Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Como Conseguir a Máxima Precisão com um PT100, um ADS1115 e um ESP32?


Intrudera6

Posts recomendados

14 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Ajustava-se a temperatura do caldo para 0,1ºC abaixo do ponto de fervura para não prejudicar a qualidade da proteína. Até a pressão barométrica entrava na equação. Tempos em que se amarrava cachorro com linguiça e o 8080 era o xodó.

 Eu iria me divertir muito com um projeto desses, dá trabalho mas ao final dá um enorme prazer, e ai tem que se partir para outra coisa, um prazer bem efêmero infelizmente!

 

7 horas atrás, aphawk disse:

vai ter de caprichar na blindagem e filtragem dos sinais

Nem imagino como vou conseguir blindar uma placa de protótipos, mas acho que vai ser interessante!

 

Eu até hoje nunca me atrevi a fazer uma PCI, quem sabe depois dessa brincadeira eu até resolva fazer uma??? A minha curiosidade é realmente estudar o processo físico da medição num PT100 e conseguir o máximo sem gastar dinheiro demais, pois eu realmente não tenho nada que justifique uma precisão tão alta (e nem dinheiro sobrando para exagerar no gasto com este meu hobby), a não ser o desafio de conseguir! Num passado muito distante, imagino que há uns 20 e tantos anos atrás, eu montei um termômetro com uma saída "linear" usando um 1N4148 como sensor de temperatura e calibrando usando água destilada como referência de zero e de 100°C (nem lembro mais como foi o circuito, mas foi usando um prontoboard), aqui é ao nível do mar mas eu não me preocupei com a pressão atmosférica, mas neste tipo de gambiarra isto não era realmente relevante!

 

E como você já deve ter percebido, eu tenho uma certa tara (acho que é mais forte do que isso) por precisão. O meu relógio de pulso por exemplo (um Casio GW-9400, que é muito robusto, muito preciso, ele já tem alguns anos e espero que a bateria dele dure por mais de uma década) está sempre certo, normalmente com erro menor que 1 segundo (comparo com o DS3132 devidamente calibrado, você se lembra da estória, com imprecisão média aproximada de +/- 0,05PPM), e quando percebo uma mínima diferença visível, de décimos de segundo (realmente menor que 1 segundo), eu o acerto usando a Internet (por servidores SNTP) com grande cuidado (acho que isto talvez seja tratável, mas este meu tipo de comportamento não me traz problema, a não ser a fama de “maluco”). Gosto muito da precisão do meu relógio, e ele normalmente demora várias semanas para isso acontecer.

 

Às vezes eu acho que estou na profissão errada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou dando umas cabeçadas com o Fritzing (que me pareceu o programa mais fácil para eu desenhar o diagrama eletrônico), mas não tem alguns componentes, como por exemplo, o LM4040-DIZ-2.5V (e nem um componente parecido, pensei em adaptar um Zener), e não tem um PT100 (RTD) para eu representar, comecei a definir alguns novos (resistências) mas não terminei por não ter como desenhar todos os componentes. Quando eu conseguir desenhar tudo no Fritzing postarei aqui o circuito!

 

Fui olhar o datasheet do 2N7000 e ele realmente tem uma RDI muito alta (máxima de 5 Ohms), o que no meu caso vai representar mais 50% de energia dissipada no PT100 e no R ref (o que não vai fazer nenhuma diferença no meu caso), e o tempo de chaveamento dele é da ordem dos nanosegundos, o que é perfeito para esta aplicação por ser muito menor que o tempo de 1/60seg!

 

Achei o Fritzing meio complicado de usar (nunca tinha usado ele antes), talvez exista coisa mais fácil e com bem mais opções de componentes. Até pensei em criar nele o LM4040-DIZ-2.5V mas ainda não consegui encontrar onde estão os componentes novos criados pelo usuário para editar em modo texto, acho que se encontrar eu até conseguirei criar alguma coisa mais simples!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!