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Pascal/Delphi pascal colocando imagens e criando button


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Escrevi esse em turbo pascal, pra ver se tem como colocar imagens ou botões pra fazer menu. 

 

program jogo;
uses crt;

var life, ammo, armor:integer;

Begin
clrscr;

life:=100;
ammo:=90;
armor:=100;

gotoxy(10,23);
write('Vida: ',life);
read;
gotoxy(30,23);
write('Municao: ',ammo);
read;
gotoxy(50,23);
write('Armadura: ',armor);
readln;

end.

 

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  • Membro VIP

Olá @T3st3.

 

31 minutos atrás, T3st3 disse:

Escrevi esse em turbo pascal, pra ver se tem como colocar imagens ou botões pra fazer menu. 

 

Creio que em Pascal até dê, mas provavelmente seja melhor implementar em Delphi.

 

O que exatamente precisa fazer? é um exercício? poste o enunciado completo...

 

 

 

Em Pascal, geralmente usam-se "desenho" feitos com caracteres... ou animações mais rústicas...   nele também tem um ambiente gráfico, mas acredito que seja limitado...

 

No Delphi, a própria ferramenta já é meio que voltada para ambiente gráfico.. mas tudo depende do que você precisa no momento.

 

No aguardo.

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Querendo montar um simples menu de jogo, como nas outras linguagens. "A dúvida em uma linguagem é a dúvida em todas."

e ir evoluindo aos poucos.  Um menu assim: Start Game, Options, Exit Game. Só que para isso tem que ser por click do mouse ou pelas setas direcionais e teclar enter. para entrar em outro "form menu". 

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  • Membro VIP

Nesse caso creio que poderia ser feito em Delphi ou Java... C# também.

 

Entretanto, acho que a interface gráfica não seja a primeira parte do problema. Antes tem que implementar a parte de lógica do funcionamento do jogo... a não ser que já tenha uma noção do que já se vai fazer.. aí poderia ir implementando tudo junto.

 

Então, em relação ao Pascal eu também posso tentar ajudar.  Após tendo a estrutura do jogo, montaria a interface gráfica. Já o Delphi em tenho apenas uma noção muito vaga... mexi muito pouco, mas sempre tem uma galera que pode te ajudar.

 

 

 

Só uma observação:

46 minutos atrás, T3st3 disse:

gotoxy(10,23);
write('Vida: ',life);
read;

 

Falando de um modo simples: não use read, use apenas readln. Este primeiro pode ter um comportamento indesejado.

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  • Membro VIP
1 minuto atrás, T3st3 disse:

ok, fiz o inicio do codigo!!! readln na ultima linha e pra travar a tela (tipo pause).

 

E para que estaria servindo os read?

 

No caso, seria o mesmo que não usar... algo assim:

program jogo;
uses
  CRT;
Begin
ClrScr;
GotoXY(34,17);
write('Start Game');
GotoXY(34,20);
write('Options');
GotoXY(34,23);
write('Quit Game');
readln;
end.

 

adicionado 1 minuto depois

Uma forma que gosto de usar o GogoXY() seria assim:

program jogo;
uses
  CRT;
begin
ClrScr;
GotoXY(34,17); write('Start Game');
GotoXY(34,20); write('Options   ');
GotoXY(34,23); write('Quit Game ');
readln;
end.

 

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