Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, 

Tenho o Windows instalado em um SSD, uso-o somente para sistema e alguns programas. Tenho, também, dois HDD's: um de 500GB e um de 1TB que uso para arquivos brutos e instalação de jogos. Pois bem, o problema é o seguinte: estava mexendo na BIOS, arrumando algumas coisas, quando selecionei o SSD como 1° na ordem de boot, já que o W10 está instalado nele e, para minha surpresa, o Windows não iniciou, veio o erro clássico "falta boot...". Então reiniciei e apertei F11 para selecionar o disco de Boot e o Windows só inicia se eu escolher o HD de 500GB que, a principio, achei que só tem alguns arquivos, mas eu fui checar a fundo e vi que dentro dele tem duas partições: partição de sistema EFI e partição OEM, acredito que seja o problema... 

Minha dúvida é: existe algum mode de desvincular essas informações e deixar o Windows e suas necessidades somente no SSD onde ele roda? Ou só formatando o HD de 500GB e reinstalando o Windows no SSD?

Não sei se posso formatar o HD de 500GB e apagar todas as partições sem danificar o boot... 

baboo.png

Postado

Só para complementar as informações voce tem que ver se todos os discos estão no formato GPT, o disco 1 (500GB) está, pois tem a partição EFI que é típico deste formato. 

Abra o PowerShell como Admin e digite:

diskpart

list disk

exit

Se na coluna GPT tiver um asterisco significa que está no formato GPT, se não tiver o asterisco significa que está no formato MBR.

powershell.png

adicionado 33 minutos depois

É possível sim criar a Partição EFI manualmente usando um DVD/USB de instalação do Windows 10 através do diskpart.

Mas talvez o próprio DVD/USB de instalação do Windows 10 resolva o problema:

- Deixe apenas o Disco 0 (SSD) no computador

- Inicie com o DVD/USB de instalação do Windows 10

- Na segunda tela vá em Reparar Computador

- Soluções de Problemas, Opções Avançadas, Reparar Computador ou Reparar Setor de Inicialização ou algo similar

Se não resolver responda que irei passar como criar manualmente a Partição EFI.

Postado
1 hora atrás, f_neto disse:

Só para complementar as informações voce tem que ver se todos os discos estão no formato GPT, o disco 1 (500GB) está, pois tem a partição EFI que é típico deste formato. 

Abra o PowerShell como Admin e digite:

diskpart

list disk

exit

Se na coluna GPT tiver um asterisco significa que está no formato GPT, se não tiver o asterisco significa que está no formato MBR.

powershell.png

adicionado 33 minutos depois

É possível sim criar a Partição EFI manualmente usando um DVD/USB de instalação do Windows 10 através do diskpart.

Mas talvez o próprio DVD/USB de instalação do Windows 10 resolva o problema:

- Deixe apenas o Disco 0 (SSD) no computador

- Inicie com o DVD/USB de instalação do Windows 10

- Na segunda tela vá em Reparar Computador

- Soluções de Problemas, Opções Avançadas, Reparar Computador ou Reparar Setor de Inicialização ou algo similar

Se não resolver responda que irei passar como criar manualmente a Partição EFI.

Vou fazer o que você disse, em alguns minutos posto o resultado. 

E sobre o PowerShell está assim: 

Sem título.png

adicionado 10 minutos depois

Fiz o procedimento, mas diagnostico do windows não conseguiu reparar o computador. Não deu nenhum log ou numero para que eu possa explicar melhor.

Postado

Os Discos 0 e 1 estão no formato GPT e o Disco 2 está no formato MBR.

Se o Reparar Computador não funcionou, então terá que criar manualmente a Partição EFI no Disco 0.

Abaixo vou deixar um tutorial, mas se não der certo não se preocupe que tem outras maneiras.

Editado: O ideal é deixar somente o Disco 0 no computador nesta fase.

Editado: Antes voce precisa excluir a última Partição OEM do Disco 0 para ter espaço na criação da nova Partição EFI no Disco 0. Pode excluir pois esta partição não serve para nada ....Use como referência o modelo que deixei por último

Para criar a Partição EFI no Disco 0:

Inicie o computador com um DVD/USB de instalação do Windows 10

Após escolher o teclado ABNT2 e Avançar pressione as teclas SHIFT+F10 para chamar o Prompt de Comando e digite

diskpart
list disk
select disk 0
list partition
create partition efi
format quick fs=fat32

Active
list partition
list volume (No list volume anote a letra da partição que contém o Windows)
exit (sair apenas do diskpart mas permanecendo no CMD)

Ainda no CMD copie o bcdboot da pasta Windows para a partição EFI:
bcdboot X:\Windows

Nesta fase tem conectar o Disco 0 e o Disco 1 no computador.

Para excluir a Partição EFI no Disco 1

Inicie o computador com um DVD/USB de instalação do Windows 10

Após escolher o teclado ABNT2 e Avançar pressione as teclas SHIFT+F10 para chamar o Prompt de Comando e digite

diskpart
list disk
select disk 1
list partition
select partition x (onde x é o número da Partição EFI)
delete partition override
exit 

exit

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!