Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

1) luz solar direta sobre tela crt danifica o fósforo da tela? o q acontece no transporte dela de uma residencia para outra onde recebe luz solar direta no transporte? eu estou de processo de mudança de residencia no qual meus aparelhos de tv crt provavelmente serão expostos a essa luminosidade nesse processo pois farei a mudança durante dia/tarde, ate q ponto ocorrerá esse desgaste do fósforo da tela mesmo q minimo? não sei como proteger porque o carro da mudança nao tem teto e eu nao tenho nada escuro preto para cobrir a tv ao coloca-la no transporte

2) vcs no meu topico me orientaram q a poeira acumulada no interior da tv crt força o flyback, essa poeira é aquela q fica em toda a parte do tubo ao redor da chupeta? a olho nú pelas aberturas da tv é possivel saber visualmente se a poeira é suficiente para forçar flyback? essa peça esta cada vez mais escassa

Postado

Boa tarde, se estou certo luz do sol não irá danificar o fosforo da tv, para queima-lo é necessario uma luz ben forte, como no caso do screen no maximo. Mas sobre proteger você pode sem problema enrolar a tv com um pano qualquer: cortina, coberta...

Sobre a poeira, ela pode danificar qualquer aparelho eletrônico, no caso das tv de tubo, o acomulo dela no tubo faz contato com a alta tensão do flyback fazendo ela conduzir por todo o tudo, podendo provocar, enfraquecimento da imagem, chiado na chupeta, desligamento da tv, até pode provocar a queima de algum componente. Mas é só limpar a poeira com cuidado, usando um pincel. 

• Curtir 2
Postado

Nunca ouvi falar nem soube de algum case de danos causados por sol no fósforo da tv!

Já a poeira doméstica, em geral, não traz grandes problemas, mas em áreas de alta tensão ela pode ocasionar fugas.

• Curtir 1
Postado

a luz solar direta tem UV alem do calor por isso a duvida e como o fosforo reage ao feixe de eletrons e se for mt forte queima ele entao a duvida como seria para os raios de luz solar direta, so quem entende de eletronica sabe o q pode ocasionar isso

Postado

Pra dizer a verdade nunca soube de nenhum caso de fósforo gasto (exceto por imagem estática por muito tempo na tela ou uso da tv com problemas de deflexão, ou seja, mal uso), geralmente os problemas que ocorrem em tubos são de outra coisa, como cátodo fraco, grade ou foco gastos, gases no tubo, etc...  As tvs existem há muito tempo, se este fosse um problema relevante, existiriam artigos/textos/livros/casos a respeito! Eu não encucaria com isso não.

• Curtir 2
Postado
6 horas atrás, retrogamer disse:

O fósforo é uma substancia colocada internamente dentro do tubo com os raios da luz solar direta o fosforo enfraquece e a imagem fica opaca mesmo com a tv crt desligada?

Não hã maneira do sol danificar o fosfoto do tudo, o que na verdade ocasiona perda de cor e outros problemas é o canhão, que com o tempo fica ruim, mas o fosforo não é afetado por raios do sol. Mas se esta na duvida, é só enrolar a tv em um pano, assim irá proteger da poeira também.

• Curtir 2
Postado

1) se a luz solar direta nao afeta em nada a qualidade do fósforo da tela CRT enfraquecendo a imagem, cores e brilho entao o q causa problemas no fósforo da tela se tem umas crt q a tela é bem mais escura e outras onde é mais acinzentada? nesse caso da mais acinzentada o fósforo esta mais fraco?

2) tem algum comportamento estranho da tv crt quando o tubo esta com poeira suficiente para causar estresse no flyback e entao seja hora de abrir ela e limpar? isso ocorre ate com pouca poeira no tubo nas proximidades do anodo ou chupeta?

Postado

Essa questão da imagem, pode variar do fabricante do tubo, mas o que realmente diferencia é as configurações de cor e ajuste de screen, quanto mais screen maior o brilho, esse screen em excesso é que pode queimar o fósforo, principalmente quando a queima do vertical e fica apenas uma linha na tela e o ajuste de screen está em excesso.

O acumolo de poeira pode da interferencia na chupeta que é o local em que o insolamento não é 100% e a altatensão começa a vazar.

adicionado 1 minuto depois

Esse vazamento também acontece por um mal posicionamento da chpeta ou a mesma já esteja estragada.

• Curtir 1
Postado

1) fora o screen alto nada q seja como luz solar direta, calor e umidade vão danificar as camadas de fosforo no interior do tubo?

2) mas a tv mostra algum sinal q é hora de limpeza antes q prejudique a vida util do flyback e outros componentes?

Postado

Para queimar o fosforo é necessario uma luz bem forte e concentrada por um certo periodo, como o screen bem alto, a luz do sol não chega a este ponto.

Quando a poeira começa afetar, chupeta ou flyback estão com vazamento, percebe-se o zumbido forte, estalos e cheiro do hozonio.

• Curtir 3
Postado

1) e o UVA e UVB presente na luz solar direta traz algum enfraquecimento ao fósforo de crt? o fosforo nao enfraquece ele apenas queima ou não?

