Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intrudera6

Membros Plenos
  • Total de itens

    453
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%

Reputação

337

Sobre Intrudera6

  • Data de Nascimento 29/06/1964 (55 anos)

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    Salvador, BA
  • Sexo
    Masculino

Outros

  • Ocupação
    Eng. Mecânico e de Petróleo
  1. Para a minha sorte, em Salvador (onde moro) é bem raro cair raios, apesar de que, em tempos de aquecimento global isto está mudando (estão ficando mais frequentes). Mas mesmo assim, e para a nossa sorte, os raios ainda são bem pouco frequentes. Mas a maioria dos prédios não está bem preparado para raios e não tem para-raios adequado, ficam na maioria das vezes abaixo da antena coletiva (imagine o que aconteceria se caísse um raio???) e imagino que o aterramento também não esteja lá em boas condições. Eu certamente seria uma das primeiras vítimas, eu nunca desligo nada, iria queimar a zorra toda. Pelo menos pela internet, eu não vou ter problema, tenho link de fibra óptica, mas com a SKY e a antena coletiva, deve ser uma bagaceira, mesmo eu tendo protetor de surto nestas entradas. A nossa rede elétrica entra em alta tensão, temos transformador interno, estamos pelo menos livres de queda de cabo de alta tensão sobre a rede de baixa. No resto estamos à própria sorte. Eu nunca desligo o computador (o meu computador está tão exposto a maresia que se eu desligar ele por muito tempo é arriscado ele não ligar mais, já passei por isso e me custou caro) e nem os cabos de TV e SKY. Mas teve uma tempestade de raios que foi realmente assustadora, e quando caiu um raio nas proximidades causando falta de energia eu realmente achei que tinha sobrado, mas não foi desta vez, nada parou de funcionar. Será que não existe alguma proteção que pelo menos proteja dos eventos indiretos (dos diretos realmente não é eficiente)? Ficar desconectando cabos é complicado e em muito deles é necessário arrastar moveis para isso.
  2. Estou meio enferrujado no ASM, e o meu conhecimento do ASM do PIC é nulo, mas... os ASMs tem muitas semelhanças entre si, e apesar de não conhecer, ele não me é totalmente estranho. Comentar o código seria interessante, ajudaria tremendamente na compreensão (na minha e na de muita gente aqui). Ser "xingado" em ASM é complicado.
  3. Tem muita gente "idosa" (madura) aqui neste tópico, acho que eu devo ser o mais "jovem", mas mesmo assim já passei dos 55 anos (sou de 1964), acho que se somar as idades aqui já chega na Grécia antiga. E metendo o nariz na conversa, acho que é muito mais fácil o aprendizado com um micro controlador mais simples (um 8051, 6502 ou Z80 por exemplo, meu primeiro contato foi com um 6502) do que com um mais complicado (com mais recursos). E imaginar que o meu primeiro contato com eletrônica foi com um bastante antigo livro de válvulas que meu pai me repassou, acho muito mais fácil de entender eletrônica começando por este caminho. Mesmo assim eu me entusiasmei muito com os ESP32, seus muitos recursos e enorme poder de fogo, mas eu tenho que concordar, às vezes é a mesma coisa que matar uma muriçoca com uma bomba atômica.
  4. Infelizmente a temporização dela é mais lenta que da memória instalada, ela não serve para mim.
  5. Ainda tem as memórias, e qual é a temporização delas?
  6. Eu já medi o consumo de uma coisa destas e encontrei na operação normal uma corrente entre 1 e 1,5A (normalmente a fonte tem um bom superdimensionamento), mas realmente a melhor forma de obter a autonomia é testando (como o Faller falou), pois, só seria possível calcular tendo curva de eficiência verso consumo do nobreak, coisa que se existe não é público.
  7. Achei o desempenho muito modesto, bem longe do limite teórico de uma rede 2,5GB, mas para uma rede Gigabit (levemente melhor que uma). Um desempenho fraco para um custo de 330US$ (ou R$2.400,00 no Brasil), muito dinheiro para um desempenho tão limitado. E um teste fazendo uma transferência de um grande arquivo (vários GBytes) teria sido interessante, que é o que eu faço quando quero avaliar o desempenho da rede.
  8. A fonte do roteador é de 2A, mas o roteador na maioria das vezes não consome nem 1A, o que faz a autonomia da bateria ser bem maior. Estas baterias são proporcionalmente bem mais caras, é melhor pegar logo uma de 7 ou 9Ah.
