Ir ao conteúdo

Motor Brushless sem sensor hall?

Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Postado

Bom dia, tenho uma duvida quanto ao acionamento de um motor brushless sem utilizar o sensor de efeito de campo (sensor hall). 

Estou realizando um trabalho de conclusão de curso, em que o objetivo é construir um motor brushless do zero. Porém estou com duvidas quanto o acionamento do mesmo e gostaria de saber se é possível acionar ele sem o sensoriamento utilizando o ESC (electronic speed controller)?

Agradeço desde já qualquer informação.

• Membro VIP
Postado

Um pequeno passo: um motor de passo é basicamente a lesma lerda de um motor sem escovas. Pesquise sobre ele. Essencialmente há um acionamento sequencial das bobinas gerando um campo magnético giratório. O brushless não deve fugir muito disso. O sensor, penso cá com meus botões sem googlar, pode ser pra algo como definir a direção e/ou velocidade do treco.

• Curtir 1
Postado

Exatamente, esse motor segue a lógica do motor de passo, é necessário energizar as bobinas em sequencia para que o rotor possa girar. Porém queria saber se é possível fazer essa sequência de energização sem monitorar com sensores de efeito hall.

• Solução
Postado
1 hora atrás, Guilherme Masson disse:

Porém estou com duvidas quanto o acionamento do mesmo e gostaria de saber se é possível acionar ele sem o sensoriamento utilizando o ESC (electronic speed controller)?

Sim, outro exemplo são os motores trifásicos de corrente alternada.

O sensor hall foi feito pra simplificar. Pois o campo magnético do imã faz acionar a bobina correspondente para dar o impulso no motor.

Se vai fazer sem sensor hall, ele pode ser de corrente alternada ou se for contínua faça um circuito eletrônico que acione as bobinas com ordem e campo magnético correto para formar o campo girante.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Mestre88 disse:

Sim, outro exemplo são os motores trifásicos de corrente alternada.

O sensor hall foi feito pra simplificar. Pois o campo magnético do imã faz acionar a bobina correspondente para dar o impulso no motor.

Se vai fazer sem sensor hall, ele pode ser de corrente alternada ou se for contínua faça um circuito eletrônico que acione as bobinas com ordem e campo magnético correto para formar o campo girante.

Ok!

Preciso usar o ESC e mais um microcontrolador para fazer o sistema rodar. Seria isso?

Se sim, sabe dizer como faço pra fazer eles se comunicarem?

Grato!

• Membro VIP
Postado

esc? wtf? Ao se autoresponder e pesquisar sobre, penso que sim, o uso de um mc pra sequência lógica do acionamento é bem vindo.

50 minutos atrás, Guilherme Masson disse:

como faço pra fazer eles se comunicarem?

Acho que não tem resposta rápida pra isso. Entenda o funcionamento do tal esc (wtf?), faça um pisca led com mc e parta pra dominar o mundo.

Um insight muito doido (e doído) que tive agora: usar a própria bobina como sensor hall. Algo como: enquanto energiza uma, a da lateral se comporta como sensor ou gerador. Sei lá... só doideira conceitual e teórica mesmo. E na prática nem vale a pena. Um sensor hall custa pouco.

A propósito, muito bacana o vidinho....

abç

Postado
9 horas atrás, Guilherme Masson disse:

Ok!

Preciso usar o ESC e mais um microcontrolador para fazer o sistema rodar. Seria isso?

Se sim, sabe dizer como faço pra fazer eles se comunicarem?

Grato!

Uns 15 anos atrás eu fazia girar os motores de passo com contadores binários como o 4017 e o 40194.

Na saída deles colocava transistores pra acionar as bobinas. 

Postado

Bom dia.

Resolvi o problema, na verdade era um erro tosco. Simplesmente posso usar o ESC sem nenhum sensor (Assim faço um motor brushless sensorless), porém preciso dar um pulso pra nos terminais de comando do ESC para dar start no motor. 

Grato a todos que ajudaram.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!