2) antes de presenciar esses sinais de zumbido forte, estalos e cheiro do hozonio o flyback e demais componentes nao estão sendo estressados por poeira?

3) é possivel remover arranhoes na tela de vidro crt sem danificar nada?

Postado
4 horas atrás, retrogamer disse:

UVA e UVB

não influenciam em nada. o fosforo não enfraquece, apenas queima com excesso de screen. 

antes de presenciar esses sinais de zumbido forte, estalos e cheiro do hozonio o flyback e demais componentes nao estão sendo estressados por poeira?

só dá para perceber em épocas de frio, a umidade faz a poeira conduzir, dependendo do local irá apresentar variados sintomas ou o não funcionamento do aparelho, ai é só limpar. 

é possvel remover arranhoes na tela de vidro crt sem danificar nada?

dependendo da forma que pretende tirar o arranhão, da para tirar sem problemas. 

• Curtir 1
Postado

entendido pensei q os fosforo ao receber raios uva e uvb enfraquecia e consequentemente a imagem também mas como você disse ou ele queima ou fica intacto

luz solar direta afeta a carcaça plastica das tvs crt? enfraquece o plastico?

esses sintomas de poeira estressando componentes so aparecerão em epocas de chuva entao como aqui esta seco pode esta ocorrendo todos esses problemas mas sem sintomas e estressando o flyback e outros componentes por causa da poeira?

qual seria a forma mais segura de retirar os arranhoes sem danificar em nada o cinescópio?

Postado
1 hora atrás, retrogamer disse:

enfraquece o plastico?

todo plastico enfraquece ao ser exposto a umidade e sol por grandes períodos, dependendo do material meses ou anos.

1 hora atrás, retrogamer disse:

estressando o flyback e outros componentes por causa da poeira?

quando ela começa a ocasionar algum problemas, as alterações são logo percebidas, mas não chega ao ponto de forçar o flyback, o que pode ocasionar é vazamentos na chupeta. 

Eu nunca tentei tirar arranhão de vidro, mas pode tentar uma dessas formas:

https://pt.wikihow.com/Remover-Riscos-do-Vidro

• Curtir 1
Postado

entao o certo seria cobrir o aparelho com algum tecido durante o transporte para evitar problemas no plastico por causa da luz solar direta? essa exposição por um dia a q ponto estraga o plastico q ja é velho? problema é a ventania q descobre tudo

nenhum desses problemas ocasionados pela poeira for o flyback podendo danifica-lo?

quais sao suas configs de brilho, cor e contraste para vida longa do tubo?

Postado

Não, para um plastico desse ser afetado pelo sol leva meses ou anos, o fato de eu ter aconselhado encobrir com um pano é pela poeira, é só enrolar numa cortina e da um nó que o vento não desamarra.

Para prolongar a vida do tubo é só não usar a tv com muito brilho, isso evitará o desgaste excessivo do canhão.

• Curtir 2
Postado

se a tv ja for velha feita em 2003 e o tubo estar ficando fraco é possivel compensar usar pouco brilho mas manter a imagem boa? tem q haver um equilibrio entre alta durabilidade do tubo e boa imagem

o q você acha da durabilidade dos tubos semiplano, plano com tubo longo e plano slim?

Postado

A durabilidade é de acordo com o uso, sendo ela de tubo, plasma, a lâmpada ou LED, o uso de muito brilho diminuirá a vida do aparelho, os ajustes devem ser em ter uma boa imagem sem muito esforço do aparelho. Eu sempre aconselho á fazer ajustes proximos a 50%, assim durará bastante tempo, idependente do tipo ou idade da tv.

• Curtir 1
Postado

o problema é q com o tempo de uso o tubo enfraquece e tem q ficar fazendo ajustes subindo brilho etc, tem alguma dica para encontrar a imagem ideal para minha tv crt mas sem forçar o tubo e ter vida o mais longa possivel? eu jogo ps2 (componente) e snes (av) nela

50% é 50 cor, 50 brilho, 50 contraste ou um balanço entre os 3 q resulta em 50% no total?

Postado

não quis dizer exatamente 50%, mas valores próximos a ele, seja + ou -, você deve procurar um balanço nas configurações para obter uma boa imagem. pode deixar o brilho entre 40 e 60% e as demais configurações vai ajustando até ficar com boa imagem. 

• Curtir 1
Postado
46 minutos atrás, lucas35 disse:

não quis dizer exatamente 50%, mas valores próximos a ele, seja + ou -, você deve procurar um balanço nas configurações para obter uma boa imagem. pode deixar o brilho entre 40 e 60% e as demais configurações vai ajustando até ficar com boa imagem. 

na minha toshiba lumina o menu de configuração de brilho, contraste etc é por aquelas barrinhas 15 no total mas para passar de uma barra para outra tem q apertar varias vzs no controle + ou - entao fica difícil eu saber quando ta em 50, 60 ou 70% mt estranho

Postado

Não encafifa muito com isso não... o tubo vai gastar mesmo, o prolongamento da vida útil não é tão grande. Se eu fosse você, comprava uma outra TV e guardava, tudo bem que os componentes gastam com o tempo, mas ainda assim acho que é mais viável do que ficar capando a alegria de usar a TV!!

• Curtir 2
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!