  9. Eu uso uma fonte de 12 V por 10A (mas pode ser de menor potência) que mantêm a bateria de 12V sempre carregada, e quando falta energia chaveia da fonte para a bateria (sem permitir que o roteador reinicialize) como se fosse um nobreak de CC. Sai muito mais barato que um nobreak convencional, a autonomia da bateria pode ser bastante grande, normalmente estes roteadores gastam muito menos do que a fonte deles fornece, com consumo de 1A (o meu modem/roteador do Live Tim Fibra gasta em média 1A) por exemplo pode durar umas 8 horas para uma bateria de 12V 9Ah ou maiores, e o custo da bateria é bem baixo (uns 120 reais). Vou passar o link abaixo de uma fonte de 10A. https://www.ebay.com/sch/sis.html?_nkw=100-220V+12V+10A+UPS+Sw+Power+Supply+W%2F+Battery+backup+charging+CCTV+Security&_id=331860436497&&_trksid=p2057872.m2749.l46251 https://www.ebay.com/itm/100V-240V-13-5V-UPS-10A-Sw-Power-Supply-W-Battery-backup-CCTV-Security-/254342641571?hash=item3b3800b7a3 Duvido que você ache um nobreak mais barato que isso (mesmo somando o preço da bateria), e que tenha uma autonomia tão grande (com uma bateria de 12V 9Ah ou maiores). E não vai danificar o seu aparelho pois é CC pura (mesmo a tensão de saída sendo de 13,2V , o que não é problema nenhum para estes aparelhos). Eu atualmente estou com um Live Tim Fibra de 150Mb, e está funcionando perfeito ligado numa fonte de 10A (carga de bateria com 1A) com carregamento automático e bateria de 12V 7Ah. Por maiores que sejam as faltas de energia é bastante difícil ficar sem energia para ela, a fonte original dela é de 2,5A x 12V, mas o consumo a maior parte do tempo é de apenas 1A, a minha autonomia é enorme desse jeito. Se você tem pressa, recomendo procurar uma fonte igual a esta no Aliexpress, as minhas compras lá estão chegando em menos de 1 mês (menos de 3 semanas as vezes), e todas tem rastreio. O serviço deles está muito melhor que o do eBay.
  10. Os microcontroladores hoje são tão baratos (existem uns que saem por poucos centavos de dólar), que por eletrônica analógica pode sair mais caro e até mais complexo.
  11. Boa sorte, eu "aprendi" C com aproximadamente 50 anos (achando que não conseguiria e por necessidade), e se sua cabeça for boa acho que da para você aprender com mais de 60.
  12. Sim eu me interesso por física e astronomia, num nível básico, mas eu fiquei bastante frustrado quando estive no Atacama e não pude ir no ALMA, estive lá tão perto, cheguei a ver as antenas ao longe. Infelizmente as condições meteorológicas de Salvador são terríveis para astronomia amadora. E se algum dia eu conseguir me aposentar eu vou fazer física, desde o zero, tem tempo demais que eu estive numa universidade, preciso aprender de novo, limite, derivada, cálculo diferencial e integral e etc. (nunca mais precisei e já esqueci a maior parte), estou muito enferrujado e estudar para valer é ótimo para manter a mente afiada, e o ENEM é bem mais fácil (não preciso me esforçar muito para passar). Mas além do risco de não me aposentar, estão destruindo as universidades, elas precisam existir para que eu possa estudar física, numa universidade que preste é claro. Acho que se algum dia a gente tivesse uma conversa num bar ela seria bem interessante. Eu li a respeito de um experimento recente em que foi conseguido um buraco negro sônico, e não é que foi emitido radiação sonora do horizonte de eventos (sônico) exatamente com Hawking prévia, isto é "pouco" para provar a radiação hawking, mas eles estão no caminho certo. A melhor forma de provar uma teoria destas é por analogia, cercando para chegar lá.
  13. Errado! A única coisa que escapa de um buraco negro é a gravidade (e a radiação Halkin, mas isto ainda é um teoria). E isto aumenta a massa do buraco negro.
  14. E=MC^2, nunca dá para fugir disso.
  15. Parece uma aplicação perfeita para supercapacitor, 3 de 2,7V em série e 500F (ou 300F, mas o de 100F deve ser mais que suficiente neste caso) com uma placa para balancear e uma resistência de potência para limitar a corrente de carga dos capacitores, imagino que uma fonte de uns 3 amperes x 7,4V deve ser mais que suficiente (com o supercapacitor)

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda_a_Ler_Resistores_e_Capacitores-capa-3d-newsletter.jpg

ebook grátis "Aprenda a ler resistores e capacitores", de Gabriel Torres

GRÁTIS! BAIXE AGORA MESMO!