Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PIC Como controlar as saídas do 74HC164 sem ter que mudar todos os bits


Posts recomendados

Boooa noite meu povo. É o seguinte, estou com 74HC164 aqui, e vou usar suas saídas porque é mais viável passar 4 fios do que passar 10 fios pro outro lado do quarto . Comunicação ok, ja está funcionando, mas acontece, que não sei como mudar um único bit, sem ter que dizer todas as vezes como eu quero que os outro 7 bits fiquem. Tipo um PORT de um PIC, se eu quiser mudar uma unica saída, eu só vou lá e digo que "RD0 = 1", E pronto, não mudei em nada nos outros pinos. Mas via SPI eu não to conseguindo fazer isso. Eu tenho que mandar todas as vezes o valor que eu quero em todas ás 8 saídas do 74HC164, e no que eu estou usando ele, não dar pra fazer isso. Tipo, vamos dizer que meu Buffer está com 0b1000000, e eu só quero mudar o valor do ultimo zero, e quero que o valor do primeiro, continue sendo 1, ta beleza, é só eu mandar 0b1000001, SÓ QUE, o primeiro bit nunca vai ter como eu saber como ele está, porque ele sempre vai mudar de acordo com a temperatura do LM aqui, então se eu mandar 0b10000001 e o primeiro tivesse em zero, eu vou força ele a ser 1 bugando todo os resto do código que dizia q ele era 0, porque ele tanto pode está em 1 ou como em 0. Eu só quero manter o valor dele seja ele qual for, e mudar todos os outros 7 da mesma forma. Sempre que eu alterar  um bit, ele manter os outros como estão. PFV me ajudem nisso, não sei se me explique da melhor forma, então se tiver alguma duvida me avise. Obrigado a todos 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luan Borges ,

 

Eu nunca uso esse CI para isso.

Use o 74HC595, você pode usar o sinal de Latch para só alterar os 8 bits de saída após enviar os dados seriais.

 

O 74HC164 é um puro registrador de deslocamento, ou seja, todos os bits nas saídas vão mudando enquanto os dados seriais são enviados.

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, aphawk disse:

@Luan Borges ,

 

Eu nunca uso esse CI para isso.

Use o 74HC595, você pode usar o sinal de Latch para só alterar os 8 bits de saída após enviar os dados seriais.

 

O 74HC164 é um puro registrador de deslocamento, ou seja, todos os bits nas saídas vão mudando enquanto os dados seriais são enviados.

 

Paulo

Oi Paulo. 

 

 Tenho o  74HC595 também e continuo sem saber como mandar um bit sem alterar o outro, como dito acima 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo de fato o 164 desloca tudo "pra fora". O correto é o 595 (=164+373 (!)) que desloca "por dentro" antes de colocar pra fora. Facim de entender, são só 3 bits de controle: 1=clock,2=dado e 3=expõe. Ou seja, você desloca os 8 e depois de completo, chuta eles pra fora.

 

74hc595.gif

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...