Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pasta do Raid 1 do Ubuntu não abre na Rede.


Ir à solução Resolvido por A G da Silva,

Posts recomendados

Boa tarde. Tenho 1 PC com 3 hds: 1 com o SO (ubuntu 18.04) e instalei o raid 1 via software nos outros 2 hds. Coloquei 1 pasta no raid
e configurei o "compartilhamento de rede local" e criei o compartilhamento. No outro PC também com Ubuntu (17.10) que está na rede eu não consigo abrir a pasta e aparece a mensagem "Não foi possível exibir..." "o tipo de arquivo é desconhecido". Já outra pasta que tenho no 18.04 fora do raid ele abre. O mesmo acontece com o Windows 10 que tenho em dual boot. Neste aparece a mensagem que "não tenho permissão". Como eu faço p/ acessar a pasta do raid pela rede?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite Fabiano. Eu desfiz o raid, deixei só 2 hds no pc:1 hd c/o ubuntu e outro / dados. Estou tentando fazer experiência p/ ver se consigo abrir o hd de dados na rede, mas está dando o mesmo resultado: não abre. Tentei usar o chmod:

alvaro@alvaro-POS-EIH61CE:~$ chmod o+wx /mnt/ata-MAXTOR_STM380215AS_5QZ30SAF-part1
chmod: alterando permissões de '/mnt/ata-MAXTOR_STM380215AS_5QZ30SAF-part1': Operação não permitida

 

Coloquei 1 pasta no hd mas também não abre na rede. Também usei o chmod:

alvaro@alvaro-POS-EIH61CE:~$ chmod o+wx /mnt/ata-MAXTOR_STM380215AS_5QZ30SAF-part1/pastadedados
chmod: alterando permissões de '/mnt/ata-MAXTOR_STM380215AS_5QZ30SAF-part1/pastadedados': Operação não permitida.

No compartilhamento da pasta aparece: Proprietário:root

tentei mudar o proprietário c/ chown:

alvaro@alvaro-POS-EIH61CE:~$ chown alvaro /mnt/ata-MAXTOR_STM380215AS_5QZ30SAF-part1/pastadedados
chown: alterando o dono de '/mnt/ata-MAXTOR_STM380215AS_5QZ30SAF-part1/pastadedados': Operação não permitida

Não sei mais o que fazer.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Boa noite, Fabiano. Refiz o Raid 1 que tinha feito inicialmente, e desta vez deu certo. O array está montado em /mnt/md0. Abri o terminal do Ubuntu e digitei: #chmod o+w /mnt/md0 p/ criar uma pasta dentro do array, coisa que não estava conseguindo no modo gráfico. Depois de criada a pasta dentro do array, abri um terminal dentro do array e digitei o mesmo comando p/ fazer o compartilhamento dessa pasta, coisa que também não estava conseguindo, e deu tudo certo. Resolvido. Obrigado pela atenção e um bom fim de semana.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!