Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

O que eu fiz:

package provaJava;

import java.util.ArrayList;
import java.util.List;

import javax.swing.JOptionPane;

public class Principal {

public static void main(String[] args) {

//instanciar um objeto Aluno e incluir suas várias disciplinas. 
        Disciplina disciplina = new Disciplina();

List<Disciplina> disciplinas = new ArrayList<Disciplina>();
        disciplinas.add( disciplina );

Aluno aluno = new Aluno();
        aluno.setDisciplina(disciplinas);

((Aluno)aluno).setNomeAluno(JOptionPane.showInputDialog(null, "Digite o nome do Aluno: "));
        //((Aluno)aluno).setRa(JOptionPane.showInputDialog(null, "Digite o RA do aluno: "));

//disciplina.setNomeDaDisciplina(JOptionPane.showInputDialog(null, "Digite o nome da sua máteria: "));
        disciplina.setNomeDaDisciplina(JOptionPane.showInputDialog(null, "Digite o nome da sua máteria: "));
        //((Disciplina)disciplina).setNota1(Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(null, "Qual a sua 1° nota nesta materia: ")));    
        //((Disciplina)disciplina).setNota2(Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(null, "Qual a sua 2° nota nesta materia: ")));
    //    ((Disciplina)disciplina).setFaltas(JOptionPane.showInputDialog(null, "Quantidade de faltas: "));

String opcao = JOptionPane.showInputDialog(null, "Deseja adicionar outra materia? " + "\n" + "[1] Sim" + "\n" + "[2] Não");

while(opcao.equals ("1")) {
            //disciplina.setNomeDaDisciplina(JOptionPane.showInputDialog(null, "Digite o nome da sua máteria: "));
            disciplina.setNomeDaDisciplina(JOptionPane.showInputDialog(null, "Digite o nome da sua máteria: "));
             opcao = JOptionPane.showInputDialog(null, "Deseja adicionar outra materia? " + "\n" + "[1] Sim" + "\n" + "[2] Não");

} if(opcao.equals("2")){
            JOptionPane.showMessageDialog(null, disciplina.getNomeDaDisciplina());

}else {
            JOptionPane.showMessageDialog(null, "OPÇÃO INVALIDA! Encerrando o programa...");
            return;
        }
    }
    }

• Obrigado 1
Postado

@_Thiago_Rodrigues Olá. Seja bem-vindo! Desculpa novamente ter q importuná-lo rs... Mas, para que possamos te dar uma resposta mais precisa, seria necessário ver o código da classe Aluno e Disciplina.

Seria possível, para você, postar o código dessas classes?

Entendemos que é novato e pode ficar tranquilo pois esse tipo de coisa faz parte mesmo. Comigo também foi assim nas primeiras postagens hehe

Na verdade, o nosso objetivo, como o foco do fórum aqui é o aprendizado, é de apresentar ao autor do tópico uma resposta mais adequada possível

Espero que entenda e que não se incomode com isso!

Não queremos, de modo algum, desencorajar você e, esperamos, que essa seja apenas o primeiro de outros vários tópicos que venha a criar aqui conosco :thumbsup:  

Obs: Eu presumo que na classe Aluno tenha um atributo do tipo String nome e os métodos getters e setters e na classe Disciplina a mesma coisa, mas a dúvida que fica é se você definiu esses métodos de modo adequado ou mesmo tenha criado algum outro método em alguma dessas classes que pode vir a ser útil para esse projeto

Mas não sabemos muito a seu respeito. De repente, seja necessário ajustar algo em uma dessas classes, ou, até, criar uma nova funcionalidade (método) em alguma delas, para que o resultado final fique melhor e mais de acordo com o que você deseja  :)

Atualizando:

Uma resposta para o tópico está sendo apresentada abaixo!

Postado

@_Thiago_Rodrigues Olá. É o seguinte: Eu não programo em Java Swing. Quanto a parte de interface gráfica em Java já comecei direto com o JavaFX

Fiz o exercício só no console mesmo, partindo do princípio que é necessário solicitar ao aluno o nome da matéria e a nota nessa matéria e no final listar as matérias e notas. Estou certo?

Só que não podemos passar o código pronto para você aqui. Isso vai contra os princípios do fórum e tampouco te ajudaria em alguma coisa, pois aí você faria o exercício na base do copia/cola e não aprenderia nada!

Os passos que segui foram esses (Se entendi direito o enunciado)

1. Solicitar o nome do aluno

2. Solicitar o nome da matéria que ele deseja adicionar

3. Solicitar a nota nessa matéria

4. Criar um método na classe Aluno que chamei da adicionarDisciplina. Esse método recebe dois parâmetros, uma String para as matérias e um double que seriam as notas

Criei duas listas

Uma do tipo String cujo nome é disciplinas

private List<String> disciplinas = new ArrayList<>();

E a outra do tipo double que seriam para as notas:

private List<Double> notas = new ArrayList<>();

Assim, no método adicionarDisciplina estou adicionando na lista referente a disciplinas o nome da disciplina e na lista referente a notas adiciono a nota:

public void adicionarDisciplina(String nomeDisciplina, double nota) {
    disciplinas.add(nomeDisciplina);
    notas.add(nota);
}

Esse método estou chamando no main após ter o nome da matéria e a sua respectiva nota fornecida pelo usuário

Feito isso, é só listar as disciplinas que foram adicionadas na lista e também as notas:

public void listarDisciplinas() {

System.out.println("\nLista de Disciplinas e Notas:");

System.out.println();

for (int i = 0; i < disciplinas.size(); i++) {
        System.out.println(disciplinas.get(i) + " -> Nota " + notas.get(i));
    }
}

Obs: Cara, acho que já te passei informação demais agora rs...

Como já pôde perceber,  eu estou mostrando os resultados no console mesmo. Se você quiser depois passar para o Swing isso aí seria contigo. Só o que procurei aqui é te passar os passos para resolver a questão

Vê se ajuda agora, ok?

Qualquer dúvida é só perguntar!

Obs: Só que tô fazendo uma mistura "legal" de disciplina com matéria. Teria que ajustar isso!

Postado

@_Thiago_Rodrigues  Olá. De acordo com a maneira como estou dando uma dica de como o exercício pode ser resolvido, não tem necessidade de você postar o seu código da classe Aluno e Disciplina, com pedi acima :thumbsup:

Nessa maneira que apresentei de resolver o exercício estou trabalhando apenas com a classe Aluno e a classe principal (com o método main)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!