabeça até você descobrir qual é o real problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dicas, mas é justamente isso que não consigo fazer.
Qualquer mudança que eu tento fazer no que se diz a respeito da velocidade do fan, não altera.
Eu tenho aqueles adaptadores 4 fan pra molex será que se eu conectar o cabo do fan nele resolve?
pois pode ser problema na controladora de temperatura da placa..

 

Entrei em modo segurança e rodei o DDU de novo.
Nenhum barulho...
qual um driver vocês me recomendam instalar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!