Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Fiz o circuito deste grande professor na bancada. Consigo escutar o som saíndo da coluna de 8ohms 1W. Mas o mesmo é muito baixo, tenho que encostar o ouvido na coluna. Para que o som saía mais forte/alto, tenho que aplicar um transístor de classe AB, certo? Para que assim junte mais corrente à amplificação de tensão que este circuito cria.

Postado

Este do esquema é um classe A. Da maneira que aparece no vídeo é apenas para fins didáticos para se aprender como um transistor amplifica sinais de áudio, pois é um circuito de alta impedância.

Esse circuito não serve pra usar diretamente como amplificador, sua função é mais para pré amplificador. Como exemplo usá-lo em microfones ou cápsulas magnéticas seja para toca-discos ou fita.

Além disso também serve para fazer filtros do tipo equalizador.

Para alto falantes se usa circuito amplificador de baixa impedância, tanto faz se é Classe A, AB, B, D, G ou H.

Postado
5 horas atrás, Mestre88 disse:

Este do esquema é um classe A. Da maneira que aparece no vídeo é apenas para fins didáticos para se aprender como um transistor amplifica sinais de áudio, pois é um circuito de alta impedância.

Esse circuito não serve pra usar diretamente como amplificador, sua função é mais para pré amplificador. Como exemplo usá-lo em microfones ou cápsulas magnéticas seja para toca-discos ou fita.

Além disso também serve para fazer filtros do tipo equalizador.

Para alto falantes se usa circuito amplificador de baixa impedância, tanto faz se é Classe A, AB, B, D, G ou H.

O de classe A aumenta (amplifica) a corrente e não a tensão, por isso tenho um baixo nível de potência, é isso?

Estou com dificuldades em calcular qual é esse aumento de corrente. Pois como o sinal que sai do meu leito de músicas é analogico, onda sinusoidal, não sei como fazer a análise de circuitos.

Como devo estudar/pesquisar para começar a perceber os amplificadores com recurso a transístores?

Valeu

Postado
4 horas atrás, ilovepic disse:

O de classe A aumenta (amplifica) a corrente e não a tensão, por isso tenho um baixo nível de potência, é isso?

Não é bem assim. 

Este aí amplifica a corrente e a tensão, mas o problema é que a potência é muito baixa. Deve dar alguns mW somente. 

Trata-se apenas de um pré amplificador mesmo. 

4 horas atrás, ilovepic disse:

Estou com dificuldades em calcular qual é esse aumento de corrente. Pois como o sinal que sai do meu leito de músicas é analogico, onda sinusoidal, não sei como fazer a análise de circuitos.

Um amplificador de potência tem vários estágios, geralmente três. 

Um amplifica a tensão, o outro a corrente e o terceiro é um circuito de realimentação que mantém o amplificador estável, este geralmente usa um amplificador diferencial. Os de classe AB, B são assim. 

Tem muito material por aí, comece pesquisando sobre as classes de amplificador, como funcionam e monte um circuito já projetado. 

Fazer um amplificador do zero não é muito simples. 

Postado

Circuito mais simples que funciona bem...

no caso de usar apenas transistor, escolha um e baixe o datasheet

que tem vários circuitos de exemplo.

image.png.d1097b789af4ec4f544871ee781a8858.png

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!