Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

C Algoritmo função em linguagem C


Adrian Simon

Posts recomendados

Oi pessoal, bom dia!

 

Estou tentando implementar um algoritmo em linguagem C, sobre funções. O enunciado é esse:

 

-> Escreva uma função que receba um caracter e devolva: 0, se o caracter for um número inteiro; 1, se o caracter for uma letra e 2, caso contrário.

 

Por enquanto, esse é o código, porém estou me confundindo com a função main e a outra função criada, não sabendo o que fazer. Se alguém puder me auxiliar agradeço.


 

#include<stdio.h>
#include<stdlib.h>

int funcao(char caractere); // declaração da função //

int main()
{
    int aux;
    float x;

    printf("Digite um caractere: ");
    scanf("%f", &x);

    x = aux;

    if(x == aux)
    {
        printf("O numero eh inteiro");
    }

return 0;
}
    int funcao(int x)
    {

    if(x == aux)
    {
       return 0;
    }

    if(x >= 'a' && x <= 'z' || x >= 'A' && x <= 'Z')
    {
        return 1;
    }
    else
    {
        return 2;
    }
    return x;
    }

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adrian Simon A sua função deve definir conforme o enunciado, concordo que uma das expressões para resolver o problema alfabético é esta (((x >= 'a')&&(x <= 'z'))||((x >= 'A')&&(x <= 'Z')))  com ela defini-se quando o item x é ou não é alfabético. Agora continue sua pesquisa, não com relação a biblioteca ctype.h onde todas as funções estão prontas e otimizadas, porém sim, faça antes uma pesquisa com relação a tabela de caracteres ASCII e aplique o mesmo princípio determinístico alfabético interiormente utilizado resolvendo os casos que o item x é diferente de alfabético.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

14 minutos atrás, Adrian Simon disse:

Estou com dúvida de como devolver 0 para numero inteiro. Nesse caso eu teria que ter como base a tabela ASCII?

@Adrian Simon Sim sempre, contudo, não precisa escrever o valor presente na tabela ASCII que representa o caractere numérico, pois quando for codifica use as constantes literais numéricas, da mesma forma que usará para caracteres alfabético. Essas constantes vão de '0' à '9', cuja sintaxe é essa mesmo que acabei de apresentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!